Aprenda a utilizar o marketing local em 6 passos
Marketing local é uma estratégia que potencializa o engajamento do público com negócios pequenos e é muito importante entender sobre ele para alcançar o sucesso rapidamente.
Muitos empreendedores já ouviram falar sobre essa ação, mas estão cheios de dúvidas sobre ela. Mas antes de entender um pouco mais sobre o assunto, é importante dizer que investir em marketing é uma necessidade para todas as empresas.
Não importa qual é o tamanho do negócio, seu segmento ou o tipo de produto que esse serviço oferece. A única verdade é que o mercado é extremamente competitivo e está cheio de marcas que vendem exatamente as mesmas soluções.
Uma pessoa pode comprar celular em diferentes lojas e de diferentes marcas e essa realidade pertence a praticamente todos os segmentos. Investir em marketing é necessário, mas o marketing local é crucial para pequenos negócios.
Trata-se de um investimento que ajuda a divulgar a empresa e ajudá-la a alcançar seus propósitos, independentemente de quais sejam.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é marketing local, quais são os tipos de marketing que existem hoje em dia e dar algumas dicas para usar o marketing local no negócio.
O que é marketing local
Marketing local nada mais é do que uma estratégia de divulgação totalmente focada na segmentação geográfica. Costuma ser usado por estabelecimentos diversos, tais como:
- Lojas;
- Restaurantes;
- Supermercados;
- Farmácias;
- Padarias.
Uma estratégia de comunicação precisa considerar informações relacionadas à localização do público, mas no caso do marketing local, o objetivo é trabalhar com iniciativas que atraiam as pessoas que estão próximas do estabelecimento.
Por exemplo, uma loja que vende válvula borboleta wafer concentra suas iniciativas em um público específico para que tenha uma abordagem mais focada e mais chances de trazer resultados.
Tipos de estratégias que existem
Antes de falar um pouco mais sobre marketing local, é interessante conhecer algumas das principais estratégias de marketing usadas pelas empresas atualmente. São elas:
Marketing de conteúdo
Dentro do marketing digital, uma das principais estratégias é o marketing de conteúdo, que consiste na produção de materiais ricos e relevantes com o propósito de atrair os consumidores de maneira orgânica.
A organização investe em materiais de diversos formatos que são compartilhados no blog institucional, redes sociais, site, entre outras plataformas. Inclusive, conteúdos como a newsletter podem ser enviados por e-mail.
Inbound Marketing
Inbound marketing é um conjunto de ações com o propósito de atrair clientes por meio de materiais relevantes e explorando diferentes mecanismos, como os sites de busca e blog.
São ações que fazem a audiência de uma empresa de laudo veicular cautelar compreender uma oportunidade que não tinham se dado conta e o valor dos produtos e serviços.
É por meio do inbound marketing que a empresa vai trabalhar o funil de vendas, desde o primeiro contato do cliente com a marca até a compra em si.
Outbound Marketing
As estratégias de outbound são tradicionais e seu propósito é oferecer produtos e serviços de maneira ativa, ou seja, a marca vai atrás dos clientes. Por essa razão, não gera interesse genuíno no consumidor, como acontece com o modelo inbound.
Esse tipo de marketing cresceu muito por conta das propagandas no rádio, TV, cartazes, outdoors, patrocínio de eventos, entre outros formatos muito conhecidos.
Na internet, o outbound acontece por meio de propagandas no YouTube, anúncios pagos nas redes sociais, links patrocinados no Google e outros meios de comunicação.
Marketing viral
Essa estratégia tem como propósito explorar as conexões entre as pessoas, sendo uma técnica financeiramente acessível, uma vez que a mídia usada é o público-alvo da marca.
Muitas pessoas já foram impactadas por essa estratégia nas redes sociais, por conta de conteúdos que foram compartilhados ao ponto de chegarem a milhões de pessoas.
São campanhas que se tornam conversas e são compartilhadas nos perfis dos usuários e costumam permanecer na mente das pessoas por muito tempo.
Marketing humanizado
Um centro automotivo multimarcas investe nesse modelo de marketing para humanizar os processos e estabelecer uma conexão mais profunda com os usuários.
Esse tipo se transformou em tendência quando as empresas começaram a incluir o fator humano em seus processos, isso foi fortalecido por meio do marketing digital.
O principal impulsionador da prática é o reflexo daquilo que o público procura em uma empresa antes de comprar qualquer coisa. O consumidor não quer apenas comprar, mas ter uma experiência positiva em todos os pontos de contato.
Como investir em marketing local?
Para investir em marketing local, a empresa precisa trabalhar com algumas ações importantes, tais como:
Conhecer a persona da marca
Uma loja de móveis para escritório de contabilidade precisa saber quem é sua persona porque ela reúne todas as características do cliente ideal, ou seja, daquela pessoa que realmente compraria seus produtos e serviços.
A persona é muito mais detalhada do que o público-alvo porque representa uma pessoa real, portanto ela tem nome, idade, gênero, profissão, escolaridade, estado civil, problemas, necessidades, desafios, desejos, entre outras questões importantes.
Conhecer a persona é imprescindível para dar rumo às estratégias, ou seja, direcioná-las para o público certo, além de evitar que a empresa perca tempo conversando com quem não tem o menor interesse no que ela tem a dizer.
Estabelecer um objetivo
Outra coisa muito importante é estabelecer o objetivo dessa estratégia porque ele vai nortear as decisões e os investimentos. Quando a empresa não tem um objetivo bem definido, acaba perdendo tempo e dinheiro com ações que não trazem resultados.
Uma oficina mecânica Hyundai pode ter o propósito de aumentar as vendas, fidelizar clientes e atrair pessoas para o estabelecimento.
Independentemente de qual seja o objetivo, ele precisa ser compartilhado com a equipe, principalmente com as pessoas que estão mais envolvidas na produção das estratégias. Além disso, é fundamental estabelecer um prazo para bater as metas.
Escolher as melhores ferramentas
Quando se trata de estratégias de marketing, as empresas podem contar com diversos recursos que potencializam os resultados e melhoram a qualidade das ações.
Entre as práticas mais comuns está a participação em eventos, fazer anúncios de diversos tipos, criar campanhas no ponto de vendas, fazer cartões de visitas, entre outras práticas que podem auxiliar nessa estratégia.
Mas independentemente de qual seja a prática escolhida pela organização, ela precisa de boas ferramentas para criar essas estratégias, desenvolvê-las e colocá-las em prática.
Investir em um bom atendimento
O marketing local é uma das melhores estratégias para oferecer o melhor atendimento ao cliente para o pequeno negócio.
Um fabricante de tábua de passar profissional precisa oferecer uma boa experiência para seus clientes para que eles voltem a comprar mais vezes e falem bem sobre a empresa com outras pessoas.
Os pequenos negócios também podem oferecer uma experiência única e com isso se destacar e fidelizar o público.
É necessário mostrar para o consumidor que o empreendimento está comprometido em oferecer as melhores soluções e resolver as demandas das pessoas.
Existem várias maneiras de fazer isso e uma das melhores opções é personalizar a comunicação, ser sempre atencioso e treinar a equipe para que os profissionais consigam expressar os valores da empresa.
Criar um perfil no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business, é uma plataforma desenvolvida pelo Google para pequenos negócios.
Por meio dela, uma empresa especializada em conserto de portão de alumínio cria um perfil para que o negócio fique mais visível em pesquisas relacionadas ao estabelecimento ou ao mercado em que atua.
Quando a empresa tem um registro nessa plataforma é os usuários fazem pesquisas relacionadas a ela, as informações mais importantes sobre o negócio, como endereço, nome e telefone de contato, aparecem destacadas na lateral e no Google Maps.
Usar plataformas digitais
O marketing local pode e deve explorar as plataformas digitais, a exemplo dos links patrocinados, uma vez que é possível criar anúncios especificando a região e criar campanhas exclusivas para atrair pessoas que estão nas proximidades do negócio.
Uma escola de curso técnico em prevenção e combate a incêndio também pode criar um perfil no Facebook para estabelecer uma comunicação segmentada com a audiência.
Nas configurações do perfil da marca, é possível indicar que se trata de um negócio local, o que facilita sua localização nas buscas feitas na plataforma.
Considerações finais
O marketing local reúne um conjunto de estratégias fundamentais para que empresas possam divulgar seus produtos e serviços nas regiões em que atuam.
É assim que pequenos negócios conseguem crescer, conquistar um público maior e levar ao conhecimento das pessoas suas soluções. Como resultado, vai aumentar suas vendas e seus lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.