Comparação de fundos: como fazer?
Se você é um investidor mais experiente sabe que cada detalhe faz toda a diferença, e se você está começando no ramo, é preciso entender que é necessário buscar sempre o que é melhor para o seu bolso, dessa forma, é preciso sempre avaliar todas as suas opções de investimento, entender melhor sobre a sua carteira e definir aquilo que pode ser mais rentável.
É exatamente nesse ponto que entra o que chamamos de comparação de fundos, quem quer se dar bem no mundo dos investimentos não pode seguir apenas achismos ou intuições, é preciso muitas vezes apostar no seguro e fazer escolhas que sejam mais conscientes do que as mais arriscadas.
Todo bom investidor tem uma boa educação financeira, estudos de investimentos e dados para guiar as suas decisões, esse é um trabalho árduo como se fosse uma terraplenagem, sendo assim, é preciso entender os riscos e compreender quais são os melhores fundos para a sua empreitada.
Mas por mais que seja tão importante, muitas pessoas não sabem ao certo como fazer a comparação de fundos, afinal, como entender qual o melhor fundo de investimento de acordo com o que você está buscando?
No texto de hoje, separamos algumas dicas cruciais que vão te ajudar a fazer a comparação de fundos de forma muito mais otimizada e consciente, bora conferir? Então vamos lá!
Qual a importância de comparar seus fundos de investimento?
Quem realiza investimentos com uma certa frequência sabe a importância de sempre estar agindo da forma correta, se você é daqueles que acaba opinando de forma frequente ou que acredita que todos seus investimentos podem ser feitos baseados em sorte ou achismos, então você não é um investidor.
Para poder investir da forma correta, é preciso de todo um estudo por trás, um conhecimento amplo e uma boa educação financeira para encontrar as melhores oportunidades de mercado, e seguir aquilo que pode dar melhores resultados para o seu bolso.
Dessa forma, você deve ter de forma primordial, uma carteira de investimentos sólida, com aplicações confiáveis e que irão te dar um bom retorno financeiro, sabemos que muitas vezes, o mundo dos investimentos é feito de riscos e palpites, mas é preciso seguir o caminho considerado mais seguro.
Por tanto, a comparação de fundos é tão importante justamente a toda essa segurança que ela fornece, encontrar as melhores oportunidades é uma ferramenta obrigatória para quem de fato quer fazer sucesso.
Compare fundos da mesma categoria
Para começar a sua comparação de fundos da maneira certa a primeira coisa que deve colocar na sua cabeça é: você necessita comparar os fundos da mesma categoria, assim como em uma distribuidora de peças para panela de pressão os modelos tem que ser separados pela ordem correta, aqui os fundos devem ter sua colocação de acordo com suas categorias.
O grande erro que muitos investidores cometem, é querer misturar fundos de categorias diferentes, como um de renda fixa comparado a um de ação, por exemplo, isso não pode acontecer em hipótese alguma.
Se você fizer isso, provavelmente está buscando rentabilidade e é claro que os fundos de ação irão se destacar, mas quem afirma que esse é o tipo de fundo mais indicado para a sua carteira?
É preciso fazer a comparação de acordo com o próprio estilo de cada fundo, sem fazer misturas ou colocar todos os fundos em um só local, lembre-se que eles são diferentes, atuam de forma diferente, e é preciso separá-los para entendê-los melhor, então aborde cada um na sua devida categoria.
Tenha uma boa estratégia de investimento
Outro ponto importante para realizar a sua comparação é ter uma boa estratégia de investimentos, quem atua com o mercado financeiro sabe que um bom planejamento pode ser o grande divisor de águas que separa o sucesso do fracasso.
Aqui neste caso, você sempre deve escolher o investimento considerado mais adequado de acordo com as suas necessidades, já imaginou errar a quantidade de cotas adquiridas, e expor a sua carteira além do necessário ao dólar? Essa situação pode virar um pesadelo, certo?
Então monte um bom plano e saiba exatamente a quantia de dinheiro que você quer investir em cada investimento, caso ache melhor, também é possível dividir de acordo com suas opções e categorias disponíveis.
O ideal é manter sua carteira balanceada e uma ótima estratégia é sempre entender qual caminho você vai seguir antes de tomar qualquer ação, lembre-se, dê um passo de cada vez, assim como é preciso realizar a instalação de painéis elétricos antes de acender uma luz, é necessário criar uma boa estratégia antes de escolher seus fundos.
Sempre leia o prospecto
O prospecto é o local onde ficam todas as informações referentes ao fundo, para onde seu dinheiro irá, o que ele fará com ele, e alguns outros detalhes que são considerados relevantes dentro de qualquer investimento.
Então para te ajudar a entender melhor qual o fundo deve ser escolhido, é necessário sempre ler o prospecto e coletar mais informações sobre os seus investimentos, procure saber o destino do seu dinheiro, e faça uma boa pesquisa de cada uma das suas opções.
Esse comparativo do prospecto pode te dar um bom guia para onde irá as suas finanças, se o seu investimento é promissor ou não, e também ajuda a ter mais confiança em seguir o caminho certo.
Compare o histórico de rentabilidade
Por fim, você deve comparar qual o histórico de rentabilidade de cada um dos fundos nos quais você quer realizar a comparação, procure fazer uma pesquisa aprofundada e verifique o seu histórico de maneira completa.
Veja como eles estão rentáveis, desempenho recente, e separe todos os detalhes necessários, é sempre importante que a pesquisa seja feita de acordo com as suas categorias e que siga todos os outros passos que listamos acima.
Não se esqueça de colocar as informações em um local seguro como um envelope awb e ber no final de tudo, quais fundos podem ser mais benéficos e podem trazer os melhores resultados para você.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.