Saiba o que é um influenciador digital?
O marketing digital não fez apenas a transposição entre o modelo anterior de rádio, televisão e presencial, mas sim criou um leque muito maior de recursos e estratégias que podem ser explorados por empresas. Um exemplo claro disso é o influenciador digital.
Em linhas gerais, o influenciador digital é uma personalidade que, por meio das redes sociais, reúne uma grande quantidade de pessoas à sua volta, à sua imagem, o qual oferece conteúdo destinado a um nicho, que pode ser grande ou pequeno.
Esse público engajado por meio de um influenciador digital é como uma segmentação pronta, a partir do nicho que esse influenciador escolhe ocupar. Além disso, o influenciador cria um laço afetivo e de credibilidade com o seu público que passa a ser influenciado.
Com esse contexto dado, é importante que se reconheça nessa lógica de marketing digital a partir de influenciadores uma ferramenta de muito valor para empresas que querem reforçar a sua presença no digital para além do seu perfil próprio de uma empresa.
A lógica das redes sociais para a compra de um produto como móveis para escritório compartilhado sala segue um padrão que não é muito diferente da interação normal entre as pessoas.
Sendo assim, uma boa referência pode ser a chave para converter mais vendas e captar mais potenciais clientes.
Os influenciadores se destacam por garantir um alto nível de qualidade de conteúdo com frequência no dia a dia das pessoas, e isso cria laços de confiança, credibilidade, inspiração e afetividade.
Sendo assim, associar a imagem de um influenciador a uma marca faz com que esse público tenha uma indicação de muito valor da marca promovida. Por outro lado, um influenciador mal colocado pode trazer riscos para a imagem da empresa também.
Mais do que entender o que é um influenciador digital e como esse influenciador pode trazer vantagens para um empreendimento, é preciso entender o papel dessa posição dentro das estratégias de marketing digital mais avançada.
O que é um influenciador digital?
Quando se observa a história das redes sociais, os criadores não cansam de relatar que esses ambientes digitais foram criados para ser como diários, álbuns e outros repositórios de momentos diferentes de forma amadora por pessoas comuns.
Um bom tempo depois as plataformas ainda podem ser usadas para esse princípio inicial, mas também criou um ambiente muito proveitoso para o marketing digital e para a profissionalização da produção de conteúdo.
Por mais que se generalize muito essa questão, os influenciadores vão muito além daquela modelo que experimenta maquiagens e se tornou uma caricatura do que é o influenciador digital. Entre esses diversos tipos de influenciadores é possível destacar os seguintes:
- Figura de destaque global;
- Figura de destaque em seu nicho;
- Autoridade em conhecimento de um determinado nicho;
- O criador de tendências, trendsetter;
- O micro influenciador.
Uma empresa de forro de gesso para escritório precisa escolher um perfil ideal de seguidor para investir, isso faz toda a diferença já que ele representa o nicho de mercado de seus seguidores, seus interesses e estilos de linguagem e personalidade.
A figura de destaque global, ou também chamada de Top Celeb é aquela pessoa que tem um grande número de seguidores e que possuem um grande engajamento desses, eles dão a capacidade de um alcance em massa e de uma categorização eficiente do público.
Alguns degraus abaixo, mas ainda assim conservando a sua relevância dentro de uma estratégia de marketing digital, uma empresa de colchas e cortinas para quartos pode investir em figuras com um menor volume de seguidores, mas com um bom engajamento.
Nesse perfil estratégico de influenciador digitais, a comunicação pode ser mais direta apesar de atingir um número menor de usuários. Esses usuários atingidos têm uma maior interação com o influenciador, e assim se podem gerar mais informações relevantes.
Em muitos nichos de atuação, como a organização de agendas promocional, a própria lógica de entrega de valor em forma de informação presente nas redes sociais faz com que os perfis associados a autoridades ganhem um maior destaque.
Por serem especialistas em um ou mais determinados assuntos, a empresa pode promover alguns deles até como embaixadores de marca e a partir disso reforçar a sua credibilidade diante do seu mercado com a associação com um profissional sério.
O trendsetter, por sua vez, é mais um dos perfis de influenciadores que podem ser contratados por uma empresa de aluguel de maquina de xerox e que tem público e criatividade para lançar uma nova tendência dentro das redes sociais.
O caráter mais pioneiro e estratégico desse perfil faz com que o seu perfil seja mais procurado, a partir disso ele se conecta com diferentes pautas e demandas comerciais ou sociais para engajar usuários e atrair mais audiência.
Por fim existe o papel do micro influenciador, esse é um criador de pequeno porte que pode até ter um alcance pequeno, mas tem um potencial gigantesco de humanização de marca e de um engajamento cada vez maior e mais orgânico.
Como o influenciador digital promove um negócio
Depois de entender o que é o marketing de influenciadores digitais e como melhorar o desempenho desse recurso, é possível que surja a pergunta sobre como essa figura, que nasceu junto com o marketing digital, pode gerar um aumento das vendas dos negócios.
Mesmo que esse investimento sempre gere algum nível de ganho dentro da lógica das redes sociais e de ocupação de espaço dentro do mercado digital, é preciso que antes de iniciar esse investimento a empresa tenha um planejamento estratégico apropriado.
Isso faz com que a empresa dê um significado e uma função para o influenciador dentro da sua estratégia.
Dependendo do objetivo, o padrão e o estilo de interação com o influenciador do nicho da empresa, pode ser mais ou menos eficiente contar com esse recurso.
Se uma empresa especializada em motoboy tele entrega decidiu que o uso de influenciadores é o melhor para a sua estratégia, a próxima etapa é a definição de quem serão os influenciadores parceiros nesta campanha.
Antes de mais nada, é preciso observar o público-alvo das empresas dos influenciadores para checar se os dois se convertem dentro de um mesmo público geral ou tem interesses em comum, assim como os influenciadores alinham seu público aos produtos promovidos.
Para analisar o perfil dos influenciadores que foram cotados, a princípio, é preciso adotar um método.
O mais eficiente deles é o que consegue observar três pontos fundamentais do trabalho de influencers junto a uma empresa de marceneiro cozinha planejada.
É preciso entender que o importante não é só o volume de seguidores que o influenciador mantém, mas também, de certa maneira, a forma com que eles interagem com o influenciador.
Além disso, à parte dessas características, são relevantes também coisas como quais são seus assuntos mais frequentes e a capacidade de ele realmente influenciar as decisões.
Isso coloca o perfil de análise de um influenciador em um tripé, que se encaixa nas partes de alcance, de relevância e de relevância. O equilíbrio desses três fatores é o que define um influenciador com bons resultados e um bom perfil para gerar anúncios para empresas.
O modelo de recebimento dos valores também deve ser levado em conta. Dependendo da estratégia e do perfil do influenciador, pode ser mais interessante pagar um valor fixo pela campanha ou por um número determinado de postagens, ou até por meio de resultados.
Considerações finais
Um dos debates que mais dominam a internet, colocando defensores e até pessoas que rejeitam esse rótulo é aquele que gira em torno de influenciadores.
Entretanto, sabido que são impactantes nos dias de hoje, é preciso saber utilizar a audiência de personalidades relevantes, já que, invariavelmente, isso pode ser um diferencial para qualquer empresa.
Antes de mais nada, é preciso reconhecer o que é um influenciador digital e quais são os tipos de influência que ele exerce, assim como a melhor forma de atuar junto com eles para promover um produto ou serviço a partir dos meios digitais de comunicação.
Ao navegar por alguns minutos no feed, é possível ver muitas pessoas, por diferentes motivos, promovendo produtos e serviços que vão desde clínicas de tratamento para dependentes químicos até periféricos de tecnologia como teclados e fones.
Além de dar mais visibilidade para o item promovido, o marketing de influenciadores busca aproximar a marca a um grupo de usuários específicos a partir da personalidade seguida, que pode ser uma referência de área relacionada ou uma voz ativa dentro do nicho.
Com esse modelo, o produto é validado e recomendado ao mesmo tempo em que a marca, que poderia até ter a sua própria identidade visual, mas que ainda é uma empresa, ganha um rosto parceiro, e, assim, geram-se mais empatia e conexão com o público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.