Endodontista: para que serve essa especialidade?
Muitas vezes, o paciente está fazendo um tratamento com dentista e, em um determinado momento, ele menciona que existe a necessidade de encaminhamento, para o especialista em endodontia, mas muitas pessoas não sabem o que é.
Tem uma especialidade da odontologia que trata o canal do dente, ele não é maciço, dentro dele tem um tecido que é chamado de polpa, essa polpa é responsável pela formação do dente, depois que o dente já está formado, ela que dá a sensibilidade, se houver alguma coisa de errada com ele.
Existem três opções que faz com que o paciente recorra ao tratamento de canal em uma clínica de dentista, quando a pouco está inflamada e o paciente passa a sentir dor, quando a polpa está necrosada, que é quando o seu tecido que está lá dentro e é vascularizado, passa a morrer ou quando possui alguma fratura ou uma cárie profunda.
O que é a endodontia?
O prefixo “endo” quer dizer dentro e “dontia” faz referência a dente, então aí todo dia nada mais é do que dentro do dente, é uma área que estuda doenças ou o que acontece dentro do elemento dentário, eu é dendrontista é o especialista que faz o tratamento dessas doenças, principalmente quando se precisa realizar um tratamento de canal endodontia.
A questão, é que cada dente é diferente um do outro, ele também, varia de pessoa para pessoa e às vezes, na mesma pessoa varia de um dente para o outro, então, ele tem variações com algumas relações, como:
- Forma;
- Tamanho;
- Quantidade de raízes;
- Quantidades.
Além disso, é um espaço extremamente estreito que o endodontista tem acesso, que às vezes pode ter curvaturas grandes, então, não é possível olhar e enxergar lá dentro do dente, com clareza, por isso, o endodontista trabalha com muita radiografia periapical preço.
Basicamente, o endodontista está trabalhando com a radiografia o tempo todo, além disso, ele ainda consegue o desenvolvimento do tato e da sensibilidade, para conseguir trabalhar dentro do elemento dentário e para ter uma ideia, do que está acontecendo. O endodontista não só realiza tratamento de canal, às vezes ele também tem que realizar o retratamento endodôntico.
Isso acontece, quando o canal que foi feito, precisa ser retratado novamente, porque às vezes não é possível conseguir sucesso, pela dificuldade, pela técnica utilizada ou até mesmo pela falta de repouso do paciente.
Esse tratamento de canal é conservador, que tenta manter a parte do dente viva, principalmente em caso de traumas e acidentes, quanto o dente sai da boca, e assim, é possível colocar o dente no lugar.
Quando o endodontista é procurado?
O endodontista como foi dito, é um profissional capacitado a fazer tratamentos de canal ele deve ser procurado quando o paciente apresenta algum problema dentário, como por exemplo dente preto perto da gengiva, uma dor recorrente, quando o nervo do dente está exposto entre outros problemas.
Outro caso que é recorrente para fazer a procura do endodontista, quando o paciente apresenta uma bolinha de pus no pé do dente, então, só quem é apto e capaz de fazer o tratamento é o endodontista.
Outro fato que pode levar o paciente ao endodontista, é a fratura ou a cárie quando está muito profunda.
Como são feitos esses tratamentos?
Normalmente o tratamento mais comum do endodontista é o canal, e geralmente o paciente é anestesiado, ou especialista faz abertura do dente e quando é vivo, o endodontista remove a polpa, irriga, limpa e coloca o material específico.
Quando está necrosado, não é possível encontrar esse tecido lá dentro, só é possível encontrar as bactérias.
Então, o especialista irá irrigar e limpar, em alguns casos pode mesmo ter pus, isso faz com que o profissional não consiga realizar todo o tratamento em uma sessão só, precisando de alguma medicação dentro do dente ou até mesmo via oral.
Após o tratamento o paciente pode ter uma sensibilidade para mastigar, com e o dentista poderá indicar o uso de analgésicos ou até mesmo um anti-inflamatório, para evitar essa sensibilidade e fazer com que o paciente tenha um bom desenvolvimento.
É importante o tratamento do endodontista, porque muitas das vezes ele salva o dente do paciente, e faz com que não precise da extração dentária mas, se for o caso, é importante que o paciente procure um dentista especialista em implantodontia, para repor o dente perdido.