Desafios dos negócios B2B
Veja os principais desafios para empresas B2B, e por qual razão buscar um relacionamento com o cliente pode ser o grande diferencial
Negócios Business to Business (B2B) são aqueles que têm como clientes outras empresas. Ou seja, não vendem seus produtos ou serviços diretamente para o consumidor, mas sim para outros negócios.
Por terem essa configuração, têm também desafios específicos ao lidarem com outras empresas. Saber como fidelizar clientes de B2B é uma das maiores dificuldades, pois é preciso pensar tanto na experiência quanto no valor agregado do seu serviço.
Um exemplo de como fazer isso são as viagens de negócios, para que as empresas conheçam a fundo o serviço. Porém, existem muitos outros desafios que as companhias B2B precisam vencer para se manterem no mercado com cada vez mais relevância. Entenda mais sobre o tema!
Os principais desafios para o B2B
Os negócios B2B costumam ter desafios muito diferentes e únicos dentro dessa modalidade. Isso porque trabalham diretamente com e para outras empresas, que também têm foco em crescimento e faturamento.
Sendo assim, precisam apresentar soluções certeiras e bem construídas para não perderem clientes e conseguirem construir uma evolução sustentável a longo prazo. Entre os principais desafios que negócios B2B enfrentam é possível citar:
Nível de concorrência
O mercado B2B é um dos mais competitivos dentro de qualquer setor. Isso porque as soluções oferecidas para problemas que grandes players têm podem ser buscadas de diferentes maneiras.
Com a ascensão da tecnologia, essa concorrência aumentou. Hoje, grande parte dos negócios B2B oferecem soluções tecnológicas para resolver um problema de outra empresa.
O problema é que essas soluções acabam sendo oferecidas também pelos concorrentes. Com isso, é preciso ter um grande diferencial competitivo para conseguir se colocar no mercado de maneira mais abrangente.
Oferta de valor
Sem dúvidas, o maior diferencial competitivo que uma empresa focada em B2B pode oferecer aos seus clientes é o valor retornado. Ou seja, o quanto essa outra empresa irá ganhar ou economizar ao utilizar o seu serviço.
A oferta de valor também pode ir além do dinheiro em si. Por exemplo, se o serviço é de difícil integração, isso pode afastar as empresas, pois terão que investir em mudanças na estrutura tecnológica ou em treinamento.
Por outro lado, se já é oferecida a integração com a venda do serviço, isso pode economizar tempo da empresa e atrair mais clientes. Descobrir quais são os pontos que afastam os clientes e o que pode ser feito para combatê-los é essencial em um negócio B2B.
Tomada de decisão
Relacionada com a oferta de valor, a tomada de decisão é uma etapa muito importante entre a empresa e o cliente. Esse é um processo que merece atenção, pois é o primeiro passo para a fidelização desse cliente. Um ponto muito importante sobre a tomada de decisão é que essa etapa é muito diferente dos negócios B2C.
Enquanto os consumidores tendem a tomar a decisão de compra de maneira rápida, geralmente ligada a gatilhos de consumo, no B2B essa decisão é feita com base no retorno por investimento.
Por isso a importância de realmente mostrar a oferta de valor de maneira clara, para que o cliente tome sua decisão baseada em seu retorno. Todo processo que envolve outras empresas tem como base as finanças.
Importância do relacionamento com o cliente
Um ponto extremamente importante para negócios B2B é manter esses clientes conquistados. Além de retornar o investimento, também é preciso buscar uma relação positiva com eles.
Isso porque, mesmo no B2B, é preciso sempre construir uma experiência positiva para o cliente, o que muitas vezes vai além do retorno financeiro. Por exemplo, oferecer soluções adicionais a esse cliente pode aumentar o valor entregue do serviço, mantendo-o fidelizado.
Outro ponto importante é a proximidade com o negócio. Ou seja, estar presente, seja a distância ou fisicamente, na empresa do cliente, entender suas necessidades e mudanças. A partir disso, oferecer coisas diferenciadas a eles.
Encontrar parceiros confiáveis, organizados e com oferta de valor é um desafio para toda e qualquer empresa do mercado B2B. Por isso, quem investe em oferecer uma boa relação com o consumidor pode sair na frente.