Como utilizar os resultados da análise de dados para tomar decisões estratégicas?

Como utilizar os resultados da análise de dados para tomar decisões estratégicas?

Efetuar uma tomada de decisão sempre foi uma das tarefas mais complicadas dentro de qualquer empresa, é preciso analisar todos os pontos positivos e negativos, realizar previsões estatísticas e ter a convicção de que aquela é a melhor escolha antes de concretizá-la, e por muito tempo, escolher um caminho se tratava de algo mais subjetivo do que analítico. 

Muitos executivos, gestores e donos de empreendimentos tomaram decisões baseadas em suposições, achismos e intuição, e é claro que, ao mesmo tempo que eles podem acertar em cheio nas suas escolhas, existe uma grande chance de tudo dar errado. Mas isso mudou desde que os dados foram desenvolvidos. 

Falar em análise de dados e uso dos mesmos já não é mais uma novidade para nenhum negócio, com o passar dos anos, a coleta massiva de informações e o armazenamento assertivo desses dados trouxe muito mais precisão para as empresas que se tornou tão efetiva e certeira como um manutenção de compressores. 

De acordo com o Gartner, 90% das estratégias corporativas mencionam a coleta de dados como determinante para seus resultados, e de fato eles são. A intuição pode até ser algo bom em situações específicas, mas na maior parte do tempo, são as informações que vão conseguir te guiar até o sucesso, quanto mais dados coletados, maior a precisão das suas escolhas. 

Mas como fazer isso funcionar? Como utilizar os resultados da análise de dados para tomar decisões estratégicas e assertivas? É exatamente isso que nós vamos ver no texto de hoje, bora conferir? Então vamos lá!

Entenda quais dados devem ser utilizados de acordo com o seus objetivos

Utilizar o resultado da análise de dados é sem dúvidas, a melhor forma de tomar decisões que sejam estratégicas, porém, a sua efetividade está muito mais vinculada com os seus objetivos. 

Existem milhares de informações que são coletadas diariamente dentro da internet, dessa forma, é preciso entender quais dados devem ser utilizados de acordo com os seus objetivos, são inúmeros resultados que podem ser aproveitados pelas empresas, mas é preciso entender melhor quais são do seu interesse. 

Em que contexto eles serão utilizados? Quais perguntas eles respondem? O que eles agregam nas suas decisões estratégicas? Os dados devem ser utilizados ao seu favor de forma inteligente e objetiva, e não marcar presença apenas para fazer volume, procure entender os motivos de usufruir de cada dado e entenda melhor o porquê de utilizá-los, é como se estivesse fazendo um projeto para peças para empilhadeira, é necessário entender os motivos antes de tomar qualquer atitude precipitada. 

Gerencie suas fontes de dados

Com a evolução constante da tecnologia, os dados estão cada vez mais presentes dentro do nosso cotidiano e eles chegam praticamente por todos os lados, então para extrair o melhor que eles possam fornecer, é necessário ter uma certa organização e gestão de suas fontes de dados. 

Procure entender melhor o que cada fonte pode fornecer de benefícios para o seu negócio, quais são os pontos positivos de cada uma delas é o que elas podem oferecer para você de acordo com os objetivos listados acima, procure gerenciar suas fontes, definir suas especificações e para que elas são boas, e entender melhor como fazer bom proveito de cada uma delas. 

Análise de dados

Tenha capacidade de resposta e proatividade

O resultado das análises de dados são muito úteis de forma geral, só de você conseguir gerenciar suas fontes e definir seus objetivos através das informações recebidas já é algo que pode ser muito bem utilizado ao seu favor, porém mais do que apenas receber informações, é preciso ter capacidade de resposta e proatividade.

Os dados não funcionam sozinhos e tão pouco são úteis para um negócio sem uma definição sobre eles, mais do que apenas coletar informações, é preciso ter capacidade de resposta e ser proativo para entender sobre os dados coletados e saber como introduzi-los dentro das suas estratégias. 

Saiba entender padrões e tendências, aprenda a ler esses dados e identificá-los com mais facilidade, não use eles “apenas por usar”, seja analítico, entenda as respostas que eles geram, conheça os gargalos e dificuldades que eles saiam, e busque mais do que usar resultados, entender como eles funcionam.

Tenha um mindset data-driven

Se você quer fazer com que o uso da análise de dados se torne algo natural, assim como uma empresa de montagem industrial dentro de uma indústria é necessário adotar o chamado mindset data-driven, ou seja, fazer com que toda a sua empresa já comece a introduzir e pensar nos dados como solução para o seu negócio. 

Procure adotar uma cultura frequente de coleta, análise e uso de dados, faça do data-driven um grande aliado e entenda que quanto mais você utiliza as informações ao seu favor, maior é a sua eficiência. 

Estabeleça uma rotina, converse com seus colaboradores e faça com que seu mindset seja voltado para essa cultura de coleta de dados, quanto mais você introduzir isso no seu DNA corporativo, mais automático e eficiente se tornam as suas decisões estratégicas guiadas justamente por esses dados. 

Saiba analisar e entender as conexões

Como já citamos acima, os dados são muito mais do que uma fonte de informação, e para aproveitar o máximo deles, é preciso saber analisá-los e entender quais são as suas conexões. 

Não deixe os números atuarem sozinhos e nem utilize as informações de forma leviana, procure encontrar justificativas para que cada coisa funcione de uma maneira diferente, saiba fazer essa análise é entender qual a conexão que cada dado traz para um determinado negócio. 

Lembre-se, as suas decisões só serão realmente eficientes se você encontrar motivos para que elas aconteçam, procure ser criterioso e utilize os resultados da análise de dados de forma inteligente. 

Garanta segurança e utilize as ferramentas certas

É claro que os dados são uma ferramenta essencial para uma boa tomada de decisão, mas para usá-los da maneira certa, é necessário que toda a sua coleta seja feita de forma segura e que você utilize as ferramentas corretas. 

Procure ter a certeza de que todo o processo desde a coleta, tratamento e análise dos dados está sendo feito de maneira segura, verifique a confidencialidade e a segurança da sua informação, busque por algo que seja transparente e sempre verifique seus dados antes de utilizá-los. 

Para isso, recomendamos também o uso das ferramentas certas, verifique os melhores softwares e sistemas do mercado, assim como um limpador enzimático é essencial para a limpeza de produtos, garantir uma boa estrutura na coleta de dados pode ser essencial para garantir o seu bom desempenho. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *