O que acontece se não trocar o óleo do motor do carro?
O que acontece se não trocar o óleo do motor do carro? Entenda qual a importância de realizar a troca de óleo com frequência e quais as consequências de não respeitar o prazo ideal informado pelo fabricante do veículo.
A maioria dos fabricantes de automóveis recomenda que seja realizada a troca de óleo depois de usar o carro de acordo com o número de quilômetros de acordo com o tipo de veículo. Embora os tempos tenham mudado e o número de variantes de óleo disponíveis também, essa regra específica permanece a mesma.
Quando fazer a troca de óleo do motor do carro?
Em alguns casos, em veículos a gasolina em que é utilizado óleo mineral é indicada a troca a cada 5.000 km, já para carros que usam o óleo sintético é a cada 15.000 km. No geral, carros movidos a gasolina podem ter a troca realizada no máximo a cada 15.000 km, já para veículos a Diesel a troca é indicada entre 20.000 km a 30.000 km.
O momento ideal que o veículo precisa ter o óleo do motor trocado varia de acordo com as recomendações do fabricante, o mesmo vale para o filtro e tipo de óleo utilizado. No entanto, carros antigos devem ter o óleo trocado no máximo a cada 10.000 km.
Além de saber com que frequência deve trocar o óleo do seu carro, é mais importante ter em mente o que realmente acontece quando você negligencia esse tipo de serviço associado a manutenção preventiva.
Infelizmente, muitos proprietários de veículos ignoram a troca de óleo e esquecem o quão ruim pode ficar a situação com o óleo velho em seu compartimento. Ou seja, os proprietários não devem se preocupar apenas com a contratação do seguro auto ou proteção veicular, mas também com itens simples relacionados a manutenção básica do veículo.
Por que é importante trocar o óleo do motor do carro?
Como você já sabe, o óleo do seu veículo contribui muito para mantê -lo funcionando sem problemas. Mais importante ainda, lubrifica o motor do carro e afasta o calor dele. À medida que o óleo percorre o motor, ele lubrifica constantemente inúmeros componentes do motor que trabalham juntos para tornar o veículo operacional.
Aqui está o ponteiro chave: à medida que o óleo se move através do motor e de suas peças, ele coleta simultaneamente sujeira e vários pequenos pedaços de detritos. Enquanto isso mantém o motor livre de tais partículas, o óleo em si fica sujo demais para ser eficiente ao longo do tempo. É aqui que uma troca de óleo entra em ação e ajuda você a manter seu veículo de quatro rodas funcionando.
O que acontece se não trocar o óleo do carro?
Não apenas uma, mas várias coisas ruins podem ocorrer quando você não troca o óleo do seu veículo em tempo hábil. Essas incluem:
1. Desgaste dos componentes do motor
Como mencionado anteriormente, o óleo lubrifica as peças do motor do seu carro, incluindo as válvulas, pistões e rolamentos do virabrequim. Ele lubrifica a superfície entre todas essas peças e permite que o motor funcione sem problemas.
Se você não seguir os cronogramas de troca de óleo recomendados, o óleo continua acumulando detritos e deteriorando sua eficiência. O que se segue é que os componentes do motor são propensos a alto atrito, o que automaticamente leva a grandes danos e desgaste das peças. Fique muito tempo sem a troca de óleo e, eventualmente, você terá reparos frequentes no motor .
2. Entupimento devido ao acúmulo de sujeira
Além de resfriar e lubrificar, o óleo também ajuda a limpar o interior do motor, coletando detritos e poeira à medida que se move. Essa sujeira eventualmente se acumula e obstrui os canais de óleo, diminuindo significativamente a vida útil geral do motor.
Sem mudanças oportunas, o óleo começará a se solidificar e gradualmente se transformará em lodo. Isso impedirá que o óleo atinja os componentes do motor, causando falta de óleo nos rolamentos, virabrequins, árvores de cames e outras peças do trem de válvulas. Provavelmente, isso poderia resultar em danos irreversíveis ao motor do seu carro, a ponto de uma substituição ser sua única solução.
3. Superaquecimento do motor
Muitos acreditam que o sistema de refrigeração é suficiente para resfriar o motor do carro. Absolutamente não! O óleo do motor também desempenha um papel fundamental aqui, pois atinge lugares que o líquido de arrefecimento não consegue.
No entanto, se o óleo do motor envelhecer muito, ele pode se tornar mais viscoso devido à exposição ao calor extremo. Essa quebra térmica reduz a capacidade de absorção de calor do óleo, fazendo com que o motor superaqueça, as peças se desgastam e as juntas podem explodir.
4. Garantia do veículo anulada
A garantia que você obtém com um carro novo é uma vantagem inegável. Dito isto, a não manutenção do seu carro de acordo com as especificações e recomendações de fábrica pode anular sua garantia.
Essas especificações predefinidas também incluem as trocas de óleo programadas e, se você estiver se perguntando com que frequência deve trocar o óleo do seu carro, siga a data do adesivo no pára-brisa ou manual do veículo.
5. Falha geral do motor
Depois de passar tempo suficiente sem a troca de óleo necessária, isso pode custar seu carro inteiro. Quando o óleo do motor se transforma em borra e superaquece o motor ou explode a junta do cabeçote, consertá-lo pode ser um assunto caro. Na pior das hipóteses, a correção cara pode nem ser a escolha adequada, se o valor e a idade do seu carro não forem favoráveis.
Além disso, com a capacidade de lubrificação do óleo neutralizada, o motor ficará com metal contra metal. Um travamento do motor será inevitável e, infelizmente, não há solução para isso. A solução? Uma substituição de motor com um preço elevado.
Todos esses problemas, desde a anulação da garantia até a falha do motor, são facilmente evitáveis. Você simplesmente precisa trocar o óleo do seu carro nos intervalos especificados e pronto!
Caso ainda tenha problemas devido à troca de óleo atrasada, procure ajuda profissional do principal centro de reparo de automóveis próximo a sua residência.