Mercado das bikes cresce e ganha versatilidade
Entenda como o setor de bicicletas e acessórios tem crescido no Brasil
As bicicletas são veículos versáteis, utilizadas para prática de esportes, lazer e locomoção. Adaptáveis às necessidades de diferentes públicos, há quem prefira adquirir e manter a própria bike, enquanto há aqueles que preferem usufruir dos benefícios da locação de bicicletas.
No Brasil, o mercado de bikes tem crescido de maneira expressiva nos últimos anos. Essa expansão não se restringe à venda, mas também à modalidade de aluguel de bicicletas, serviços de compartilhamento e até produtos como seguros e customização.
Negócios que impulsionam o setor de bikes
Na década de 1990, alguns países começaram a reintroduzir na cultura urbana o uso de bicicletas como meio de deslocamento em grandes centros urbanos. Desde então, passaram a surgir soluções como a locação, uma modalidade que traz dinamismo para o usuário, além de contribuir para a redução de custos com locomoção e aliviar o congestionamento do tráfego.
O aluguel de bikes é uma solução que vem crescendo no Brasil graças à sua versatilidade. Qualquer pessoa pode alugar uma bicicleta, independentemente dos seus objetivos: para trabalhar, para praticar um esporte ou para fazer um passeio em família. Além dos negócios de aluguel, outros mercados relacionados ao setor têm observado crescimento. Entre eles, destacamos:
- compra e venda de bicicletas: a comercialização de bicicletas tem apresentado um saldo positivo nos últimos anos, inclusive superior aos números anteriores à pandemia. Muitas pessoas, principalmente aquelas que buscam um modelo com fins específicos, preferem investir um pouco mais e comprar a própria bike. Esse público é maior entre aqueles que usam o veículo para práticas esportivas e aqueles que adquirem bikes para crianças;
- compartilhamento: os sistemas de bicicleta compartilhada funcionam por meio de aplicativos. Os interessados só precisam se cadastrar e verificar os planos disponíveis em sua cidade. O aplicativo informa a localização dos postos de retirada, a quantidade de bicicletas disponíveis e os tipos;
- seguro de bikes: os seguros para bikes são uma proteção oferecida pelas seguradoras para os usuários. As coberturas variam. Em uma cobertura básica, para roubo e furto, o valor gira em torno de R$140,00 — o valor é calculado com base no preço da bike, por isso, pode variar significativamente;
- Customização: destinada para pessoas que querem investir na personalização da bike. Há uma infinidade de opções de acessórios e soluções que podem ser adquiridos e instalados no veículo.
Crescimento do mercado nos últimos anos
Em 2020, o mercado de bikes viveu um momento marcante no país: um crescimento inesperado no setor, principalmente nas vendas. Apesar dos fechamentos de comércios no início de 2020, a retomada das atividades no mês de maio do mesmo ano surpreendeu com um crescimento de 118%, se comparado com o do mesmo período em 2019.
Em 2022, os números continuam expressivos e o mercado em alta. Entre os modelos mais procurados, as bicicletas mountain bike lideram as vendas, acompanhadas de bicicletas elétricas. Esses dados foram levantados pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, Aliança Bike.
Expectativas do setor para os próximos anos
As bikes são uma excelente alternativa de mobilidade urbana. Suas características e as facilidades em termos de locação são aspectos que sinalizam um futuro positivo para o mercado.
A maior parte do setor de bicicletas segue otimista com relação ao aumento da demanda por bikes. Apesar de o setor ter observado um pequeno recuo nas vendas em 2022, a expectativa é de que os números positivos se mantenham.
A inserção da bicicleta na rotina deve ser vista não só como uma alternativa de mobilidade, mas também como uma ferramenta para a prática de esportes e cuidado com a saúde. Pode ser, também, uma oportunidade para criar momentos especiais em família.
Se você ainda não usufrui de todos os benefícios oferecidos por uma bike, é hora de começar a considerar uma mudança. As bicicletas compartilhadas e os serviços de locação são a alternativa perfeita para quem está começando e ainda não quer investir na compra e manutenção da bike.