Conheça as diferenças entre os tipos de manutenção existentes
A tecnologia pode ser uma grande aliada no seu negócio. No entanto, é necessário que as máquinas estejam funcionando corretamente. Descubra como manter esse processo
Nos últimos anos, a tecnologia vem se expandido gradativamente. Em alguns casos, mais rapidamente que os especialistas previam, especialmente com a pandemia da Covid-19.
Dessa forma, ela tem sido usada em várias empresas, como mão de obra ou para auxiliar seus operadores a realizarem suas tarefas com maior precisão. Em alguns casos, máquinas eletrônicas têm substituído operadores, inclusive no ramo alimentício, como totens nas lojas de fast food ou robôs que montam seu sorvete.
No entanto, para estarem funcionando, é necessário que as máquinas passem por um processo de manutenção. Muito se debate sobre qual é a melhor, se a manutenção preditiva, preventiva ou a corretiva. Confira mais sobre cada uma e qual é a melhor para seu negócio.
A importância da manutenção
Além de manter a empresa funcionando, a manutenção pode prevenir possíveis acidentes envolvendo os seus funcionários. Além disso, com uma boa máquina, o processo poderá ser mais rápido e cria-se um ambiente pacífico e harmonioso, visto que, com o número crescente de pessoas diagnosticadas com ansiedade, será uma preocupação a menos para o colaborador. Com as máquinas funcionando corretamente, a quantidade e qualidade do trabalho da sua empresa poderá crescer cada vez mais.
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva é considerada a mais cara da indústria. Isso porque o procedimento é realizado quando a máquina sofre algum dano. Ou seja, a máquina é usada até quebrar para ser feita a manutenção ou substituição, o reparo de emergência, podendo atrasar a produção e criar outros imprevistos no processo.
Manutenção Preventiva
Algumas empresas preferem ter manutenções periódicas em seus equipamentos, a fim de que sejam substituídos alguns itens e, dessa forma, o equipamento possa continuar funcionando. Essa é a manutenção preventiva, porém não muito recomendada por especialistas, visto que o procedimento acontecerá com ou sem necessidade, podendo ter um gasto desnecessário.
Manutenção Preditiva
Considerada a forma mais correta de manutenção, a manutenção preditiva é o procedimento mais econômico financeiramente. Isso se dá porque a manutenção identifica o equipamento que está no começo do defeito, o tempo de vida útil da máquina e seu desempenho. Assim, quando seu desempenho cair, o técnico poderá achar o problema e solucioná-lo. Dessa forma, só se troca o que realmente é necessário.
Manutenção Detectiva
A manutenção detectiva tem como proposta proteger as máquinas e equipamentos, identificando falhas iniciais, prevenindo que possíveis acidentes possam ocorrer, além de minimizar os desgastes que o equipamento pode adquirir com o frequente uso.
O procedimento é um dos mais indicados para garantir a segurança dos funcionários, pois investiga também falhas ocultas ou não visíveis com facilidade. O mais indicado para descobrir possíveis falhas é a limpeza profunda do equipamento.
Mas afinal, qual é a melhor manutenção?
Cada empresa decide a manutenção que melhor se encaixa em seu fluxo de trabalho. Afinal, depende do processo de trabalho de cada estabelecimento e de seu fluxo e tipo de equipamento. Alguns equipamentos necessitam de uma maior frequência na manutenção. Há equipamentos mais perigosos, que podem fornecer maior risco de vida aos funcionários.
Todos esses pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor procedimento de manutenção para a sua empresa. Não tome essa decisão sozinho, ouça seus funcionários. Afinal, eles estão diariamente manuseando tais equipamentos e podem conhecer um pouco sobre o tempo de vida útil da máquina e do processo. Além disso, nessas conversas, você pode descobrir um processo que não está sendo efetivo para a empresa.