Gateway para e-commerce: como funciona?

O gateway de pagamento é uma ferramenta que serve como uma forma de facilitar a finalização das compras e o aumento das vendas, principalmente em comércios online.
Isso porque, essa tecnologia faz a conexão entre o consumidor, o banco e a operadora do cartão de crédito.
Assim, quando os consumidores iniciam o checkout no seu e-commerce e fornecem os dados de pagamento, o gateway é acionado para entrar em contato com as operadoras de cartão e confirmar a veracidade e validade das informações do banco.
Se todos esses dados estiverem de acordo, a compra pode ser concluída e a venda finalizada.
No entanto, é importante destacar que essa ferramenta funciona apenas como parte da transação dos valores entre os bancos e o e-commerce, como se fosse uma máquina de cartão.
Contudo, além de aumentar a segurança do processo de compra e ampliar as opções de pagamento disponíveis na sua loja digital, essa tecnologia pode ser aliada a outros dispositivos que auxiliam na conversão de novas vendas e na fidelização dos clientes.
Como funciona o Gateway para e-commerce
Uma das principais preocupações no empreendedorismo digital é garantir uma ampla gama de opções de pagamento e a simplificação desse estágio das vendas.
Afinal, isso é capaz de melhorar a lucratividade da empresa e solucionar problemas que afastam os clientes de concluir a compra.
Por isso que o gateway de pagamento é tão importante para as lojas online. Essa ferramenta é integrada nas páginas de checkout do próprio e-commerce, assim o público consumidor não precisa mudar de página para concluir a compra.
Assim, todo o processo desde a escolha da forma de pagamento até a confirmação dos dados com as bandeiras do cartão e com os bancos, pode ser finalizado em questão de segundos e uma mensagem é enviada para o cliente para confirmar a compra.
Isso apresenta diversas vantagens para as empresas, pois essa tecnologia torna a loja apta a:
- Disponibilizar diferentes formas de pagamento;
- Oferecer diferentes opções de parcelamento;
- Negociar as taxas cobradas pelos adquirentes ou bandeiras;
- Reduzir os custos das transações e aumentar a lucratividade;
- Diminuir os índices de abandono de carrinho;
- Antecipar os pagamentos por cartão de crédito, entre outros.
Fatores a considerar antes de escolher um gateway para a sua loja
Como em todos os modelos de negócios, as vendas e o recebimento dos pagamentos são partes extremamente importantes para o pleno funcionamento da empresa e a estabilização da marca, e com o e-commerce não é diferente.
A garantia da segurança dos pagamentos e a verificação das transações, especialmente em grandes operações, exigirá atenção e um grande controle dos riscos.
Por isso, antes de investir na contratação de um gateway de pagamento é preciso levar em consideração alguns fatores, como:
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Segurança
Muitos consumidores se sentem mais inseguros ao realizar compras online ou inserir dados do cartão em plataformas digitais. Deste modo, é crucial que as empresas garantam um processo completamente seguro e resistente a fraudes.
Por esse motivo, analise se o gateway desejado está de acordo com os padrões de segurança do mercado de pagamentos, como o PCI DSS, ou se possui um sistema antifraude e uma certificação SSL para a segurança dos dados obtidos.
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Taxas
Como o gateway de pagamento funciona como uma máquina de cartão, as empresas precisam estar sempre atentas quanto às taxas e mensalidades cobradas pelas operadoras e bancos para a efetuação das transações e pelo plano do dispositivo.
Como atualmente existem diversas empresas que prestam esse tipo de serviço, compare os preços cobrados por cada uma das opções e analise o impacto que esses custos terão sobre as vendas e a lucratividade da marca.
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Taxa de integração
A incorporação desta tecnologia a todas as plataformas utilizadas para a venda, é extremamente importante para que as lojas possam desfrutar de todos os benefícios que este investimento proporciona.
Por isso, é preciso certificar que a integração seja completa e adaptável a diferentes ambientes, como a compra por e-mail ou a plataformas e softwares operacionais complementares.
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Suporte
As falhas no sistema são ocorrências bastante comuns nos processos digitais. No entanto, essas fatalidades podem causar prejuízos importantes para as vendas e para a empresa como um todo.
Assim, ter um suporte ilimitado na contratação deste serviço é um requisito fundamental para garantir um bom relacionamento e atendimento junto aos seus clientes.
Procure uma empresa que ofereça suporte técnico 24 horas por dia, realize um atendimento multicanal e cubra todo o país. Desta forma, é possível evitar as altas tarifas de devolução de mercadoria e mais segurança nas compras.
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Simplicidade no Checkout
Assim como os pagamentos realizados por meio da maquininha de cartão, a finalização da compra digital precisa ser bastante transparente e simplificada, transmitindo para os compradores maior confiabilidade.
Por isso, ao contrário das páginas intermediadoras, procure evitar que o checkout seja feito em outro site ou plataforma e opte por um gateway que viabilize a finalização da compra na própria loja online.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.