Quais os benefícios de ter um blog?
Você com certeza deve conhecer várias empresas que baseiam todas as suas estratégias de marketing digital voltadas para o blog, certo? Mas já parou para pensar o que faz essa plataforma ter tanto sucesso? Afinal, com tantas opções dentro da web, o que faz com que essa página seja tão diferente e benéfica para qualquer negócio?
Será que ainda vale a pena ter um blog mesmo com tantas mídias disponíveis dentro da internet? Afinal, vivemos em uma época em que o audiovisual domina o nosso cotidiano, então quais são os benefícios de ter um blog? Por mais que essa seja uma dúvida comum, acredite, as vantagens de ter essa plataforma ao seu favor são várias.
Afinal, quando você quer saber mais sobre as melhores peças para empilhadeira ou pegar uma receita de bolo, provavelmente você pesquisará no Google e entrará dentro de um blog para conferir mais sobre aquele conteúdo, certo? Acredite, o número de acessos, a geração de tráfego, a criação de autoridade e reconhecimento e o aumento de clientes são só algumas características desse formato.
Ainda não acredita? No texto de hoje, separamos quais são os principais benefícios de ter um blog e o porquê você deve criar sua própria página na web imediatamente caso ainda não a tenha, bora conferir? Então vamos lá!
Aumenta a sua visibilidade e coloca o seu negócio nas principais plataformas de busca
O primeiro benefício que vale destacar ao criar o seu próprio blog é justamente o aumento da sua visibilidade e a sua presença garantida nas principais plataformas de busca, uma pesquisa feita pela Rock Content indica que empresas que utilizam blog conseguem aumentar seus visitantes no site em até 1,8 vezes.
Além disso, ao criar o seu blog você garante presença nas principais plataformas de busca como o Google por exemplo, que recebe cerca de 8,5 bilhões de pesquisas diárias, fazendo com que sua página esteja no meio dessas pesquisas podendo ser vista por milhares de pessoas ao redor do mundo.
Ter um blog aumenta consideravelmente as chances de você ser visto e de gerar mais tráfego orgânico para o seu negócio, ampliando o seu alcance e fazendo com que sua empresa comece a ser conhecida de maneira extremamente eficiente.
Alcançar mais pessoas da forma correta
Mais do que aumentar o alcance e a sua visibilidade, com o blog você atinge as pessoas certas que realmente possuem interesses nos seus serviços e não estão ali apenas de passagem, afinal, ao produzir um conteúdo sobre a manutenção de compressores, você está conversando diretamente com seu público interessado nesse assunto específico.
Alguém que vai procurar esse tema dentro do Google quer saber mais informações sobre ele, o que além de aumentar a visibilidade, faz com que você alcance as pessoas corretas, e consiga dialogar diretamente com seu público-alvo.
Se alguém faz uma pesquisa na plataforma de busca, é porque existe um interesse no assunto, o que faz com que, além de aumentar seu alcance, você também chegue nas pessoas certas da maneira correta.
Estabelece autoridade dentro do seu segmento
Com um mercado cada vez mais inflamado e os espaços cada vez mais restritos, se destaca quem conseguir demonstrar maior qualidade, relevância e autoridade dentro de um determinado assunto, e o blog ajuda e muito, a construir uma boa reputação.
Publicar conteúdos de alta qualidade, auxilia a empresa a mostrar ao seu público o seu entendimento sobre determinado tema, gerando uma certa autoridade dentro do seu segmento, sendo o fator que pode fazer total diferença no momento da escolha de um cliente.
Ele provavelmente vai preferir um negócio que tenha respondido seus questionamentos e apresente qualidade nas suas informações do que qualquer outra opção, então o blog traz justamente essa autoridade.
Educa o público-alvo sobre seus produtos e serviços
Um fato que poucas pessoas levam em consideração é justamente a educação do seu público-alvo, acredite ou não, mas as pessoas querem ser educadas e desejam conhecer mais sobre determinado tema antes de realizar qualquer tipo de compra, e o blog fornece justamente isso.
Por mais que exista a necessidade de comprar um Umidificador industrial para o seu maquinário, o consumidor vai querer pesquisar antes, conhecer mais sobre o assunto, entender as diferenças entre os produtos para posteriormente, efetuar a melhor escolha, e o blog ajuda e muito nessa parte informativa.
Tendo essa página, a empresa consegue nutrir os usuários com informações relevantes, educando e mostrando mais sobre o seu segmento, gerando ainda mais interesse e criando um vínculo ainda mais sólido.
Encurta e facilita a jornada de compra
A jornada de compra sempre é algo considerado complicado por muitos empresários, que tem como principal desejo, facilitar as coisas e deixá-la ainda mais curta, e com o blog, isso é possível.
Como falamos acima, as pessoas querem se informar e ter a certeza absoluta antes de comprar um produto, e ao ter um blog, você consegue transmitir essa sensação para elas.
Isso ajuda com que ela tome uma decisão mais rápida e de forma mais assertiva, sem precisar solicitar novas informações ou fazer questionamentos, já que todas as respostas estão presentes dentro do blog, facilitando o caminho e deixando tudo muito mais fácil.
Baixo custo com resultados constantes
Por fim, uma das maiores vantagens do blog em comparação com outras plataformas de marketing digital é justamente o seu excelente custo-benefício, através dele é possível manter resultados expressivos e constantes sem investir nada ou com um orçamento relativamente baixo.
Isso porque, essa é uma ferramenta de tráfego orgânico, que atrai as pessoas de maneira natural, sem a necessidade de efetuar qualquer tipo de pagamento, isso representa um ótimo custo-benefício, e um equilíbrio assim como vemos em uma Balança industrial, obtendo bons resultados, de forma constante e com um custo acessível.
O que achou do texto de hoje? Sabia de todos os benefícios que um blog pode oferecer? Então deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.