Gestão de vendas: O que é e por onde começar
Uma Gestão de Vendas eficiente é fundamental para o fechamento de novos negócios e para o crescimento da empresa, pois aumenta a produtividade dos processos e faz com que a instituição seja mais séria e profissional.
Afinal, para que o seu negócio prospere e as vendas continuem alcançando as expectativas, é muito importante que haja um profissional – ou setor – que consiga ter uma visão mais ampla sobre todas as funções desempenhadas no processo operacional.
Em contrapartida, quando a empresa não investe neste tipo de organização ou realiza uma gestão inadequada, não somente as metas deixam de ser alcançadas, como o negócio passa a perder a noção sobre as características do cliente ideal, desperdiça mais o tempo disponível e realiza o retrabalho com maior frequência.
Além disso, a falta de gestão de vendas acaba propiciando o desperdício de investimentos que poderiam ser evitados ou melhor aplicados em ações que de fato auxiliam a empresa a aumentar o número de vendas, de forma mais otimizada.
Mas o que exatamente é o gerenciamento de vendas?
O que é a gestão de vendas?
Muitas pessoas confundem gestão de vendas com administração empresarial.
Contudo, embora sejam áreas complementares, enquanto o setor administrativo lida com números e métricas quantitativas, o gerenciamento de vendas integra esses dados na construção de estratégias que promovem a evolução comercial.
Assim, por meio do uso de ferramentas digitais – como o software de gerenciamento de vendas, o crm, e a organização das equipes, o gestor é capaz de promover a conquista de novos clientes, através de investimentos menores e melhor aplicados.
Para isso, as ações utilizadas sobressai a organização das operações comerciais e integram também os setores de:
- Distribuição;
- Design;
- Marketing;
- RH;
- Publicidade;
- Estoque, entre outros.
Isso porque, o maior objetivo desse tipo de gerenciamento é analisar os dados produzidos, identificando os gargalos e encontrando métodos de superá-los.
Assim, a empresa consegue alcançar as metas delineadas pelo planejamento e manter a instituição crescendo de forma sustentável.
Por onde começar a investir na gestão?
Uma boa gestão de vendas sempre gira ao redor da construção – e manutenção constante – de um plano estratégico completo.
Esse projeto irá viabilizar a organização dos setores, permitindo o monitoramento recorrente e a orientação em todas as etapas que estão relacionadas com o cliente e com as vendas.
Para que isso seja possível, a integração entre a capacitação profissional, a aplicação de estratégias efetivas e a automatização dos processos, é fundamental para economizar tempo e auxiliar na conversão de prospects e leads.
Por isso, entre as formas mais efetivas de iniciar o investimento em uma gestão de vendas efetiva é por meio do:
-
Marketing digital
Mais do que apenas promover um produto ou serviço, o Marketing Digital permite que as empresas tenham um acesso maior aos clientes e às suas necessidades, viabilizando a realização de um estudo de produto e de mercado mais aprofundado.
Assim, com o auxílio de um software de crm online free, os gestores podem compilar as informações obtidas pelas ações publicitárias, cruzando-as com dados do setor de design e vendas.
Isso facilita a análise e modificações dos próprios produtos, tornando-os mais bem aceitos e procurados.
-
Definição das metas
Para que as metas sejam alcançadas é preciso, primeiro, saber aonde se deseja chegar. Assim, uma parte muito importante do gerenciamento de vendas é estabelecer os indicadores que auxiliam na construção de objetivos de vendas realistas e atingíveis.
Para isso, é necessário analisar o ticket médio atual da empresa, o número total de vendas concluídas nos últimos períodos, a média de conversão de leads e, claro, quantas conversões foram perdidas durante o processo.
Isso permitirá uma comparação dos dados atuais, com as necessidades da organização e com o que é possível e realístico de ser determinado com metas para curto, médio e longo prazo.
-
Redes sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para conhecer os seus clientes, suas particularidades e necessidades.
Através dessas plataformas, a coleta de dados necessária para a formulação de estratégias de marketing digital e de metas, fica muito mais facilitada e otimizada.
Assim, é possível determinar o perfil do seu cliente ideal, segmentar o seu público e definir quem são as pessoas que devem ser abordadas durante o atendimento.
Quando essas informações são inseridas num programa de gerenciamento de vendas – como o crm plano -, as operações ficam mais proveitosas desde o início da prospecção de novos consumidores.
-
Uso de CRM
A evolução tecnológica veio para facilitar a vida de muitos gestores, permitindo a otimização do tempo de todos os funcionários, reduzindo os erros humanos e agilizando tarefas e análises que demoravam dias para serem feitas manualmente.
Neste contexto, tanto o crm gratis quanto os planos personalizados, são essenciais para uma boa gestão de vendas, pois ele permite a compilação do trabalho de todos os setores relacionados ao produto e as vendas em um único local.
Assim, os gerentes conseguem organizar e monitorar mais facilmente os documentos e o desempenho de cada funcionário, construir um funil de vendas mais efetivo e livre de erros que possam comprometer a venda e abolir o retrabalho e outros consumidores de tempo.
Existem diversos tipos de crm preço e layouts, que se adequam às necessidades de cada empresa e segmento de atuação, fazendo com que o uso desse tipo de tecnologia proporcione o máximo de benefícios para a instituição.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.