Atividade física para perder peso e melhorar o estilo de vida
A atividade física é definida como qualquer movimento que exija trabalho muscular e consumo de energia superior a um estado de repouso.
Caminhar, correr, dançar, nadar, praticar ioga ou jardinagem são bons exemplos de atividade física, ou seja, movimentos e práticas que podem melhorar a saúde de quem os pratica.
O exercício físico, por outro lado, é um tipo de atividade física planejada e estruturada: levantar pesos, praticar aeróbica ou um jogo de equipe são exemplos de exercícios.
A atividade física faz bem para a saúde de todo o corpo, mas este artigo foca especificamente os benefícios para o coração e os pulmões, além de dar dicas para iniciar e manter o corpo ativo.
No entanto, é importante lembrar que a atividade física é apenas um aspecto e inclui um estilo de vida saudável para o coração:
- Adotar uma alimentação saudável,
- Alcançar um peso corporal adequado,
- Gerenciamento de estresse,
- A abolição do tabagismo.
Muitas pessoas pensam que a única razão válida por trás das campanhas que defendem a necessidade de atividade física regular é manter um peso saudável, mas não é bem assim; para quase todas as pessoas a energia gasta durante a actividade desportiva é, no máximo, menos de metade da gasta pelo metabolismo e, mesmo se considerarmos que a substituição da massa gorda por massa magra permite um aumento da taxa metabólica basal, esta continua a ser uma pequena fracção do gasto energético total do organismo.
30% das pessoas sedentárias com peso normal têm o mesmo risco de ataque cardíaco ou derrame que as pessoas com sobrepeso.
Um estilo de vida sedentário pode, portanto, anular os potenciais benefícios cardíacos do controle de peso, enquanto basta praticar pequenas atividades para manter a forma, visando substituir o tempo gasto na posição sentada por atividade física.
Para fãs de esportes: Não deixe de conferir o melhor site de apostas esportivas do Brasil, a 22Bet. Não perca mais tempo, faça seu cadastro e tenha muitos benefícios.
No entanto, é bom lembrar agora que quanto mais ativo você for, maiores serão os benefícios para o corpo,mas pouca atividade física é sempre melhor do que nenhuma.
Benefícios da atividade física
A atividade física tem vários efeitos na saúde que afetam pessoas de todas as idades, etnias e gêneros .
Por exemplo, a atividade física ajuda a manter um peso corporal correto e facilita a realização de tarefas diárias, como subir escadas e fazer compras.
Adultos fisicamente ativos correm menos risco de depressão e diminuição da função cognitiva à medida que envelhecem (as funções cognitivas são pensamento, aprendizado e julgamento). Crianças e adolescentes fisicamente ativos podem ter menos sintomas de depressão do que seus pares (mesmo uma única sessão ocasional de atividade física pode reduzir a ansiedade e o estresse, embora com eficácia obviamente limitada ao longo do tempo).
A atividade física também reduz o risco de várias doenças, como doenças coronarianas , diabetes e câncer .
Vários estudos demonstraram os claros benefícios da atividade física no coração e nos pulmões.
A atividade física fortalece o coração e melhora a função pulmonar.
Atividade física moderada a vigorosa regular fortalece o músculo cardíaco. Isso melhora a capacidade do coração de bombear sangue para os pulmões e a circulação. Como resultado, mais sangue flui para os músculos e os níveis de oxigênio circulante aumentam .
Os capilares, os pequenos vasos sanguíneos do corpo, também se dilatam. Isso permite que mais oxigênio seja entregue às células e uma remoção de resíduos mais eficaz.
Em pessoas já com doença cardíaca coronária, a atividade aeróbica regular ajuda o coração a funcionar melhor e pode até reduzir o risco de recorrência em alguém que já sofreu um ataque, mas a atividade aeróbica vigorosa pode não ser segura nesses indivíduos . Peça conselhos ao seu médico sobre o tipo e a quantidade correta de exercício para a sua saúde.