Entenda como os tônicos faciais auxiliam nos cuidados com a pele
A escolha assertiva do produto é o primeiro passo para alcançar o resultado esperado
O termo “skin care” vem do inglês e significa cuidado com a pele. Nos últimos anos, a prática foi tão difundida nas redes sociais que a expressão tornou-se parte do vocabulário de milhares de pessoas.
A popularização da prática também fez com que a busca por sabonetes, tônicos faciais, esfoliantes, hidratantes e produtos similares aumentasse. Apesar da procura, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de escolher produtos mais específicos, como é o caso do tônico. Abaixo, você encontra mais informações sobre essa etapa do skin care.
Afinal, o que é um tônico facial?
O tônico facial pode ser definido como um produto à base de água que auxilia na higienização da pele e no equilíbrio do pH. Ou seja, o tônico promove o equilíbrio entre nutrientes, sais minerais e gorduras que se encontram no rosto de forma saudável.
Em qual etapa do skincare o tônico entra?
Para definir a etapa em que o tônico deve ser aplicado, é importante compreender melhor a sua função. Como o produto promove a limpeza e o equilíbrio do pH, ele pode ser usado em diferentes etapas, dependendo da rotina de cada indivíduo.
O tônico pode ser aplicado na primeira etapa de limpeza para quem busca uma rotina com menos produtos ou pode entrar no segundo passo, após a realização da higienização.
Independentemente da escolha, é importante ressaltar que o tônico é indicado para todos os tipos de pele. Basta escolher um produto com a composição adequada às particularidades de cada rosto para obter o resultado esperado.
Como escolher o tônico certo?
Com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil acertar na escolha seguindo apenas a embalagem. Para ajudar na hora da compra, a dica é ter como base algumas informações e a diferença entre os principais tipos: os hidratantes e os adstringentes.
O que são os tônicos hidratantes?
Os tônicos hidratantes são aqueles que tem como foco devolver a umidade natural da pele. Indicados principalmente para quem possui pele seca, esses produtos contam com substâncias calmantes e hidratantes na fórmula, como é o caso do aloe vera.
O que são os tônicos adstringentes?
Diferentemente dos hidratantes, os tônicos adstringentes focam na limpeza da pele e na desobstrução dos poros. Indicados principalmente para quem possui pele oleosa e problemas com acne, esses produtos contêm substâncias químicas que auxiliam no equilíbrio da pele.
Preciso usar algum produto além do tônico?
O tônico facial é um produto multifuncional, o que pode passar a ideia de que não é necessário nenhuma outra etapa na rotina de skin care. Apesar dos benefícios trazidos pelo tônico, a realidade não é bem assim.
É importante manter as outras etapas de cuidado para oferecer à pele tudo o que ela precisa: limpeza, hidratação, esfoliação e proteção. O uso do tônico ainda pode ajudar nas demais etapas, como veremos a seguir.
Limpeza
Como já apontado, o tônico pode ser usado na etapa de limpeza para uma rotina de skin care mais prática. Entretanto, o ideal é utilizar um sabonete facial nesse primeiro passo, assim o tônico pode potencializar a limpeza dos resíduos que restaram na etapa seguinte.
Esfoliação
É importante fazer a esfoliação da pele com produtos específicos frequentemente. Entre essas pausas, é possível recorrer ao tônico adstringente para desobstruir os poros sem agredir a superfície da pele. Assim, o produto ajuda na manutenção dos cuidados até a próxima esfoliação.
Hidratação
A limpeza e o equilíbrio do pH são essenciais para que a pele absorva os produtos hidratantes em uma rotina de skin care. Para potencializar o efeito, é possível optar pelo uso de tônicos com substâncias calmantes na composição.
Proteção
A etapa de proteção é indispensável para se ter uma pele saudável e bonita a longo prazo. Assim, o protetor solar se torna insubstituível..