Telegram: Por que um médico deve investir?
Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens que tem o objetivo de entregá-las de forma segura e rápida. Está presente no cotidiano de muitas pessoas e os médicos podem utilizá-lo para se conectar com os pacientes.
No ano de 2020, esse aplicativo de mensagens alcançou 400 mil usuários mensais, e de acordo com a própria empresa, é o recurso mais baixado em cerca de vinte países, com um ritmo de crescimento muito acelerado.
A plataforma é como se fosse um SMS que combina e-mail, e por isso consegue atender a todo tipo de necessidade em relação às mensagens pessoais e de negócios.
Os usuários também podem fazer chamadas de voz e todos os recursos possuem criptografia de ponta a ponta. Assim como vários tipos de negócios utilizam o Telegram para se comunicar com os clientes, outros segmentos também podem.
Médicos e demais profissionais da saúde têm a oportunidade de usar esse recurso para estabelecer uma comunicação mais rápida com os pacientes e aproveitar vários benefícios para a vida profissional.
Para aprofundar mais o assunto, este artigo vai explicar o que é Telegram, quais são os recursos desse aplicativo, as vantagens de utilizá-lo e como um médico pode explorá-lo.
O que é Telegram?
Telegram é um recurso que foi criado em 2013, sendo um aplicativo de mensagens com foco em segurança e velocidade, com funcionamento simples e gratuito.
É possível utilizá-lo em todos os dispositivos e as mensagens são sincronizadas nos celulares, tablets e computadores. Possui armazenamento em nuvem, proteção de dados e agilidade, permitindo criar grupos de até 200 mil participantes.
Uma clínica de ninfoplastia laser também pode criar canais de transmissão com audiência ilimitada, além de enviar diferentes tipos de mensagens, como:
- Fotos;
- Figurinhas;
- Arquivos em PDF;
- GIFs.
A maior vantagem desse aplicativo é que ele já seguia a Regularização Geral de Proteção de Dados europeia desde 2018, e por isso já estava preparado quando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil.
O médico pode criar grupos com os pacientes para enviar mensagens de maneira muito mais segura e otimizar a comunicação.
Os recursos principais do Telegram
O aplicativo oferece recursos interessantes para os usuários, e um deles é a possibilidade de migrar números de telefone ou adicionar um segundo número à conta.
O usuário pode alterar o número de telefone sem perder os contatos ou incluir um segundo número em sua conta do Telegram.
Outra funcionalidade é a opção de esconder o “visto por último” apenas de contatos específicos, e ao ativar essa função, o status do usuário só será mostrado para pessoas selecionadas e sem exibir o último horário de acesso ao aplicativo.
Para não incomodar os destinatários, um centro de diagnóstico laboratório veterinário pode enviar mensagens sem som e sem notificação.
Para enviar textos silenciosos, basta escrevê-los e antes de enviar, apertar e segurar o botão de envio ao invés de apenas tocá-lo, então, o usuário deve selecionar a opção “enviar sem som”.
Para os profissionais, uma boa vantagem é programar o envio de uma mensagem, podendo escolher o dia e o horário específico em que o texto será enviado ao destinatário.
Outro recurso que os usuários gostam muito são os bots que podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa para criar enquetes, lembretes, mensagens automáticas, encontrar GIF e jogar.
Além disso, essa ferramenta também permite estabelecer conversas por meio de um chat secreto, onde as mensagens têm um tempo de autodestruição dos itens enviados.
Também é possível receber notificações de capturas de tela e mensagens que foram apagadas, e para ativar o modo, basta acessar o menu à esquerda para selecionar a opção “novo chat secreto” e escolher o contato para iniciar a conversa.
Vantagens do Telegram
Para os profissionais da saúde e outras empresas, como uma especializada em remoção de pacientes entre hospitais, o Telegram traz muitas vantagens, e entre as principais estão:
Melhora a relação com os pacientes
O marketing médico tem o propósito de fidelizar pacientes e construir uma relação duradoura, e para continuar o contato com as pessoas após as consultas e até mesmo encantar aquelas que ainda não conhecem o profissional, vale a pena usar o Telegram.
A jornada do paciente começa no momento em que ele procura um profissional da saúde, mas não termina quando a consulta acaba. Ele pode se esquecer do médico ou ser fidelizado, e o aplicativo de mensagens ajuda na fidelização.
Comunicação assertiva
Os participantes podem ler mensagens que chegaram antes de sua chegada em um grupo, por isso, mesmo que alguém seja incluído na conversa depois de um ano, poderá ler a primeira mensagem enviada.
Uma casa de repouso para homens pode fixar uma mensagem no topo para garantir que todos os usuários possam ler o conteúdo mais importante.
Além do mais, o uso de hashtags permite a organização da comunicação, e ao clicar, o paciente consegue ver todas as mensagens do grupo com a mesma hashtag.
Mais segurança
Supondo que o médico tenha que conversar sobre um assunto delicado com seu paciente, ele pode ativar o chat secreto, pois as mensagens podem ser programadas para se auto destruírem nos dois dispositivos.
São conteúdos que não podem ser recuperados, o que traz mais segurança, visto que o histórico não fica salvo e dificilmente outra pessoa poderá ter acesso ao que foi enviado.
Como explorar a ferramenta?
Para explorar melhor a ferramenta e aproveitar todo o seu potencial, os médicos podem trabalhar com alguns recursos. São eles:
Criar um canal
Para impulsionar a clínica ou consultório no aplicativo, uma dica interessante é criar um canal para transmitir as mensagens para audiências ilimitadas e contar com um administrador que será responsável pelas publicações.
Para criar um canal, uma clínica de homeopatia para gripe em gatos deve clicar no ícone “nova mensagem” no canto superior direito do aplicativo, e logo depois no botão “novo canal” e em seguida em “criar canal”.
O aplicativo então vai abrir uma janela, onde o usuário pode incluir uma foto, o nome do seu canal e a descrição, e são nesses campos que o médico vai colocar todas as informações sobre seu consultório.
Em seguida, basta definir se a plataforma será pública ou privada e os usuários só terão acesso ao canal por meio de um link específico, divulgado apenas quando for interesse do profissional.
Divulgar o canal
Depois de criá-lo, é necessário fazer a divulgação para todos os pacientes, deixando o link para o grupo ou canal na biografia do médico no Instagram.
Uma clínica de endoscopia para cachorro também pode usar os stories e as próprias publicações para divulgar sua presença no aplicativo de mensagens.
Outra estratégia interessante é divulgar os conteúdos de outros canais no Telegram para que eles alcancem mais pessoas.
Publicar frequentemente
Assim como acontece com outras plataformas, como no caso das redes sociais, é interessante criar um calendário de publicações para o Telegram. Ao definir essa frequência, o médico cria conteúdos com antecedência.
Também é uma forma de criar expectativas nos usuários que estão esperando a publicação. O aplicativo é uma excelente ferramenta para compartilhar informações, conteúdos exclusivos e comunicados que somente os seguidores que estão ali podem acessar.
Com isso, uma clínica de mastopexia interna consegue aumentar a curiosidade das pessoas e atrair quem realmente se interessa pelas informações.
É interessante dar dicas em áudio, texto e vídeo para descobrir qual formato funciona melhor com a audiência e sempre perguntar a preferência das pessoas.
No entanto, o médico precisa se lembrar de que os inscritos recebem notificações a cada nova mensagem, então é fundamental equilibrar a quantidade para não perturbar os usuários.
Usar no desktop
Para facilitar o cotidiano na hora de se relacionar com as pessoas pelo Telegram, vale a pena usar o aplicativo no desktop, mas ele é diferente do WhatsApp que exige uma conexão do smartphone e que ele esteja próximo ao computador.
Uma casa de recuperação para alcoólatras pode usar o Telegram de maneira independente e o profissional da saúde terá acesso às mesmas funções, mesmo que o celular esteja desconectado.
Considerações finais
A tecnologia e a internet trouxeram mais agilidade para o mundo e isso fez com que as pessoas começassem a preferir uma comunicação mais rápida e instantânea com as empresas, e isso inclui os profissionais da saúde.
O Telegram é um excelente recurso para estabelecer essa comunicação, visto que se trata de um aplicativo seguro e cada vez mais usado no mundo todo.
Variar os canais e as opções de atendimento é muito importante porque existe uma grande diversidade no modo como as pessoas se comunicam e os médicos precisam estar atentos a isso.
Dessa forma, conseguem se relacionar melhor com os pacientes, esclarecer suas dúvidas e melhorar o relacionamento com as pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.