Receitas típicas de países da América Latina para você aprender
Confira os ingredientes mais usados na culinária latino-americana
Quem gosta de experimentar novos sabores, possivelmente já se imaginou degustando alimentos típicos de outros lugares. Na América Latina, por exemplo, há uma imensa variedade de pratos, seguindo a culinária local.
A boa notícia é que você consegue fazer a maioria dessas delícias no conforto da sua casa, podendo usar ingredientes como o milho e a farinha de trigo, e aparelhos, como o forno e a churrasqueira elétrica para assar as carnes, sem precisar viajar para fora do Brasil.
Pensando nisso, selecionamos algumas das mais conhecidas e adoradas receitas típicas latino-americanas. São opções que vão atender os mais diferentes gostos e paladares, mas que, sem dúvida alguma, são deliciosas.
Conheça 7 receitas típicas latino-americanas
Alfajor (Argentina)
Quando se trata de doces, o mais popular na Argentina é, sem sombra de dúvidas, o alfajor. Na versão clássica, ele é feito com duas bolachas de maizena redondas unidas por uma camada de doce de leite e cobertas de chocolate.
Para fazer em casa, porém, a massa é feita com ovos, manteiga, mel, farinha de trigo, açúcar, fermento e essência de baunilha. O recheio é feito com doce de leite e a cobertura com chocolate ao leite ou meio amargo.
Arepa (Colômbia e Venezuela)
A arepa, por sua vez, é uma espécie de pão feito de farinha de milho, podendo levar diferentes tipos de recheio. É um dos alimentos mais populares na Bolívia, no Panamá e, em especial, na Venezuela e na Colômbia.
Para fazer a massa, você vai precisar da farinha de milho, sal e água. A mistura deve ser amassada e sovada, dividida em pequenas bolas que, amassadas, virarão pequenos discos. Depois, frite os dois lados da massa numa frigideira com pouco óleo. Você pode rechear suas arepas com carne desfiada e queijo.
Ceviche (Peru)
Se você é do tipo que ama peixes e frutos do mar, o ceviche é a receita mais indicada para degustar a culinária peruana. Trata-se de uma porção de peixe cru marinado no limão ou lima.
O tipo de peixe usado é o com carne branca e firme, como tilápia, linguado, pescado ou badejo. Ele deverá ser cortado em tiras ou cubos e ficar marinando no limão por pelo menos uma hora. Depois disso, tire o excesso do suco do limão, misture com cebola, pimenta, coentro, sal e azeite e deixe descansar por mais meia hora.
Chajá (Uruguai)
Outra sobremesa de dar água na boca é a de chajá, doce típico do Uruguai. A receita dessa torta leva chantilly, pêssego em calda, doce de leite e suspiro. Lembrando que o pêssego também pode ser substituído pelo morango.
A massa, chamada no Uruguai de bizcochuelo, é o que conhecemos como pão de ló. Em versões adaptadas do doce, é possível optar por usar bolachas de maisena trituradas.
Empanada (Argentina e Chile)
A empanada é uma espécie de pastel assado presente na cultura espanhola e por ela difundido em grande parte da culinária latino-americana, a exemplo da Argentina e do Chile. Sua massa é feita com farinha de trigo, manteiga e água.
O recheio pode ser feito com carne moída, batata e ovos, bem como com queijo ou frango desfiado. O importante é que ele esteja bem temperado, usando especiarias como azeitona, pimentão, pimenta, cebola e tomate.
Locro Carretero (Bolívia)
De modo geral, o locro é um tipo de guisado ou ensopado muito presente na culinária andina. Ele é feito com, principalmente, abóbora, feijão e milho. Na versão boliviana, usa-se tanto a espiga quanto a canjica de milho.
A charque é a carne mais usada para essa receita, podendo ser substituída pelo frango. Além disso, vários temperos fazem esse guisado ter um sabor especial, como cebolinha, pimenta, salsinha, tomate, cebola e alho.
Sopa paraguaia (Paraguai)
Apesar do nome, a sopa paraguaia não tem nada de sopa como você provavelmente imaginou. Trata-se de uma espécie de bolo de milho salgado típico do Paraguai — aqui no Brasil, ela é popular no estado do Mato Grosso do Sul.
Sua massa leva floco de milho, queijo meia cura, ovos, leite, óleo, sal, cebola, fermento e pimenta-do-reino. Deve ser assada no forno.