O que é storytelling? Explique o conceito e como ele se relaciona com o marketing
Quem nunca se sentiu encantado por uma boa história? A arte de contar uma jornada é extremamente popular principalmente dentro da indústria do audiovisual, temos diversos exemplos de grandes filmes e produções cinematográficas com narrativas que prendem a atenção das pessoas do começo até o fim.
Mas acredite, uma boa história não se restringe apenas dentro de livros ou filmes, criar uma boa contextualização com uma narrativa envolvente também faz parte do nosso cotidiano principalmente quando falamos de marketing e publicidade, se você trabalha nessa área já deve saber que para atrair um cliente, é preciso convencê-lo, e tem ferramenta melhor do que a construção de uma narrativa?
Apenas oferecer o seu controle de acesso biométrico pode não ser o ideal e nem apresentar os resultados esperados, então que tal transformar isso em algo mais completo? Bom, é exatamente aí que entra o chamado storytelling.
Você provavelmente já ouviu falar sobre esse conceito, certo? Mas, sabe o que ele significa? Consegue entender qual a sua relação com o marketing? Bom, no texto de hoje, iremos falar sobre tudo isso para você, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o storytelling?
O storytelling é um conceito que tem se popularizado cada vez mais nos últimos anos e se refere justamente a arte de contar uma história de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são mesclados justamente com as palavras formando uma narrativa completa e envolvente.
A técnica tem como principal objetivo, ajudar a promover o seu negócio, fazendo com que você consiga atrair mais clientes e concretizar vendas sem precisar necessariamente utilizar recursos invasivos, trabalhando com a persuasão nas suas palavras.
Ou seja, você monta uma narrativa, e consegue contar uma boa história que pode ser o suficiente para as pessoas realizarem uma ação, e é justamente por isso, que esse é um termo tão utilizado dentro do marketing e da publicidade, afinal, ele tem como foco, contar uma história e montar uma narrativa para atrair novos consumidores.
Qual a conexão do storytelling com o marketing?
O conceito do storytelling em si já é praticamente todo voltado para o marketing, afinal como vimos acima, esse é um termo que tem como objetivo construir uma narrativa e persuadir as pessoas a realizarem determinadas ações de maneira mais eficiente.
Dito isso, esse é um assunto que está cada vez mais intrínseco dentro do marketing, já que os consumidores estão cada vez mais criteriosos em relação as suas escolhas, procurando criar conexões mais profundas e buscando por algo menos invasivo.
Ao comprar um Balcão Refrigerado Inox, o usuário quer algo prático, mas que vá além de uma simples oferta e demanda, e sim, algo que possa ser mais completo com uma experiência premium, ele não quer receber ofertas do produto jogadas em sua cara, e nem mesmo ter um diálogo seco que não agrega nenhum valor para ele.
O consumidor busca por algo completo, por motivos e diferenciais dentro de um produto, ele quer ser convencido de que aquela é a escolha certa mas de forma sutil, leve e assertiva,e é exatamente aí que entra o storytelling.
Ao contar uma história, você utiliza o marketing de maneira eficiente, mostrando suas ideias, colocando problemas e apresentando soluções, e fazendo com que as pessoas se interessam de verdade por aquele produto, atuando de uma forma muito mais subjetiva e emocional e indo muito além do que estamos acostumados a ver no nosso dia a dia.
Qual a importância do storytelling no marketing?
O storytelling é um dos recursos mais importantes do marketing B2C na atualidade, isso porque ele gera um forte apelo emocional, gerando gatilhos e mensagens mentais aos visitantes do seu site, blog ou qualquer outro meio de comunicação.
Dessa forma, é criado um certo vínculo entre a marca e o seu consumidor final, construindo uma relação fortalecida e muito mais sólida , onde muitas vezes, o cliente consegue até mesmo se identificar com toda aquela narrativa, gerando assim não apenas um comprador, mas um fã da sua marca.
Ele ajuda a cravar a sua empresa no imaginário das pessoas, quem não se lembra de uma propaganda especial de Natal da Coca Cola? Ou até mesmo as campanhas de autoestima trazidas pela Dove? Até mesmo a parte mais humanizada do Itaú sempre com diversas narrativas diferentes?
Todas essas marcas utilizam o storytelling e com certeza você deve lembrar de ao menos uma história contada por elas, como falamos, essa arte de construir uma narrativa auxilia na memorização, na marcação, e traz algo completo, como uma empresa de montagem industrial, repleto de estruturas bem elaboradas e conexões.
Como começar um storytelling?
Se você tem interesse em replicar esse conceito na sua empresa, saiba que essa não é uma tarefa tão simples assim, antes de mais nada é preciso entender quem é a sua persona, e coletar características precisas relacionado ao seu público-alvo, entender o seu comportamento é fundamental dentro do seu storytelling.
O segundo ponto é colocar o consumidor no centro de tudo e saber construir uma boa narrativa, colete alguns exemplos como os citados acima, e deixe a sua imaginação fluir, isso vai te ajudar a contar uma boa história de maneira assertiva.
Não se esqueça de sempre manter a identidade da sua marca, seu propósito e é claro, colocá-la como a solução de um problema, lembre-se que tudo passa por ela, então busque trazer identificação, personalidade e faça com que ela ganhe destaque na sua narrativa.
Por fim, também é importante usar alguns elementos como a chamada cultura pop, adicione referências, fale sobre termos diferentes, e acrescente um ambiente realista, não se esqueça também dos gatilhos mentais e de técnicas de persuasão.
Todos esses elementos vão te ajudar a subir em um Carrinho plataforma e alcançar o topo do sucesso, construindo uma narrativa sólida e usando ao máximo, todo o potencial fornecido pelo storytelling.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.