Como montar e decorar um terraço?
Ambiente é ótimo para receber pessoas em casa, ou relaxar sem a necessidade de sair
Seja para tomar um sol no fim de semana, ou receber amigos e família para um jantar ao ar livre, ter um terraço em casa é considerado um luxo atualmente. Seja revestido com porcelanato para receber uma piscina de vinil, ou com piso de madeira para dar um visual mais elegante ao espaço, o terraço merece uma atenção extra na hora da decoração.
Em cidades como São Paulo, encontrar um apartamento ou até mesmo casa com terraço não é uma tarefa fácil, já que os preços de imóveis com essa configuração costumam ser altos. Mas para quem teve a sorte de encontrar o local perfeito, nada melhor que decorar e deixar tudo com a sua cara para aproveitar ao máximo.
Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como planejar um terraço ou decorar o já existente, considerando utilização da área, os melhores materiais, manutenção e cuidados, entre outros. Confira!
Revestimentos e pisos
O terraço é uma área externa do apartamento ou casa, portanto fica exposto à luz solar, ventos, geadas e chuvas. Por isso, é de extrema importância fazer a escolha de revestimentos e pisos de acordo com o tipo do terraço.
Caso ele seja coberto, é possível escolher pisos de madeira, granito ou concreto, que adicionam um visual mais contemporâneo ao espaço e conversam muito bem com tapetes e móveis dos mais variados estilos.
Para terraços abertos, optar por pisos frios e porcelanatos é ainda melhor, pois em dias de chuva ou após a lavagem, basta direcionar o excesso de água para o ralo, deixando que o piso seque naturalmente.
Móveis e nichos multiuso
O terraço da casa é um ambiente propício para receber pessoas em diversas ocasiões, além de poder integrar a área de serviço em apartamentos de tamanho reduzido. A decoração com móveis para este espaço pode ser composta pelos mais variados estilos, desde bancos e mesas de madeira, criando um ar mais natural, até cadeiras e assentos de design mais artsy.
E se a sua intenção é usar o terraço como área de serviço, adicionar nichos empilhados ou fixados na parede é uma forma de manter produtos de limpeza em ordem, criando uma decoração mais casual e urbana.
Jardim vertical
De fácil manutenção e adaptação a terraços de todos os tamanhos, o jardim vertical é uma das melhores formas de decorar e trazer natureza para o espaço. Você pode tanto fazer uso de pallets e bases de madeira para fixação na parede, quanto montar pergolados cobertos por folhagens e plantas suspensas.
Um jardim vertical pode ser composto de diferentes vasos plantados, ou diretamente em bases de manta e musgo, que acumulam a umidade necessária para a alimentação das plantas.
Área gourmet
O terraço ou varanda gourmet já virou padrão em muitos empreendimentos recentes, integrados à sala de jantar ou independentes. Aqui vale tanto incluir itens como churrasqueiras e móveis rústicos em madeira, quanto ilhas centrais e bancadas multiuso de acordo com a área útil do espaço.
Terraço molhado
E para quem tem espaço de sobra e quer aproveitar cada segundo do terraço em dias quentes, optar por incluir uma piscina de piso ou banheira é a opção perfeita. Neste caso, é válido pensar no tipo de piso, para evitar acidentes por escorregamento, proliferação de mofo e infiltração no andar inferior.
Também é possível adaptar o terraço molhado com jardim ao redor da piscina, deixando o ambiente ainda mais natural e relaxante para curtir sozinho, com os amigos ou família.