Saiba como utilizar peças de metais na decoração
Traga para seu ambiente sofisticação e modernidade
Quando falamos em decoração com metal, há quem já imagine a chapa de metal ou a casa ficando com cara de indústria. Entretanto, o metal pode compor os ambientes de forma bastante elegante, surpreendendo você e suas visitas.
Luminárias, espelhos com moldura, cadeiras ou até mesmo suportes para livros, ou demais objetos são opções práticas de como dar um toque especial com o metal no espaço que receberá a decoração.
Uma das grandes vantagens desse material é a facilidade em manuseá-lo e esculpi-lo, adicionando detalhes e personalidade às peças. Além disso, ele também pode ser mais leve a depender do material, como alumínio em relação ao chumbo.
Outro aspecto importante para citar é a variedade de cores. Sim, há outras opções além de prata. O dourado, rose gold ou ônix são variações possíveis que podem contrastar com vários outros elementos. O cobre, por exemplo, funciona bastante em ambientes pintados com tons terrosos, como terracota, ou cores mais quentes, como o amarelo.
Mas para que você saiba mais detalhadamente como fazer, listamos alguns dos passos que devem ser levados em consideração para iniciar sua reforma. Não perca essas dicas de ouro!
Considere as cores do espaço
Como já citamos, as cores do espaço são fundamentais. Por isso, olhe não só para as paredes, mas móveis de grande destaque, como sofás, armários ou prateleiras.
Se o ambiente contar com uma paleta mais vibrante, é preferível que o metal seja mais fosco, pois sua versão mais polida pode brilhar mais, aumentando a sensação “vibrante” do espaço, que pode causar certa agitação em quem visitar.
Caso a parede seja branca, móveis feitos de aço inoxidável na cor preta ou mais perto de ônix podem ser uma saída elegante e resistente, principalmente se você for uma pessoa mais minimalista.
Para ambientes mais escuros, o ideal seria optar por peças que se destaquem, como luminárias mais brilhantes, próximas ao inox. No caso de banheiros, o design de uma torneira, por exemplo, pode ser o grande destaque do cômodo.
Escolha o tom do metal que guiará a decoração
Se você optar por uma peça dourada, evite misturar com outros metais, pelo menos nesse ambiente. Os diferentes tipos de metal, como aço, ouro ou alumínio, possuem densidades distintas, além de o tipo de trabalho sobre cada um ser diferente também.
Mesclar cores e tipos em um mesmo ambiente pode atrapalhar ao definir a personalidade da decoração, deixando o espaço mais carregado. Se você gosta de um ar mais rústico, por exemplo, o ideal é usar ferro, por ser mais pesado e grosseiro.
Como os metais entram como acessórios de decoração ou na estrutura dos móveis, respeitar uma linha decorativa é essencial e evita que aquilo que era pra ser sofisticado fique cafona. O metal pede a filosofia menos é mais. Pense em detalhes precisos e marcantes e você não precisará de muitas peças para compor.
Não se esqueça de verificar o acabamento. Ele também será essencial tanto para a proteção quanto para o estilo. Um acabamento cromado, por exemplo, pode dar um ar mais futurista, dependendo de como for usado, além de ser mais comum de se encontrar. Além dele há o acabamento plástico, pintado ou em bronze.
Tipos e durabilidade
Cada tipo de metal terá suas limitações. Alguns são mais densos e podem ser usados na mobília, os mais leves podem ir para as paredes, em molduras, quadros ou outras possibilidades decorativas, como luminárias, abajures ou prateleiras.
Quando se opta por decorar usando metais, é preciso levar em consideração a umidade do imóvel. Busque sempre a alternativa de aços inoxidáveis, além de usar protetores contra ferrugem.
Observe a luz do local e cuide para não colocar nenhuma peça com alto índice de reflexão onde entre muita luz do sol. Além de o metal esquentar, a luz pode aquecer muito o espaço.