O que é QR code? e como utilizar
Qr code é um recurso que pode ser usado para as mais diversas necessidades, inclusive para as estratégias de marketing das empresas. Hoje em dia, é comum ver esse código em revistas, jornais, cartazes, embalagens de produtos.
Ele foi desenvolvido em 1994 no Japão, e desde então a sua presença vem se expandindo a negócios do mundo todo.
Além de promover a empresa em níveis estratégicos, é uma opção econômica e que ajuda a organizar, armazenar, rastrear e administrar informações sobre os ativos da corporação.
Por conta disso, tornou-se parte importante da gestão de manutenção, e quando o QR Code é usado do jeito certo, ele acrescenta credibilidade e valor à corporação que o utiliza de modo que pode até mesmo aumentar seus lucros.
Mas mesmo estando presente no dia a dia das pessoas e das empresas de várias formas, ainda existe muita gente que não conhece exatamente o conceito de QR Code e qual sua utilidade.
Só que diante do uso cada vez mais comum, é imprescindível entender um pouco mais sobre o assunto. Pensando nisso, neste artigo, entende-se o conceito de QR Code, como escaneá-lo e de que maneira criar esse código.
O que é QR Code?
QR Code, também conhecido como Código QR, é um recurso 2D que costuma ser apresentado em formato quadrado e nas cores preto e branco. A sigla QR significa Quick Response, traduzido como “resposta rápida” em português.
O código pode ser escaneado com o auxílio de dispositivos móveis, como no caso dos tablets e smartphones. Eles fazem a leitura do quadrado exibem as informações armazenadas por ele:
- Dados de empresas;
- Informações sobre produtos;
- Promoções;
- Links para site.
Uma empresa de portaria virtual pode inserir a informação que desejar e, com isso, melhorar ainda mais a comunicação com o público, seja este externo ou interno.
O recurso foi desenvolvido no Japão e, na época, o objetivo era o de acelerar os processos internos por meio de marcações, componentes e subconjuntos da produção. Mas foi a partir de 2003 que passou a ser disponibilizado para os celulares com câmeras.
Seu funcionamento ocorre a partir da leitura e interpretação do código por meio de recursos que fazem a leitura bidimensional. Exemplo disso é o celular com câmera fotográfica e outros aparelhos com softwares de leitura 2D por escaneamento.
O QR Code possui uma margem, por isso assume um formato quadrado em suas extremidades, com quadrados menores no interior, responsáveis por demarcar o início e o fim.
São eles também que determinam o formato e a função do código, que podem ser números ou letras e indicam para o aparelho o caminho que deve ser seguido, como no caso de um link de site ou de um perfil nas redes sociais.
Uma rede de chaveiro automotivo pode usar o QR Code em um panfleto para mostrar ao cliente uma lista de unidades mais próximas.
As outras partes são armazenadas em bytes, mais precisamente 8 bytes em apenas um QR, o suficiente para transmitir todas as informações armazenadas.
Como escanear um QR Code
É muito importante saber como ler QR Code pelo celular, porque o código oferece acesso a muitos outros recursos importantes que usamos no dia a dia, como é no caso de um cardápio em um restaurante.
Também é cada vez mais comum que os museus e estabelecimentos culturais das cidades recorram a esse recurso para contar um pouco mais sobre a história das obras e seus artistas.
As câmeras dos celulares Android já contam com leitor de QR Code, mas os aparelhos mais antigos precisam baixar um aplicativo para ter acesso a essa função.
Se o aparelho já possui leitor, basta apontar a câmera ou selecionar a opção de QR Code na aba de notificações. Supondo que uma pessoa que queira acessar o QR Code de uma empresa de aluguel de plataformas aéreas, basta apontar a Câmera do celular.
Existem alguns aparelhos que contam com a opção de desativar o leitor em suas configurações, portanto se estiver apontando a Câmera e ela não estiver funcionando, a opção pode ter sido desabilitada por um acaso.
Abra a câmera traseira na opção foto e toque na opção configurações, em seguida, basta selecionar a opção “ler códigos QR”.
Ao fazer isso, o celular já está pronto para começar a fazer a leitura. Basta abrir a câmera no modo de fotografia e apontá-la para o QR. Depois da leitura, uma caixa com link vai se abrir na tela, então basta tocar para que se abra.
Depois é só acessar o site no navegador padrão. Mas além do recurso presente no celular, também é possível fazer leitura de QR Code pelo Google, por meio do Google Lens.
A opção pode ser acessada tanto por meio de uma internet fibra quanto por meio de internet móvel, e pode-se escanear códigos sem a necessidade de baixar um aplicativo para essa função caso o modelo do celular seja um pouco mais antigo.
Essa ferramenta oferecida pelo Google é muito poderosa e vai além do escaneamento, podendo ser usada para traduzir, pesquisar imagens, fazer contas, entre outras possibilidades.
Tudo o que o usuário precisa fazer é abrir o aplicativo do Google e tocar no ícone de câmera, presente na barra de pesquisas. Selecione a opção “pesquisar usando a câmera”.
Aponte o celular para o código até que um ícone com link seja exibido, depois basta tocar na tela para abri-lo.
Outra função muito comum que esse recurso passou a assumir foi o de pix para QR Code, só que, neste caso, a câmera do celular não é utilizada.
Supondo que uma instituição de ensino queira pagar uma compra de armário para escola via pix para o estabelecimento, ela deve abrir o aplicativo do banco, acessar a área do pix e escolher a opção de pagar por QR Code.
Caso seja a primeira vez que o recurso é usado no aparelho, é necessário liberar o acesso do aplicativo à câmera.
Como criar um QR Code?
É possível criar um QR Code de diversas maneiras, como no caso do Instagram e WhatsApp, que ajudam a criá-lo para que o usuário possa ter acesso ao perfil ou a um grupo. O Google, por seu turno, gera o código de acesso para outras páginas.
Para criar qualquer tipo de código com conteúdos gerais, pode-se usar ferramentas on-line ou aplicativos disponíveis para Android e iOS. São recursos que permitem incluir links, redes Wi-Fi, cartões de contato, imagens.
Se uma empresa de conserto celular perto de mim quiser criar um código para seus clientes, precisa abrir o aplicativo no celular, ir até a opção “meus códigos” e tocar em “criar código”.
Depois, o responsável pela criação deve escolher o que deseja incluir no código, inserir o arquivo de mídia ou link e logo em seguida clicar na opção “criar”.
Em segundos, o aplicativo gera o código, e ainda é possível alterar o conteúdo e compartilhar a imagem em diversos outros aplicativos.
O usuário também pode criar um código no computador sem precisar fazer o download de aplicativos, precisando apenas procurar ferramentas on-line, como no caso do QR Code Generator.
O sistema é muito simples e pode ser usado para várias finalidades, como criar um código para ingresso personalizado festa. Tudo é feito rapidamente e ainda existem opções de compartilhamento.
Outra possibilidade é criar um código por meio de aplicativos específicos, como no caso do Google Chrome, Spotify, WhatsApp e Instagram.
Diferenças entre código de barras e QR Code
A principal diferença entre código de barras e o QR Code é a representação gráfica, uma vez que o primeiro é constituído por faixas escuras e claras, largas e finas e precisa ser lido por um raio vermelho.
O QR Code, por sua vez, usa uma imagem quadriculada para representar a codificação, e ela deve ser lida pela câmera de um dispositivo móvel.
O modo como é feita a leitura e a extração de informações também é diferente, porque o código de barras emite informações para um computador que vai cruzar com os dados disponíveis em outra plataforma.
Por outro lado, o QR Code presente em um rótulo para pote de mel oferece leitura dinâmica e direciona o usuário ao site de modo que o consumidor possa ler informações específicas sobre o produto.
Em linhas gerais, o código de barras é usado pelo comércio mais especificamente para o pagamento no caixa, enquanto o QR Code pode assumir diversas funções.
Considerações finais
A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, e uma das provas disso é o uso cada vez mais frequente do QR Code para diversas finalidades.
Neste artigo, entendeu-se um pouco mais sobre o assunto e de que maneira pode se usar o recurso para aproveitar todas as suas vantagens.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.