Como utilizar o storytelling para criar uma conexão com seus clientes
Contar histórias é uma das habilidades mais antigas da humanidade. Desde os primórdios da civilização, as histórias eram passadas de geração em geração, transmitindo valores, tradições e experiências.
Com o passar do tempo, isso evoluiu e se transformou em uma técnica poderosa para conectar pessoas, marcas e ideias. Essa técnica é conhecida como storytelling. Então, é correto afirmar que até uma empresa de caldeiraria e montagem industrial pode tirar proveito deste conceito. Quer saber como? É só seguir com a gente!
O que é storytelling?
Como mencionado acima, o storytelling é uma técnica de comunicação que utiliza histórias para transmitir uma mensagem ou ideia. Ela engaja o público por meio de uma narrativa que conecta emocionalmente as pessoas.
Utilizado em diversas áreas, como marketing, publicidade, cinema, literatura, política, entre outras, é uma forma de contar uma história que seja relevante e impactante para o público. Vale ressaltar que a técnica tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas para contar suas histórias e se conectar com o público.
Certamente você já acompanhou algumas delas com a Coca-Cola, Apple, Nike, entre outras, que fizeram campanhas de marketing e, além disso, criaram uma conexão emocional com os consumidores e transmitiram seus valores e visão de mundo.
Comparativamente, isso é tão imprescindível quanto uma escova de vedação para isolar o ambiente interno, evitando a passagem de luz, ar, som, poeira e outras substâncias externas.
Além das empresas, o storytelling também é utilizado na política, para transmitir ideias e valores. Um dos exemplos mais claros se deu com o ex-presidente americano Barack Obama. Durante suas campanhas, Obama utilizou histórias pessoais para se conectar com o público e transmitir suas ideias e valores.
O storytelling também é muito utilizado no cinema e na literatura. Filmes como Star Wars, O Senhor dos Anéis, Harry Potter, entre outros, utilizam o storytelling para criar universos imaginários e contar histórias épicas.
Já na literatura, autores como J.K. Rowling, J.R.R. Tolkien, George R.R. Martin, entre outros, utilizam o storytelling para criar mundos fantásticos e personagens cativantes.
Como utilizar o storytelling para criar uma conexão com seus clientes
Já explicamos o que é storytelling e demos exemplos pontuais de empresas que utilizam essa ferramenta para se aproximar de seus clientes e, consequentemente, aumentarem os seus lucros.
E a partir de agora, você terá a oportunidade de saber como fazer exatamente isso, ou seja, criar essa conexão dentro de sua marca, seja ela do setor de moda ou de instalação de painéis elétricos.
Conheça sua audiência
Antes de começar a criar histórias, é importante conhecer bem o público-alvo da sua marca. Você notará que conhecer a audiência é uma máxima ao longo do tempo, principalmente se estiver lidando com o marketing.
Qual é a idade, gênero, classe social e estilo de vida dos seus clientes? Quais são seus valores e interesses? Quanto mais você souber sobre sua audiência, mais fácil será criar histórias que realmente ressoem com eles.
Conte histórias autênticas
O storytelling não é sobre inventar histórias fantásticas (apenas), mas sim sobre contar algo real e autêntico, que reflita os valores e a missão da sua marca. Isso fará com que seja como um terminal elétrico, conectando o leitor e interessado ao seu catálogo ou serviço.
Procure histórias que sejam envolventes ou que revelem como sua marca impacta positivamente a vida das pessoas. É difícil? Pode até parecer, mas verá que essa assertividade mudará tudo.
Crie personagens cativantes
Personagens cativantes são fundamentais para uma boa história. Eles devem ser bem desenvolvidos e ter características que os tornem memoráveis e facilmente identificáveis, que podem ser inspirados em seus próprios clientes ou em pessoas que você admira.
Entenda que, por exemplo, um personagem como Frodo, de O Senhor dos Anéis, só funciona com a gente porque ele tem uma construção e características muito reconhecíveis aos nossos olhos.
Use emoções
As emoções são fundamentais para criar uma conexão emocional com seus clientes. Procure histórias que despertem emoções positivas, como alegria, empatia, esperança ou inspiração.
Lembre-se de que as pessoas tendem a lembrar mais facilmente daqueles episódios que as fazem sentir algo. De nada adianta falar sobre algo ‘frio’ e sem graça. Vá fundo e desperte tudo que há de bom no coração das pessoas.
Conte histórias em diferentes formatos
O storytelling não precisa se limitar a um formato único. Você pode contar histórias em diferentes formatos, como vídeos, imagens, infográficos ou até mesmo eventos ao vivo. Procure aquele que melhor se adapte à sua mensagem e à sua audiência.
Ainda mais hoje em dia, com tantas facilidades e ferramentas para ajudá-lo nessa criação! E se não se sente preparado, invista um dinheiro para a contratação de um profissional do setor.
Com todos esses detalhes colocados em pauta, é mais fácil compreender que o storytelling se fortalece a cada dia. Use a criatividade e molde a sua história ainda hoje.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.