Leads: o que são e como gerir as oportunidades de negócio?
Saber o que são leads e como gerir as oportunidades de negócio que surgem são os pontos-chaves para atrair futuros clientes
Cada vez mais as empresas brasileiras estão tendo noção do quanto o Marketing Digital é importante para que seus negócios apareçam na internet, e para que elas consigam ter mais leads e futuros clientes promissores.
Com essa afirmação, milhares de profissionais estão em busca de obter o conhecimento a respeito de tudo sobre SEO. Infelizmente, ter conhecimento sobre tudo é impossível, porém ao obter mais conhecimento na área do que os outros concorrentes tenham, será possível conseguir atrair mais leads e gerir melhor todas as oportunidades de negócio.
Diversos brasileiros que procuram formas de entrar nesta área em expansão chamada Marketing Digital estão tendo os seus primeiros contatos com os leads agora. Por isso, esse artigo bastante didático, poderá ser uma forma para essas pessoas terem o primeiro contato com o termo “leads”, e ver como gerir as oportunidades na prática.
O que são leads e como geri-los
Para os leigos que não tiveram contato com o termo, lead pode ser considerado uma classificação, em que um usuário qualquer interage com a empresa a fim de receber alguma recompensa, logo, esse usuário que fez a interação se transforma automaticamente em um lead e, futuramente, poderá se tornar um cliente.
Para gerir os leads, é fundamental analisar os dados e verificar quais foram as interações que eles realizaram para com a empresa. Assim, será possível identificar os leads que podem se tornar futuros clientes, e os leads que, eventualmente, poderão realizar alguma interação ou compra dos produtos, ou serviços, ofertados pela empresa.
Geralmente, uma boa maneira de conseguir encontrar leads é fornecendo materiais para download. Seja um e-book ou até mesmo um curso básico, ambos servem para captar leads potenciais.
A interação que os leads fazem com a empresa, geralmente ocasiona no preenchimento de formulários contendo os dados para contato, possibilitando, assim, entrar em contato através de um futuro e-mail marketing para engajar o lead, trazendo os ideais da empresa e um atrativo para ele, fazendo então, depois de um certo período, com que ele se transforme em um cliente em potencial da empresa.
Mas para isso, o lead terá que passar por todas as etapas do funil de vendas, para que ele entenda realmente que possui um problema, e que a empresa em questão possui a solução.
Entendendo as oportunidades de negócio
Após conseguir identificar os possíveis clientes e fazer os leads passarem pelas etapas do funil de vendas, é necessário ter em mente que essas etapas estão gerando uma oportunidade de negócio e, para que essa oportunidade se transforme em uma venda ou em um negócio, é necessário saber como geri-las.
Por isso, logo abaixo, estarão presentes algumas dicas que poderão ser extremamente úteis para a realização deste feito.
Não tentar fechar negócios no primeiro contato direto com o cliente
Após o futuro cliente ter passado por todas as etapas do funil de vendas, ele já está ciente de que possui um problema, e que a empresa que ele busca contato é a solução. Mas isso não quer dizer que a empresa precisa ser “afobada” e tentar fechar negócio no primeiro contato. Afinal, ao tentar fazer isso, pode acontecer do cliente se sentir pressionado, ocasionando a perda do lead.
Realizar uma abordagem mais tranquila
Realizar uma abordagem tranquila é uma forma interessante de gerir as oportunidades de negócio. Através dessa forma, será possível realizar um primeiro contato suave com o cliente, possuindo maiores chances de conseguir levantar mais dados sobre ele, para que no próximo contato sejam apresentadas as soluções imediatas dos problemas que ele possui.
Seguindo dessa forma, consequentemente, esse lead se transformará em um cliente, pois a empresa em questão conseguiu solucionar todos os problemas, através dos produtos e serviços que foram entregues.