Saiba como melhorar a gestão e produtividade da sua equipe.

Saiba como melhorar a gestão e produtividade da sua equipe.

Algo frequentemente relatado pelas equipes de modo geral, é a dificuldade em manter a produtividade na ativa. Isso acontece devido a múltiplos fatores como problemas pessoais e sobrecarga de tarefas.

 

Todavia, a função de um gestor é dispor de medidas para agregar na melhor execução das tarefas por parte da equipe. O que não é o mesmo do que ter a responsabilidade por toda alta performance dos times, mas sim fornecer melhores condições. 

 

A realidade de uma empresa que fornece serviços gerais terceirizados não é muito diferente do contexto enfrentado pelas demais empresas, aliás, a produtividade apesar de ser importante, é uma competência desafiadora para ser desenvolvida.

 

Justamente por ser uma competência e não um dom, é uma esfera que pode ser trabalhada paulatinamente conforme as necessidades e dificuldades. Em adição, é função do gestor conhecer o perfil da equipe e agregar em seu desenvolvimento.

 

Sabendo que essa é uma dificuldade comum entre a maior parte dos gestores, os estudiosos na área de gestão de pessoas reúnem uma série de medidas que auxiliam os administradores a desenvolver competências vantajosas para os negócios.

 

Cabe destacar que independentemente do segmento, a gestão de pessoas continua sendo propriamente dita o cuidado e zelo pela saúde, segurança e bem-estar dos profissionais.

 

Por esse motivo, as recomendações levantadas pelos especialistas podem ser aplicadas para o desenvolvimento de competências nos funcionários de multinacionais, mas também de uma gráfica local focada na produção de letra caixa com led interno.

O que é ter uma rotina de trabalho produtiva? 

A produtividade aplicada no ambiente de trabalho é o indicador sobre a quantidade de tarefas realizadas, a qualidade de tais tarefas e o tempo necessário para a conclusão de cada uma das atividades.

 

Medir a capacidade produtiva de uma empresa é fundamental para alinhar os objetivos, como é observado em uma fábrica de embalagem plastica para brigadeiro, cuja meta primordial é aumentar a sua produção e consequentemente aumentar as vendas.

 

É válida a afirmação de que para medir a produtividade, é preciso considerar que cada colaborador possui suas características e modelo de trabalho. No entanto, é indispensável ter um tempo médio para a realização de cada atividade.

 

O tempo médio de entrega é essencial não só para os gestores de equipe, mas contempla inclusive o escopo comercial, durante a negociação do contrato de prestação do serviço de impermeabilização de piso de concreto é algo importante para o fechamento.

 

Por isso, pode-se afirmar que ter uma rotina de trabalho com a competência da produtividade devidamente desenvolvida condiz com o ato de entregar produtos ou serviços de qualidade no menor tempo possível. 

Aplicando a produtividade no cotidiano

Diversos profissionais acabam dedicando muito tempo para o cumprimento das responsabilidades trabalhistas, afastando-se dos compromissos pessoais. E isso afeta diretamente a qualidade de vida. 

 

No entanto, com uma rotina de trabalho produtiva, o profissional é capaz de separar os aspectos pessoal e profissional, separando o tempo necessário para cumprir com cada tarefa e sem permitir que uma se sobressaia à outra.

 

Em teoria essa ação pode parecer simples, mas é com o aumento do volume da demanda de trabalho ou com o surgimento de questões pessoais a serem resolvidas que a atividade se torna complexa.

 

Para os gestores, é fundamental delegar as diretrizes corretas para que as equipes consigam conciliar as responsabilidades de forma produtiva. Contudo, é preciso ressaltar que cabe ao colaborador assumir o compromisso com as próprias obrigações.

 

Visando auxiliar a delegação de tarefas no dia a dia, existem recomendações que podem ser aplicadas para o desenvolvimento de competências de equipes multidisciplinares, inclusive aquelas que atuam na produção de selo mecânico tipo 1.

 

  1. Determine metas individuais

As metas são fundamentais para manter a equipe motivada no cotidiano, por isso, além de trabalhar nos objetivos gerais, é primordial que o gestor trabalhe com metas específicas dentro das possibilidades de cada colaborador.

 

No entanto, há uma observação acerca da qualidade das metas estipuladas. O primeiro passo é trabalhar com metas que efetivamente possam ser atingidas em concordância com o contexto empresarial e do indivíduo.

 

Conhecendo as dificuldades das organizações como um todo, o método SMART foi desenvolvido para viabilizar a melhor determinação de metas. A sigla possui terminações em inglês, mas foi adaptada para aplicação no Brasil.

 

  • S (específico) – specific: as metas precisam ser específicas e precisas;
  • M (mensurável) – measurable: as metas devem ser mensuráveis;
  • A (atingíveis) – attainable: as metas devem ser atingíveis;
  • R (realistas) – realistic: as metas devem ser realistas;
  • T (temporizadas) – time-bound: as metas precisam de prazos.

 

A partir dos pontos citados pela técnica SMART, é possível que o gestor de pessoas de uma empresa de conserto de empilhadeira manual consiga desenvolver a produtividade entre os funcionários. 

 

  1. Invista no desenvolvimento profissional

A valorização profissional é outro fator que corrobora para que os colaboradores estejam motivados e é algo que impacta diretamente na quantidade e qualidade das entregas.

 

Além das obrigações previstas na lei trabalhista, valorizar um profissional significa reconhecer as qualidades e esforços disponibilizados na rotina de trabalho, estar alinhado com o pagamento de salário presente no mercado e investir no colaborador.

 

Conforme citado, boa parte dos colaboradores passa a maior parte do seu dia dentro da empresa, dedicando-se às atividades laborais. E a outra parte do tempo é dividida entre o transporte, trânsito e tempo com a família.

 

Analisando essa realidade que é comum entre os trabalhadores no modo geral, pode-se assimilar a dificuldade em encontrar tempo hábil para a qualificação.

 

Logo, com a finalidade de valorizar os profissionais, a empresa deve investir na qualificação dos colaboradores, seja com o apoio de cursos, descontos em universidades e inclusive treinamento.

 

Para uma empresa que fornece o serviço de limpeza de vidros em altura, focar na capacitação dos colaboradores é primordial não só para valorizá-los, mas também agregar em benefícios para a própria empresa no que tange a produtividade.

 

Cabe enfatizar que investir no desenvolvimento dos colaboradores não deve ser visto como uma despesa, mas sim como um investimento. Afinal, é importante que os indivíduos estejam aptos para realizar as obrigações cotidianas.

 

  1. Melhore a comunicação

O contexto corporativo é respaldado pelas interações humanas e pelas relações interpessoais, o mecanismo chave para aprimorar tais esferas é a comunicação. Esse fato se sustenta se analisado o significado da palavra em si.

 

A comunicação é o termo derivado do latim que corresponde ao ato de compartilhar algo, com o intuito de tornar horizontal o conhecimento acerca de um tema ou atividade.

 

É somente pela comunicação bem estabelecida que uma equipe consegue entregar com sucesso o serviço de calandragem de perfil ao cliente final. Também é pela comunicação que os agentes envolvidos conseguem estar alinhados em um projeto.

 

Um erro frequente nas empresas é dedicar esforços somente para melhorar o contato e atendimento ao cliente, porém deixar de lado as exigências internas. Logo, é essencial desenvolver as técnicas de endomarketing. 

 

O endomarketing é a competência que cuida do alinhamento de interesses por intermédio da comunicação assertiva dentro das empresas, e se o desejo é ter produtividade, essa competência precisa ser trabalhada. 

 

  1. Conte com o apoio da tecnologia

A automatização de processos é indispensável para empresas que querem estar em dia com as tendências de mercado, observando que os olhos de grandes empresas, organizações não-governamentais e governamentais estão voltados para o tema.

 

Atualmente são vastas as possibilidades de agregar soluções tecnológicas em prol do aumento da produtividade. 

 

Indo além do escopo abordado pelo relacionamento com o cliente, a integração de processos com as soluções tecnológicas corrobora para o ganho de autonomia das equipes e consequentemente no aumento da capacidade produtiva.

 

Aliás, é indispensável que o time gestor esteja aberto para somar com melhorias nos processos, porque acrescenta não só para o tema de valorização do profissional, mas da valorização do próprio negócio em si.

Um negócio que possui soluções inteligentes para a realização das tarefas diárias e para o gerenciamento de projetos indica para o mercado a preocupação com a quantidade e qualidade das entregas.

 

Por isso, contar com o auxílio da tecnologia corrobora para o aumento da produtividade e é um ponto positivo para o ganho de autoridade e notoriedade diante do mercado e do público-alvo. 

Considerações finais

O mundo dos negócios tem se tornado um espaço cada vez mais competitivo, exigindo que as organizações se adaptem e proponham métodos assertivos para lidar com a alternância das relações de oferta e demanda.

 

Por fim, para atender tal alternância, além de focar em estratégias empresariais, é imprescindível o investimento na gestão, acrescentando para o aumento da produtividade das equipes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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