Quais as regras básicas do vôlei?
O Brasil é conhecido para muitos como o “país do futebol”, não é segredo para ninguém que esse esporte é considerado a verdadeira paixão nacional, porém, mesmo que essa seja uma modalidade soberana em território verde e amarelo, existe outro esporte que merece nosso destaque: o vôlei.
Esse esporte está em segundo na lista dos mais populares do Brasil, ele conta com mais de 15 milhões de praticantes ativos em todo o país, sendo um jogo extremamente popular devido a sua forma mais simples e a sua versatilidade, podendo ser disputado em uma quadra convencional e até mesmo na praia.
Em termos competitivos, o vôlei também é bastante popular, possuindo diversas equipes masculinas e femininas, além de a nossa seleção nacional ser extremamente forte, consideradas em ambas as modalidades, top 5 do mundo inteiro.
Acredite, não é nenhum absurdo ver uma roupa de vôlei colocada em um manequim para loja, a popularidade desse esporte só tende a crescer cada vez mais.
E com o vôlei em alta, diversas pessoas procuram entender um pouco mais sobre essa modalidade, seja para começar a praticá-la ou até mesmo para conseguir acompanhar uma boa partida na televisão.
Se você está interessado em saber mais sobre esse esporte e quer conhecer suas regras, então vem com a gente porque no texto de hoje, iremos destrinchar todas as regras básicas do vôlei para você começar, preparado? Então arremesse a bola para o alto, engatilhe seu saque e venha com a gente ganhar com um match point.
Voleibol: o que é?
O voleibol é uma modalidade esportiva disputada por duas equipes, praticada com as mãos, e ocorre em uma quadra retangular aberta ou fechada que possui uma rede que separa ambos os times, sendo esta, colocada na linha central da quadra.
O objetivo do vôlei é fazer com que a bola encoste no chão da quadra adversária, passando por cima da rede e tocando no espaço, que é considerado do time oposto, vence quem conseguir ganhar 3 jogos em um total de 5 sets disputados, cada um é finalizado ao alcançar os 25 pontos.
O voleibol é um esporte bem antigo e tradicional, ele surgiu nos Estados Unidos no ano de 1895, e seu criador era um chefe de educação física de Massachusetts, conhecido como William George Morgan. No Brasil, o esporte foi praticado pela primeira vez em 1915 e começou a se tornar extremamente popular após a conquista da medalha de prata pela seleção masculina em 1984 nas olimpíadas de Los Angeles.
Quais as principais regras básicas?
Diferente de um serviço de galvanização eletrolítica, ou até mesmo de alguns esportes como o futebol americano, o beisebol e até mesmo o basquete, o vôlei possui um acervo de regras bem simples e fáceis de serem compreendidas.
O primeiro ponto é que cada equipe precisa ter um técnico, cada partida é constituída de 5 sets como vimos acima, e o primeiro que marcar 25 pontos é o vencedor do set, ganha o jogo quem conseguir faturar primeiro a melhor de cinco e ganhar três jogos, o único detalhe é que, caso as equipes empataram na pontuação final, com 24 a 24, então é preciso que uma delas conquiste dois pontos em cima do seu adversário para poder levar o set, sendo assim, o jogo se estende até alguém abrir dois de vantagem ( ou seja, mesmo se alguma equipe chegar a 25 pontos, ela só ganha se tiver mais de dois pontos de vantagem, como 26×24/ 27×25 / 28×26 / 29×27 / 30/28 e por aí vai).
Vale destacar que não existe tempo pré-determinado para cada set, podendo ele durar até alguém concluir essa pontuação descrita acima. Cada vez que a bola tocar no chão adversário é computado um ponto, e a partir do saque, cada equipe tem no máximo três toques na bola até passar a redonda para a quadra do outro time.
Quantos jogadores tem o volêi?
O vôlei de quadra, a modalidade mais comum a ser disputada, é composta por duas equipes de 6 jogadores cada, sendo assim, no total são 12 jogadores na quadra, mais um técnico de cada lado, e mais 6 jogadores que ficam no banco de reservas.
Já no vôlei de areia, ou vôlei de praia, o número de participantes é bem diferente, são dois em cada equipe, totalizando quatro no total e sem reservas, tornando o jogo em si, bem diferente.
Quais são os principais fundamentos?
O vôlei é um esporte que possui diversos fundamentos e conhecer cada um deles é crucial para um bom desempenho, o primeiro deles é o chamado saque, ele é quem dá origem a disputa do ponto, sendo o sacador, o responsável por jogar a bola para a quadra do aniversário, quem saca é sempre o time que acabou de fazer um ponto, em uma área delimitada e pintada por uma pistola de pintura de baixa pressão, com uma área que totaliza 9 metros de largura situada após a linha de fundo.
Depois do saque temos a recepção, esse é o movimento feito para recepcionar e amortecer a chegada de uma bola, geralmente, esse é um recurso feito com a famosa manchete ou com o chamado toque, o seu intuito é justamente receber a bola e ter o controle da posse para o seu time.
Após a recepção, temos justamente o levantamento, sendo esse o fundamento responsável por dar uma assistência, ele também costuma ser feito através do toque ou até mesmo da manchete, após levantar a bola, temos o ataque, esse é o fundamento no qual os jogadores saltam do chão, e com uma das mãos, realizam o movimento de corte, visando atravessar a rede e fazer com que a bola toque o chão adversário na área delimitada.
Para impedir que isso aconteça, o último fundamento é o chamado bloqueio, nele, o time inimigo que está se defendendo se posiciona próximo à rede formando uma linha com um, dois ou até três jogadores, que saltam visando impedir que a bola passe da rede e chegue até a sua área, caso ela passe e chegue ao chão, ponto para quem está atacando, caso passe da linha, ponto para quem defende, e caso o bloqueio bata nela e toque o solo adversário, ponto da defesa e fora dela, ponto para o ataque, já se alguém pegar a bola, recomeçamos a partir da recepção e os fundamentos são resetados.
Quais são as posições?
O vôlei diferente do futebol por exemplo, não possui posições fixas os jogadores conseguem revezar entre si durante cada ponto, sendo que a única regra é que 3 fiquem na linha de frente próximo a rede para o ataque, e três fiquem mais atrás para a linha de defesa.
Também temos o líbero, que costuma ser o jogador que fica no centro da quadra, responsável em sua maioria por recepcionar as bolas e atuar no levantamento, esse jogador não pode atacar.
Quando se cometem faltas?
Por fim temos as faltas, assim como quando um extintor é esvaziado e você precisa realizar a recarga de extintores para não tomar multas, aqui no vôlei cada um precisa respeitar as regras para não ceder pontos aos adversários.
Dentre alguns exemplos de faltas, temos os dois toques, que é quando um mesmo jogador toca na bola duas vezes consecutivas, os quatro toques, quando o time inteiro excede os três toques antes de passá-la aos adversários, o toque apoiado, que é quando um jogador utiliza outro da equipe para tocar na bola.
Por fim, ainda é possível cometer faltas por rotação, quando a mudança de jogadores citados acima não ocorre na hora certa e também da rede, caso a bola bata em cima dela ou não passe pelo espaço das duas antenas que a conecta.
Esse é o vôlei, o que achou sobre o esporte? Sentiu interesse? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!