5 razões para sua empresa criar uma landing page
Uma empresa, independentemente de qual seja seu segmento de mercado, precisa investir em uma landing page. Isso porque o propósito dessa página é converter visitantes em leads.
Ela é composta por uma oferta de valor para o usuário e uma chamada para convencê-lo a preencher o formulário de contato. Entre seus principais elementos estão a oferta, o formulário e um botão de CTA.
A marca pode apresentar vantagens que incentivam o usuário a se inscrever para ter acesso ao benefício. Mas a oferta apresentada varia de acordo com a etapa no funil de vendas.
Por exemplo, se a landing page é voltada para usuários que estão no topo do funil, deve oferecer materiais como ebooks, planilhas, white papers e checklists.
Agora, se ela foi criada para usuários que estão no fundo do funil, então deve oferecer uma demonstração e até mesmo convidar o potencial cliente para um webinar.
Sua construção é diferente da construção de um site comum e é muito importante entender essa diferença para que a estratégia seja realmente vantajosa.
Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, neste artigo, será mostrada a diferença entre landing page web site e de que maneira montar uma página de conversões.
O que é um site
Depois de entender o conceito de landing page, que nada mais é do que uma página de conversões, é necessário compreender o conceito de site, antes de saber quais são as diferenças entre eles.
O site de uma marca é uma plataforma completa que traz várias informações sobre a empresa e páginas que falam sobre vários assuntos, como:
- Produtos;
- Serviços;
- Canais de contato;
- Cases de sucesso.
Um fabricante de copos personalizados com foto também pode vincular seu site com o blog institucional. De modo geral, o objetivo dessa plataforma é apresentar a empresa para os usuários.
Ela precisa ser otimizada para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa do Google. Isso inclui design responsivo para que os usuários possam acessar por meio de diferentes dispositivos e contar com outras otimizações de SEO.
Diferenças entre o site e a landing page
Não existe opção melhor ou pior entre o site e a landing page porque cada um cumpre uma função diferente. São ferramentas diferentes e uma não consegue substituir a outra.
Na verdade, elas podem ser consideradas como estratégias complementares, voltadas para demandas diferentes dentro do planejamento de marketing digital.
O site pode ser usado para passar informações sobre o negócio, vender seus produtos e serviços, recrutar talentos, contar a história da empresa, oferecer conteúdos interessantes para o público, entre outras funcionalidades.
A landing page de um fabricante de papel filme 300 metros tem como foco uma proposta de valor, e essa proposta está relacionada com o objetivo da estratégia do negócio.
Por essa razão, é uma página com poucos elementos para não prejudicar o objetivo do negócio. Ela vai reunir apenas aquilo que colabora com a estratégia, ajudando a marca a converter leads.
Importância da landing page
Antes de saber como construir uma boa landing page, é necessário compreender a importância dessa estratégia. Desde que o marketing digital surgiu, as empresas compreenderam a importância de atrair clientes para seus canais digitais.
Só que a maioria dos usuários que acessam a plataforma, saem sem realizar nenhum tipo de ação, por isso, é necessário investir em maneiras de fazer com que essas pessoas deixem seus dados de contato.
Quando a plataforma apresenta botões, ofertas e links que direcionam os usuários para a landing page, eles apresentam outro comportamento.
A página de conversão pode ser usada para fazer uma compra ou deixar os dados em troca de materiais informativos e irrelevantes, como no caso dos infográficos, e-books e muitos outros.
Se o cliente não estiver interessado em comprar pelo site, as equipes de vendas e marketing terão os contatos deste prospect para amadurecê-lo e abordá-lo em outras estratégias, tanto online quanto offline.
Ao inserir uma landing page na plataforma, uma empresa de entrega documentos motoboy vai conhecer melhor o perfil das pessoas que se interessam por seus serviços, facilitando a prospecção.
A companhia também consegue aumentar a base de leads e economizar com as estratégias no Google Ads.
5 dicas para montar uma boa landing page
Depois de entender um pouco mais sobre a importância desse recurso para as marcas, finalmente chegou o momento de saber como criar uma boa página de conversões. Para isso, é necessário seguir algumas estratégias. São elas:
Manter o foco no cliente
Essa página foi projetada para impactar o público da marca no marketing digital, por essa razão, o cliente deve ser o foco de toda a ação, só assim a landing page será capaz de prender a atenção do visitante.
Tudo o que uma empresa de retirada de entulho ensacado for inserir em sua página de conversões precisa ser pensado para despertar o interesse da audiência.
Isso inclui o conteúdo, recursos, resultados práticos e elementos reais sobre a oferta, além de trabalhar com boas estratégias de copywriting para convencer o visitante.
Criar um bom CTA
O negócio precisa saber qual é seu objetivo ao investir em marketing digital, ou seja, quando as pessoas acessam a landing page, a empresa deve saber o que quer que elas façam, ou seja, que ação elas devem tomar dentro da página.
Ao definir esse propósito, fica muito mais fácil criar um botão de CTA que realmente favoreça as conversões. Estudos mostraram que ao remover o menu de navegação, as conversões podem melhorar em 100%.
Além disso, páginas de destino com muitas ofertas chegam a receber 266% menos clientes do que aquelas que apresentam uma única oferta.
Uma clínica de terapia ocupacional para disfunções físicas precisa pensar muito bem no que vai oferecer para os visitantes.
Por exemplo, se a organização quer que os usuários se juntem à sua lista de e-mails, pode oferecer como moeda de troca algum tipo de pesquisa, e-book, entre outros materiais relevantes.
Também pode oferecer um desconto nos produtos e serviços, brindes e assim por diante. Independentemente de qual seja a escolha, o consumidor precisa estar no centro da estratégia, só assim a landing page será atrativa para ele.
Criar textos curtos e agradáveis
O texto da landing page não pode ser muito longo, na verdade, o ideal é que seja conciso, com formatação estratégica, linguagem simples, poucas palavras e mensagem objetiva.
Se a marca tem apenas alguns segundos para captar a atenção do visitante, precisa fazer uso de marcadores, negrito e listas posicionados de maneira estratégica.
O copywriting de uma empresa de aluguel de fantasias na zona norte deve destacar apenas o que é mais importante em relação aos seus produtos.
O número de palavras também está relacionado à taxa de conversão, pois páginas no setor de serviços que contenham menos de 100 palavras conseguem converter 50% mais do que aquelas que contêm 500 palavras.
Saber formatar a página
Existem diversas estratégias de formatação, marcadores, títulos de negritos que precisam ser usados adequadamente. É indispensável saber colocar as informações de maneira estratégica dentro da landing page.
As páginas de destino mais bem-sucedidas contam com campos de formulários que os visitantes podem preencher, e eles precisam ser curtos, solicitando apenas as informações necessárias e de acordo com os objetivos da estratégia.
Uma autoescola para tirar carteira de moto precisa captar informações dos visitantes, mas a quantidade de dados que vai solicitar depende de qual etapa eles estão dentro do funil de vendas.
Para os leads que estão no fundo do funil, a quantidade de informações pode ser um pouco maior do que aquela destinada aos potenciais clientes que estão no topo da jornada de compra.
Investir em design responsivo
Por fim, mas não menos importante, a landing page da empresa precisa ser otimizada para acessos via celular e outros dispositivos móveis.
Hoje em dia, as pessoas acessam a internet por meio de aparelhos como smartphone, tablet, smartwatch, entre outros, e é fundamental que a plataforma possa ser acessada dessa maneira.
O próprio Google já avisou que prioriza páginas com design responsivo em seus resultados de pesquisa. Se uma empresa de adestramento de labrador quiser que sua página de conversões apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, deve otimizá-la.
Considerações finais
Criar uma boa landing page é imprescindível para qualquer empresa que queira prospectar clientes e aumentar o número de conversões.
Embora seja uma estratégia simples, é extremamente eficiente e está de acordo com as transformações no comportamento do consumidor moderno.
Seguindo as dicas deste conteúdo, o negócio será capaz de obter excelentes resultados e aumentar suas conversões. Com isso, o aumento das vendas trará excelentes retornos para os lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.