Como criar um site em 6 passos
Em plena ascensão da era digital, uma empresa que não conta com um site e que não está presente no mundo online dificilmente terá sucesso em seus negócios.
A estimativa nesses casos é que ela acabe sendo esquecida pelas pessoas e que vá à falência em pouco tempo por não querer se adaptar às novas tecnologias.
A criação de um site é o primeiro passo ideal para um negócio que decidiu se modernizar e se comunicar com o seu público através de canais digitais.
Mesmo que fazer um site pareça difícil, qualquer pessoa pode criar um para seu negócio de serviços de envidraçamento de sacada pequena, por exemplo.
Pensando nisso, o presente artigo será apresentado com o intuito de dar algumas dicas para quem deseja criar seu site e para falar sobre a importância de ter um site profissional.
Dicas para a criação de um site
A criação de um site exige um bom planejamento e muita atenção, porém ao seguir as dicas certas o processo tende a se tornar muito mais simples, algumas delas são:
1. Conhecer bem o público-alvo
Oferecer um bom produto ou serviço para que o negócio tenha sucesso é algo essencial, porém existem outros cuidados que também devem ser levados em conta na criação de um site.
Muitas companhias acabam cometendo um erro comum na hora dessa criação, que é de não levar em conta as necessidades, desejos e perspectivas do público, ou seja, conhecê-los.
Conhecer o público e usar estratégias para isso, como a criação de personas, ajuda muito o negócio que oferece aula de trânsito para habilitados, por exemplo.
Auxilia a garantir que o site apresentará as melhores soluções para o público e que ele atenderá cada uma das suas necessidades relacionadas ao que oferece.
2. Definir o orçamento para criar o site
Depois de conhecer bem o público-alvo, é a hora de estudar, analisar, verificar e decidir qual será o orçamento investido para a criação do site.
Existem muitos projetos de sites que acabam dando errado porque não tem um orçamento pré definido, o que leva a gastos exorbitantes e prejuízos.
Por isso, é essencial manter os custos baixos no início até poder definir exatamente qual o orçamento válido para a ação desejada.
O custo da criação de um site que oferece serviços gerais terceirizados vai depender de uma série de fatores, mas eles podem ser definidos através de uma pesquisa geral. Algumas das coisas que devem ser pagas em um primeiro momento são:
- Taxas da plataforma de venda;
- Compra do domínio;
- Certificado SSL;
- Hospedagem do site.
Gastar muito pode levar ao fracasso do projeto e, por isso, um orçamento pré-estabelecido ajuda a conhecer os gastos e tudo que será necessário para o processo dar certo financeiramente.
3. Escolher um domínio disponível
O próximo passo é escolher e fazer o registro do domínio. Essa decisão é essencial, pois é a maneira que as pessoas vão ter para se lembrar do site.
Isso porque o domínio é o endereço que aparece na parte superior da tela, ou seja, a porta de entrada para o site que vende saco para embalar cesta basica.
Um site deve ter seu próprio nome e seu próprio domínio, pois ter um domínio gratuito pode ser restritivo para a maioria das empresas.
Algumas regras devem ser levadas em consideração na hora de escolher o domínio, um exemplo é que ele deve ter o nome da empresa, como “nomedaempresa.com.br”.
4. Elaborar as páginas do site
Um site de vendas de qualidade sempre vai possuir páginas específicas que são feitas para aspectos distintos de um negócio.
Além de ter a página inicial, o usuário pode se deparar com catálogos que detalham bem os produtos ou serviços da empresa, ou até mesmo com a seção do blog.
O número de páginas depende muito do negócio. Uma empresa pequena e segmentada somente pela sua região usará no máximo dez páginas.
Já uma loja online que vende um catálogo grande de produtos e atende inúmeras regiões do país ou até mesmo do mundo, será necessário mais algumas.
No entanto, o crucial nesse caso é priorizar a experiência dos potenciais clientes levando para eles informações altamente relevantes e atuais para ter resultados positivos.
Um bom site conta com algumas páginas principais como a página inicial, informações sobre a empresa, página de produtos ou serviços, carrinho de compras, feedbacks de clientes antigos, perguntas frequentes e informações de contato.
Essas e algumas outras são essenciais para que um site seja completo e não falte nenhuma página para que o usuário conheça a empresa e seus processos.
5. Usar técnicas de SEO
Garantir que o site se mantenha na primeira página do Google e de demais buscadores é essencial para gerar mais leads para o negócio que vende rede protetora para varanda.
E, para ajudar nisso, é viável aplicar as principais táticas e técnicas de SEO para páginas do Google, o SEO (Search Engine Optimization) pode ser traduzido como otimização para mecanismos de busca.
Nele, é preciso escolher boas palavras-chave, que sejam relevantes para o nicho que a empresa atua e para os potenciais clientes da marca.
Além disso, nele é apoiado o uso de links internos, verificação de velocidade de carregamento das páginas, boa produção de marketing de conteúdo e muito mais.
6. Fazer testes antes de iniciar as vendas
Depois que o site estiver pronto e antes de anunciá-lo em todos os canais de comunicação que a marca tem, é fundamental garantir que ele está funcionando como deve.
Cada página deve ser verificada e cada recurso que elas tiverem devem ser testados, além de garantir que elas funcionem em navegadores como o Chrome, Explorer e outros.
É imprescindível verificar como as imagens aparecem nesses navegadores e que os links estejam descritos da maneira certa.
Além disso, o site deve ser exibido da forma correta em todos os dispositivos, incluindo os móveis como celulares, tablets e notebooks.
A versão mobile pode ajudar a aumentar muito o ranqueamento de um site que oferece serviços de martelinho de ouro funilaria e levá-lo às primeiras posições em buscadores como o Google.
Esses e outros cuidados acabam levando um número menor de reclamações dos visitantes que poderão usar os recursos do site de maneira eficiente.
Entenda a importância de um site profissional
O ponto principal que mostra a importância de uma empresa ter um site profissional é o fato das pessoas levarem muito mais em conta marcas que estão presentes na internet.
Nos dias de hoje, a maioria dos consumidores pesquisam por produtos ou serviços na internet antes mesmo de fazer a compra deles.
Por isso, um negócio que não conta com o seu próprio site está perdendo muitas oportunidades de alcançar mais pessoas e vender mais.
Mesmo que as pessoas não comprem o produto através do site, elas vão ao menos procurar por lojas físicas que podem encontrá- los.
Existem algumas vantagens que mostram ainda mais a importância de um negócio que trabalha com sistema de despoeiramento filtro manga ter um site profissional, algumas delas são:
Maior credibilidade para o negócio
Um site profissional é importante, pois ajuda a levar uma credibilidade muito maior para a imagem do negócio.
Quando as pessoas não encontram um site daquilo que procuram acabam achando que o negócio é amador e sem credibilidade em seu mercado.
Ao estabelecer uma reputação positiva a marca ganha uma série de vantagens que ajudarão em diversos pontos distintos.
Maior competitividade no mercado
Um site além de levar credibilidade ao negócio ajuda a aumentar a sua competitividade no mercado, levando a impressão da empresa ser maior do que é.
A vantagem nisso é que o tamanho da empresa não importa na internet. Uma marca pequena pode se destacar muito mais do que uma grande organização.
Ou seja, quando o negócio é pequeno é mais importante ainda que ele conte com a criação de um site profissional que vende curso de teclado avançado.
Maior número de vendas
Um negócio que não tem vendas ou que vende menos do que é gasto para mantê-lo está condenado ao fracasso e à falência.
Um site permite a venda de produtos ou serviços de manhã, tarde, noite e até mesmo de madrugada, ou seja, permite que a loja funcione 24 horas por dia.
Isso leva a uma possibilidade de aumentar as vendas, levando mais lucro ao negócio e mantendo o sucesso esperado.
Considerações finais
Um site deve ser projetado da melhor maneira possível com um visual profissional e com informações que sejam relevantes para os leitores.
Para isso, não é necessário ser um profissional no assunto, pois, ao seguir boas dicas de criação de um site, qualquer pessoa pode criar o seu e ter êxito nessa estratégia.
Usando ferramentas próprias para isso, o processo também se torna muito mais simples do que as pessoas imaginam que seja.
Ao criar um site, qualquer negócio pode ganhar mais credibilidade e mais confiança não só dos seus clientes, mas dos clientes em potencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.