Marketing Digital: O que é?
Por muito tempo, as vendas foram uma possibilidade presente apenas no dia a dia de grandes empresas. Com a chegada do marketing digital, essa realidade mudou e passou a fazer parte do cotidiano de todos os empreendedores.
O marketing digital pode ser compreendido como qualquer ação ou conjunto de ações estratégicas voltadas à promoção de produtos e serviços a partir dos meios digitais de comunicação em toda a sua diversidade.
Para entender de forma mais ampla o que é o marketing digital, é importante compreender como ele pode se adaptar ao seu negócio, independentemente, do seu porte ou área de atuação.
É preciso, também, entender alguns mecanismos básicos para o funcionamento dessa ferramenta e seus conceitos.
Uma das grandes potencialidades do marketing digital é a sua baixa barreira de entrada. Isso significa que um empreendedor que vende artes de cerâmica para parede de sala pode dar os seus primeiros passos até com poucos recursos.
Além de dar uma entrada inicial baixa e observar os resultados desse investimentos, é essencial pensar no marketing digital como uma ferramenta de transformação da empresa e da sua presença nos meios que atualmente geram o maior número de vendas.
Marketing digital não é necessariamente um assunto novo, visto que muitas empresas já consolidaram a sua presença nesse novo mercado e, todo dia, chegam novos concorrentes. Por isso, é preciso competência e estratégia nessa gestão.
Com certeza não é a primeira vez que se ouve falar do marketing digital, mas se antes as empresas buscavam esse recurso para criar um diferencial, agora essa relação é voltada para a sobrevivência da empresa em um mundo cada vez mais conectado e competitivo.
Uma das principais potencialidades que o marketing digital oferece hoje em dia se baseia na capacidade de segmentar determinadas ações de marketing.
Essa segmentação de ações para um público definido faz com que sua eficiência seja muito maior.
O que é marketing digital?
Para entender o que é o marketing digital de maneira mais ampla, é fundamental compreender, antes de mais nada, que toda e qualquer ação de comunicação dentro dos meios digitais estão englobadas nesse conceito, e que todas devem ser levadas em conta.
Assim como o marketing tradicional, o objetivo desses recursos, quando aplicados no dia a dia e na estratégia de crescimento de uma empresa de rastreador para moto, é converter um determinado público em compradores e, posteriormente, em embaixadores da marca.
No contexto digital, com as novas ferramentas proporcionadas pelo avanço da tecnologia, ele acontece por meio de uma aproximação afetiva e persuasiva entre a empresa e seu grupo de consumidores mais segmentado.
Por mais que os princípios básicos sejam muito aproximados às bases do marketing como se conhecia há tempos atrás, esse novo modelo propõe uma dinâmica completamente nova e com novos conceitos a serem compreendidos.
Um dos conceitos mais essenciais de serem compreendidos quando o assunto é marketing digital é o de persona.
Em linhas gerais, as personas são um elemento desenvolvido por uma empresa de manutenção de, por exemplo, bateria de carro cral para entender melhor o seu público.
A persona é um personagem semifictício que representa o comprador ideal de um produto ou serviço, ou seja, esse avatar representa a identidade, gostos e demandas do seu público.
Ele serve para basear a atuação estratégica e a comunicação das empresas quanto a um público específico.
Se antes as vendas tinham que acontecer de forma muito mais rápida e direta, com o marketing digital as empresas podem amadurecer a relação com um consumidor até oferecer o seu discurso de venda.
Enquanto os consumidores interagem nas postagens, recebem anúncios ou baixam conteúdos, a empresa vai apresentando o seu valor a fim de convertê-lo em um consumidor. Esse processo passa por um maior controle de toda a jornada de venda.
Como fazer a aplicação do marketing digital?
O marketing digital deu acesso para muito mais pessoas e empresas a recursos de divulgação de marca e vendas do que seu modelo mais tradicional.
Desde uma grande loja de sofá sob medida de canto até pequenos empreendedores podem investir nesse modelo.
Isso se dá porque é possível obter um bom sucesso a partir de iniciativas baratas e até gratuitas, desde que haja um desenvolvimento estratégico assertivo e coerente. As redes sociais são repletas de exemplos de pequenas empresas que cresceram muito com isso.
O marketing digital também possibilita diversas formas de ação, tanto estratégicas como relativas ao planejamento de formação de equipe. Empresas podem apostar em uma criação de setor interno ou na contratação de uma agência especializada.
No caso de uma pequena empresa como uma gráfica focada na impressão em squeeze 1 litro personalizado, muitas vezes o próprio empreendedor acumula a tarefa de cuidar da divulgação desse negócio nas plataformas digitais.
Um passo fundamental para o planejamento de uma estratégia de marketing de sucesso é a realização de uma boa análise da sua própria empresa. Entender a sua conjuntura é fundamental para planejar o futuro e as ações de marketing.
Muitas ações estão englobadas dentro do universo do marketing digital, redes sociais, anúncios, sites, criação de conteúdo rico e outros diversos recursos, de forma geral. Todas elas apresentam resultados, mas é importante compreender seu uso estratégico.
As estratégias que fazem mais sentido para uma movelaria de rack para servidor torre podem não encaixar no planejamento de um restaurante. Em um universo muito amplo de ferramentas é preciso ter clareza de quais recursos atendem melhor as metas definidas.
É possível organizar uma certa lista de etapas para a implementação de uma estratégia de marketing digital. Entre esses itens estão:
- Análise da situação atual da empresa;
- Levantamento das demandas e das metas;
- Desenvolvimento de uma persona bem aprofundada;
- Construção de um planejamento estratégico de marketing;
- Monitoramento e gestão em tempo real das ações;
- Análise dos resultados e verificação das métricas.
Todos esses passos devem ser feitos no seu tempo, mas em cada uma empresa de papel de parede para sala de apartamento estrutura um planejamento que vai gerar benefícios para a etapa adiante, com mais chances de acerto a curto e a longo prazo.
Como investir em marketing digital?
Por muito tempo pensar em estratégias de marketing era um luxo destinado apenas para algumas poucas grandes empresas que podiam despender de muitos recursos para investir no desenvolvimento desse tipo de ação.
Isso acontecia por dois motivos igualmente relevantes: em primeiro lugar, essas ações eram caras e seu retorno muitas vezes era mais intangível, ou seja, sem um controle exato do resultado de cada atuação de marketing.
Com o marketing digital se estruturando como o modelo mais rentável, atualmente as empresas têm muito mais acesso tanto em relação a valor de investimento quanto em acesso a uma melhor análise de planejamento de qualquer tipo de ação.
Nesse contexto, o marketing digital se consolidou como uma ferramenta de importância fundamental para grandes empresas e para pequenos empreendedores que querem investir não só para o crescimento visando o longo prazo, como para se manter sustentável.
Falando assim, o marketing digital pode parecer uma grande porta de entrada para novas oportunidades, visto que é um método completamente contingente em termos de adaptação às novidades.
E realmente pode ser, desde que a empresa não pense nas ações de forma isolada mas sim como um elemento das estratégias de marketing mais complexas e efetivas.
Considerações finais
O marketing digital mudou completamente as empresas de, por exemplo, forro de pvc decorado mas também de outros nichos.
Independentemente do seu porte, relacionar-se com o seu público e trabalhar com a sua marca para vender mais e valorizar o seu produto ou serviço é essencial.
Por muito tempo, o investimento em marketing era um luxo restrito apenas para as empresas de grande alcance e capacidade de investir muita verba em televisão, revistas e jornais.
Com a expansão da presença das empresas no mundo digital, especialmente tratando das redes sociais, as organizações ganharam um grande potencial próprio e orgânico de comunicação e, ainda, ganharam a possibilidade de impulsionamento pago.
Pensar em marketing digital também implica pensar em dados mais complexos para a tomada de decisão.
Contudo, o marketing digital não é apenas aquele que acontece nas redes sociais. Existem muitas formas de explorar o meio digital com a finalidade de apresentar um produto, um serviço ou aumentar o conhecimento das pessoas sobre a sua marca.
Por meio deste artigo, pôde-se ver os modos com as quais se podem aplicar os conceitos provindos do marketing digital. Para além, pôde-se compreender a importância de tê-lo em dia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.