Análise SWOT: aprenda agora em em 4 passos
Análise SWOT é uma estratégia de gestão que ajuda a analisar os cenários em que uma empresa está inserida, considerando os aspectos internos e externos para identificar elementos presentes dentro deles.
Gestores e empreendedores procuram maneiras de tomar boas decisões e ampliar as estratégias do negócio, e uma das técnicas mais usadas para isso é a análise SWOT.
Ela é importante porque algumas decisões são muito difíceis de tomar, e nem sempre é possível analisar os fatos de maneira racional, principalmente quando algumas emoções estão envolvidas.
Mas decidir baseando-se em achismos é um erro para a organização. Esse tipo de atitude pode levar à falência, uma vez que as decisões são equivocadas.
Conhecer o mercado de atuação é imprescindível para continuar atuando sem correr riscos, e mais do que isso, poder se destacar entre os concorrentes e conquistar a confiança dos consumidores.
Embora a análise SWOT seja muito promissora e proveitosa, antes de aplicá-la é muito importante conhecer um pouco mais sobre suas características, e é sobre isso que este artigo vai falar.
Será possível compreender qual é o conceito de análise swot, a importância dessa ferramenta para os negócios e de que maneira colocá-la em prática.
O que é análise SWOT?
Análise SWOT é uma estratégia que ajuda a identificar vários aspectos que envolvem o cenário em que a empresa está inserida. É uma sigla para strenghts, weakness, opportunities e threats.
Em português, a sigla significa todos os elementos que compõem o cenário de atuação de uma empresa, sendo:
- Forças;
- Oportunidades;
- Fraquezas;
- Ameaças.
A ferramenta foi criada entre 1960 e 1970 por um pesquisador da Universidade de Stanford. O objetivo do recurso é facilitar a análise de cenário interno e externo, ajudando a fazer um levantamento sobre as oportunidades, fraquezas, forças e ameaças.
Uma empresa de içamento de piscina pode usar esse recurso para montar suas estratégias de gestão e planejamento. Por possuir uma estrutura simples, é aplicada por todo tipo de negócio e até mesmo por pessoas físicas.
É uma técnica básica da administração e usada por multinacionais, pequenas empresas, entre outros tipos de organizações. O fato é que investir em planejamento estratégico é fundamental para a sobrevivência do negócio.
Ela ajuda a construir uma base sólida que torna a gestão mais eficiente, e para lidar com a competição, primeiro é necessário definir se a empresa é capaz de sobreviver ao mercado em que atua.
Por meio de um levantamento de dados relevantes referentes à companhia e ao seu mercado, fica muito mais fácil formular boas estratégias para ela.
Importância da análise SWOT
Essa análise é importante porque traz embasamento para as tomadas de decisão e uma gráfica de plotagem colorida consegue entender e compreender o cenário externo e interno.
Também é excelente para montar expectativas realistas, unir a equipe e construir estratégias eficientes. O gestor ou empreendedor precisa saber como está o posicionamento do negócio frente aos concorrentes, clientes e fornecedores.
É importante saber de que maneira a organização é lembrada e a análise SWOT permite essa visão ampla e aprimorada sobre onde o negócio está e qual é sua relação no mercado.
Somente dessa forma é possível compreender o cenário atual e saber o que precisa ser feito para melhorar o alcance e a posição.
Compreendendo os pontos fortes e fracos, bem como ameaças e oportunidades, fica muito mais fácil ajustar tudo o que deve ser melhorado, além de ter mais clareza sobre o que o mercado procura.
É possível acertar os detalhes e oferecer soluções realmente compatíveis com as demandas dos clientes. Geralmente, problemas que duram muitos anos podem ser resolvidos com a matriz.
Isso é possível porque ela amplia o olhar sobre questões internas e externas, e aquelas dificuldades que eram vistas como problemas operacionais podem estar relacionadas com questões logísticas e fora da corporação.
Se este for o problema, uma funilaria de carros antigos pode trocar o fornecedor, pois se trata de uma solução prática, viável e barata.
A análise também é interessante para ver oportunidade diz e ameaças de maneira mais profunda, entendendo de que maneira a organização pode aumentar as chances de melhorar.
Até mesmo questões que passam despercebidas no dia a dia podem ser notadas com essa prática, algo que ajuda a aprimorar os produtos e serviços e atender às demandas do mercado.
Outra grande vantagem é a função estratégica que a matriz assume, pois ela não serve apenas para alistar os aspectos inerentes ao cenário interno e externo.
Na verdade, o grande segredo dessa análise é confrontar dados para gerar planejamento estratégico e facilitar as tomadas de decisão.
O negócio pode usar forças identificadas para minimizar o efeito das ameaças, assim como diminuir o impacto das fraquezas para aproveitar melhor as oportunidades.
Por fim, uma loja de perfume masculino amadeirado importado pode usar essa análise para acompanhar o planejamento estratégico, e com isso definir os caminhos para alcançar os objetivos.
Análise SWOT na prática
Para aproveitar todas as vantagens que essa metodologia pode oferecer para as empresas, é necessário saber colocá-la em prática, e os passos necessários para isso são:
1. Fazer brainstorm
A primeira coisa que o gestor precisa fazer é um brainstorming com a equipe que vai participar da construção da matriz. Com isso, todos podem expor suas opiniões e mostrar sua percepção sobre os pontos que abrangem a análise.
É necessário adotar o brainstorming porque os profissionais vão se sentir mais livres para falar sobre suas impressões e percepções, além de sugerir ideias.
Depois de coletar todas as informações necessárias, o gestor de um fabricante de cabo de força tripolar Dell deve fazer um resumo das principais para começar a montar a matriz.
É fundamental que todos os profissionais sejam realistas e não tentem mascarar os resultados, pois isso pode levantar informações que não estejam de acordo com a realidade da companhia.
2. Analisar os fatores internos
Autoconhecimento é uma das coisas mais importantes para o dia a dia, algo que se aplica tanto às pessoas quanto às empresas. Se o negócio não sabe tudo sobre ele mesmo, certamente não terá bons resultados.
É muito fundamental olhar para dentro da empresa, e considerar, nos fatores internos, uma análise das forças e fraquezas da corporação.
A análise SWOT mostra se a localização é um ponto positivo ou negativo, e a partir daí, fica mais fácil saber se vale a pena, por exemplo, mudar a empresa para um lugar mais estratégico.
Uma empresa de limpeza coifa pode considerar outros fatores internos, como recursos financeiros, equipamentos, tempo de mercado, reputação, entre outros.
Para saber quais elementos devem ser considerados, primeiro é crucial olhar os principais pontos do setor que fazem o negócio ter um bom desempenho.
3. Analisar fatores externos
Os fatores externos não são controláveis pelo negócio, visto que estão do lado de fora e nenhuma ação da empresa, por melhor que seja, pode influenciá-los.
A análise deve ser direcionada para o micro e macroambiente. No microambiente, estão as forças que atuam no setor, como o comportamento do cliente, poder de negociação com fornecedores e assim por diante.
O macroambiente, por sua vez, envolve questões políticas, escolaridade, catástrofes naturais, aumento do nível de poluição, hábitos de consumo e por aí vai.
Uma fábrica de sofá para recepção de clínica deve estar atenta a essas questões para que possa lidar com adversidades futuras.
4. Criar uma estratégia
Depois de passar por todas as etapas anteriores, chegou o momento de transformar a análise em um propósito, ou seja, tirar as informações do papel para investir em um projeto.
É possível converter as ações em uma estratégia prática para potencializar as forças da corporação, corrigir suas fraquezas, aproveitar melhor as oportunidades e reduzir as ameaças.
É nesse momento que a organização vai traçar as estratégias ideais para que seus resultados sejam melhores.
Por exemplo, em relação aos seus pontos fortes, uma companhia de fabricação de peças de borracha pode aproveitá-los para potencializar as oportunidades.
Também é possível pensar de que modo as fraquezas devem ser corrigidas para aproveitar melhor as oportunidades e de que modo os pontos fracos podem ser melhorados para reduzir os efeitos das ameaças.
Considerações finais
A análise SWOT é essencial para melhorar o cenário interno e externo pertencente à realidade de um negócio. Mesmo que não seja possível mudar os fatores que não estão no controle da corporação, ainda assim, é uma forma de lidar com eles.
Ter essas informações é imprescindível para embasar as decisões do gestor e alcançar o crescimento do negócio, de maneira sustentável e em longo prazo. Ele será mais competitivo e pronto para se destacar em seu segmento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.