4 erros de Copywriting que você deve evitar se quiser vender
O copywriting é uma das ferramentas mais importantes para qualquer profissional de marketing. É por meio dele que você consegue transmitir ao seu público-alvo a mensagem que deseja, de forma clara e objetiva.
No entanto, como qualquer outra ferramenta, o copywriting também tem seus erros. Por isso, é importante que você saiba quais são para evitá-los e, assim, ter mais chances de vender. Neste artigo, vamos mostrar os principais erros de copywriting que você deve evitar se quiser vender. Acompanhe a leitura!
Qual a importância do copywriting?
O Copywriting é essencial para vender qualquer produto. Afinal, é preciso comunicar com precisão a mensagem adequada para o público certo. No entanto, existem erros comuns de copywriting que muitas marcas cometem, prejudicando seu alcance e resultado de vendas. Quando se trata de vender, essa ferramenta torna-se ainda mais importante.
O erro mais comum é o uso de termos técnicos e complexos, como alguns fabricantes de EPIs costumam fazer. A linguagem do copywriting deve ser simples e direta ao ponto, pois é necessário chegar ao nível de compreensão de todos os públicos.
Além disso, você deve argumentar de forma lógica e clara, utilizando exemplos, comparações e referências para provar suas afirmações. Outro erro comum é a falta de foco e estratégia.
Se você tiver clareza sobre seus objetivos e metas, as chances de sucesso serão maiores. Cuidado para não encher seu texto com informações supérfluas. Lembre-se de ser direto e objetivo, afinal, seu único objetivo é convencer o leitor a comprar seu produto, seja ele uma bota de segurança ou um cosmético.
Por fim, certifique-se de que o seu conteúdo contenha palavras-chave relevantes e otimizadas para os mecanismos de buscas para que seu site tenha um bom ranqueamento de SEO.
Esse processo ajudará a fortalecer a presença digital da sua marca e, consequentemente, gerar mais vendas. Portanto, um bom copywriting é essencial para vender, assim é possível evitar erros simples e cuidar dos pequenos detalhes para ter sucesso.
1. Mostrar intelectualismo ao invés de sabedoria
Muitos profissionais de marketing cometem o erro de pensar que ser intelectual ao escrever é uma boa estratégia de vendas. No entanto, a verdade é que usar palavras complicadas e jargões técnicos fará com que seu público se sinta excluído. O segredo para um bom copywriting é encontrar o equilíbrio entre sabedoria e intelectualismo.
Quando você usa palavras inteligentes, mas as divide em temas simples, isso pode funcionar como conectores elétricos entre você e seu cliente potencial. Isso cria um senso de compreensão e demonstra confiança, ajudando você a atingir suas metas de vendas.
2. Copiar ao invés de se inspirar
O copywriting é mais do que simplesmente escrever, significa que as palavras precisam ser usadas para comunicar o que é necessário para persuadir, e isso é tão importante quanto uma boa luminária de emergência em uma empresa.
É fácil ver o trabalho de outra pessoa ou o que já está sendo usado em campanhas que estão funcionando no momento. Mas esse é um erro de redação que você deve evitar se quiser vender.
Além disso, a cópia pode parecer uma abordagem rápida, mas não agrega nenhum valor real para sua marca e pode até mesmo correr o risco de violação de direitos autorais. Em vez disso, você deve se inspirar e criar algo único que traga à tona a melhor versão de sua marca. Isso também irá gerar um melhor engajamento do usuário com sua marca.
3. Escrever para o público errado
Escrever para o público errado é um dos erros de copywriting que mais afetam o resultado das campanhas publicitárias. Se você quiser vender seu produto ou serviço, você precisa definir quem é a persona certa para alcançá-lo. Isso é importante quando se trata de segmentar a audiência.
Quando você quiser falar sobre um compressor de ar para uma empresa de tecnologia, por exemplo, os interessados serão bem diferentes do que se a mesma empresa estivesse falando sobre um novo aplicativo para dispositivos móveis. Para evitar esse erro de Copywriting, você precisa saber quem é seu público-alvo e como escrever para ele.
Vale ressaltar que saber onde o público-alvo vai buscar informações ou o que deseja ler também pode ajudar. A linguagem que você usará para comunicar seu conteúdo também deve estar em sintonia com o potencial cliente. Isso ajudará a garantir que sua mensagem chegue ao público certo.
4. Escrever um anúncio artificial e tradicional
Quando se trata de direitos autorais, muitas pessoas tendem a pensar em anúncios tradicionais e artificiais que costumam ser oferecidos na televisão, no rádio e na mídia impressa.
Embora esse tipo de estilo possa ser eficaz em determinadas circunstâncias, também existem muitos erros comuns de redação que, se não forem evitados, podem gerar resultados piores.
Um dos erros mais comuns é escrever um conteúdo palatável demais. É importante lembrar que a função final do anúncio é vender, por isso é essencial que ele contenha informações relevantes que mostrem claramente aos leitores como eles se beneficiarão ao adquirir seu produto ou serviço.
Além disso, é fundamental evitar o uso excessivo de jargões e termos técnicos, pois são de difícil compreensão para o leitor. Por fim, a linguagem do conteúdo deve ser de fácil leitura e compreensão, evitando complexidades desnecessárias. Ao evitar esses erros comuns de redação, você pode aumentar as chances de atingir seu público-alvo e obter sucesso com seu anúncio.
Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar essas informações valiosas nas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais