Futebol por que tão amado pelos brasileiros?
A pessoa pode trocar de tudo, de casa, carro e até mesmo de cônjuge, ela pode ter diversas fases diferentes na sua vida, mas se tem uma coisa que segue intacta no coração da maioria dos brasileiros é o seu amor pelo futebol, não à toa, o nosso país é chamado por muitos como o país do futebol.
Todo país possui o seu esporte predileto, na Índia temos o cricket, no Japão o sumô, nos Estados Unidos o beisebol, na África do Sul o rugby e em quase todos os países europeus, temos o futebol, assim como no Brasil, porém, por mais que esse seja o esporte mais popular do mundo, o brasileiro sabe que essa modalidade tem um tempero especial no nosso solo verde e amarelo, uma paixão diferente e às vezes até mais intensa do que vemos em outros países ao redor mundo, mas qual o motivo para isso?
O futebol faz parte da nossa cultura e é como se fizesse parte de cada brasileiro desde que nasceu, mesmo que a pessoa não tenha um time que seja fanático, é praticamente impossível não ver nenhuma pessoa no Brasil que não vire torcedor em época de copa do mundo torcendo pela seleção, ou até mesmo aqueles que só querem apreciar o bom e velho futebol, é como se ele fosse uma extensão de nossos corpos, algo que está colado como as mangueiras de hidrante.
No texto de hoje, nós vamos explorar e viajar por todos os detalhes desse esporte tão amado pelos brasileiros, desfrutando cada momento e entendendo o que faz o futebol ser tão amado dentro do nosso Brasil, bora conferir? Então vamos lá!
Como o futebol foi inventado e quando ele chegou no Brasil?
Não se sabe ao certo qual a origem do futebol, muitos acreditam que o hábito de chutar uma bola, era algo comum praticado pelos ingleses no século X ao comemorar a expulsão dos dinamarqueses do seu território, outros retomam suas origem na China a mais de 5 mil anos atrás, mas o fato concreto é que o jogo como conhecemos hoje, teve sua origem na Inglaterra durante o século XIX.
Entre os anos de 1810 e 1840, alunos da escola inglesa praticavam esse velho hábito de chutar a bola remetendo aos tempos onde isso era realizado por volta do século X, porém, inicialmente ele foi veiculado como um esporte agressivo, já que não existiam regras. Em 1830, as primeiras regras do futebol foram criadas no colégio Harrow, se popularizando em diversas regiões da Inglaterra.
O primeiro clube a ser fundado oficialmente foi o Sheffield Football Club, tendo sua origem no ano de 1857, na cidade de Sheffield na Inglaterra. Após a invenção das regras e a popularização do esporte, o futebol chegou ao Brasil já no final do século XIX, quase começo do século XX, trazido por imigrantes europeus, em especial, o famoso Charles Miller, pioneiro do esporte no país.
Até essa época, o país se destacava por outras modalidades, como a regata, por exemplo, mas desde que ele foi apresentado ao Brasil e fundados os dois primeiros clubes, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, e a Ponte Preta, de Campinas, o futebol já era visto como diferente no nosso país.
Popularização do futebol no Brasil
Com a criação dos dois primeiros times que citamos acima, vários outros foram surgindo no cenário nacional, e muitos outros clubes que disputavam outras modalidades, como a regata, também migraram para esse esporte, como o caso do clube mais popular do país, o Flamengo, no começo, os campeonatos eram amadores, e a grande popularização mesmo chegou na década de 1930.
Naquela época, era complicado até mesmo encontrar um cabo para panela de ferro, mas devido à grande campanha feita pela seleção brasileira na copa de 1938, o esporte começou a ganhar força no território nacional e se tornou a nova paixão do povo brasileiro.
Desde então, o Brasil se fortificou cada vez mais como um dos países mais fortes dentro desse esporte, a seleção masculina é até hoje, a única pentacampeã do mundo, conquistando seus títulos em 1958,1962,1970,1994 e 2002, já a feminina nunca conquistou nenhum título dá chamado copa do mundo da FIFA, porém vale ressaltar que as mulheres só puderam começar a jogar futebol no Brasil a partir da década de 70, e com o passar dos anos o esporte tem se popularizado muito nessa modalidade, e temos grandes chances futuras de novos títulos.
Sempre que alguém viaja para fora do país, somos lembrados por grandes jogadores e atletas que marcaram história representando o Brasil, como o rei do futebol Pelé, Ronaldo fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e tantas outras lendas do nosso esporte.
O sucesso constante da seleção nacional, com certeza impulsionou a paixão dos brasileiros, que se sentem cada vez mais inspirados a revelarem novos talentos.
Por que o Brasil é considerado o país do futebol?
Como vimos acima, existem inúmeros motivos para considerarmos o Brasil como o verdadeiro país do futebol, mesmo não sendo aqui onde ele foi criado, podemos ressaltá-lo como o grande berço desse esporte e existem algumas razões para que essa afirmação seja verdadeira, a começar pelo grande sucesso da seleção nacional.
O Brasil é o país com mais títulos de copa do mundo na história, ficando à frente dos alemães e dos italianos que possuem quatro títulos, também vale destacar os títulos da Copa América, sendo 9 no total, e 4 da copa das confederações, em termos de clubes, o Brasil é o país com a Espanha, que mais tem campeões do chamado mundial de clubes, são 11 títulos no total.
Mesmo com uma longa fila de jejum, tanto na seleção (no mínimo 24 anos) e nos clubes (10 anos), o país ainda está entre os maiores vencedores e mantém a sua galeria de troféus sempre recheada.
Outro ponto interessante é que o futebol brasileiro já parou uma guerra, em 1969, o time do Santos do rei Pelé jogou um amistoso com o Benin City, clube local da Nigéria, no meio de uma guerra civil, esse jogo foi a única coisa que conseguiu unir todo o povo, como uma retífica industrial, que traz o acabamento e a união de alguns materiais na indústria.
A paixão da torcida brasileira
Entre os motivos que fazem o povo brasileiro ser apaixonado pelo futebol, podemos destacar a paixão da torcida pelo esporte, mesmo com ingressos caros ou um nível técnico não tão alto em termos de apresentação futebolística nacional, os estádios sempre mantêm uma boa média de público todos os anos.
Por mais que só seja o décimo terceiro país em termos de média nos estádios, o brasileiro gosta e acompanha o seu time de coração praticamente todos os dias, notícias esportivas, programas esportivos, e até mesmo o bom bate-papo no boteco, são figurinhas carimbadas no cotidiano de praticamente todo brasileiro.
A maioria dos brasileiros é fanático por um time de coração e o acompanha até a morte, enquanto outros podem não ter um time específico, mas adoram acompanhar um bom futebol, a paixão é grande, muitas vezes estampada na pele e presente em praticamente todos os jogos, é algo passado de pai para filho, de geração em geração e que se faz presente no DNA brasileiro.
Mas afinal, o que faz o futebol ser tão amado pelos brasileiros?
Depois de tanta história fica aquela questão, fazendo o futebol ser tão amado pelos brasileiros? Eu poderia listar várias coisas e pontos que levam essa paixão, primeiro podemos destacar a sua inclusividade, o futebol é um esporte para todos, também existe um fator praticidade, ele pode ser praticado em um campo, na praia e até mesmo nas ruas, basta uma bola que tudo está resolvido.
Também podemos destacar o impacto dele em questões sociais como política e a outros movimentos, ou até mesmo o populismo da vitoriosa seleção brasileira, por fim, podemos atrelar ao fanatismo que vimos acima, muitos levam seu time de coração como uma espécie de religião, no meio de tudo isso, a conclusão que tiramos é o futebol ser tão forte aqui, justamente por mesclar tudo e mais um pouco.
É um esporte, que está enraizado no DNA brasileiro, passado por gerações, é um amor que já aprendemos desde novinhos, e algo que se tornou cultural dentro do nosso país. Desde rejeitar adesivos personalizadas com a estampa do time rival até se unir para assistir uma copa do mundo, o futebol é mágico e para os brasileiros, é algo que vai, além disso.
Em um país que sofre com dificuldades como desigualdade social e diversos problemas econômicos, o futebol aparece como um suspiro no meio disso tudo, como uma luz no fim do túnel, um entretenimento para um povo tão sofrido e alegre como o brasileiro.
O que achou do texto de hoje? Conte qual o seu time de futebol nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.