Os benefícios do marketing de conteúdo para pequenas empresas
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas na atualidade, a maioria das grandes marcas usufruir dessa ferramenta seja para engajar, atrair, converter, informar e até mesmo aumentar suas vendas, e é claro que esse é um conceito muito utilizado pelas grandes corporações, mas o questionamento é: será que também funciona nas pequenas empresas?
Com o passar dos anos os usuários estão cada vez mais criteriosos em relação ao consumo de seus produtos, muitos não querem mais receber propagandas e anúncios que invadam o seu espaço e atrapalhem a sua experiência, por esse motivo, o marketing de conteúdo aparece como uma ferramenta poderosa que oferece informação valiosa e poderosa, fazendo com que o usuário que vá até a sua empresa, e não o contrário.
Isso, é claro, dá muito certo para os grandes negócios, que conseguem manter um bom fluxo de informações contínuas e uma produção de conteúdo em massa, falando sobre temas diversificados, desde abrigo para extintores até uma nova collab de roupas, mas será que isso também funciona para os considerados pequenos e micro empreendimentos?
No texto de hoje, separamos os principais benefícios do marketing de conteúdo para pequenas empresas e mostraremos como até mesmo negócios menores podem se beneficiar e muito dessa estratégia, bora conferir? Vamos lá!
Grandes retornos com baixos investimentos
Um dos grandes receios das pequenas empresas ao mergulharem no mundo do marketing digital como um todo é justamente a questão do investimento, grande parte dessas empresas ficam com um pé atrás devido aos gastos e custos relativamente altos para ter sucesso com essa empreitada.
Porém, o marketing de conteúdo segue na contramão desse formato, e de acordo com pesquisas, consegue obter os mesmos resultados com uma economia de até 62% que as ferramentas tradicionais de publicidade.
Isso se deve ao fato deste ser um conceito que não precisa de recursos para ser implementado, um bom site em funcionamento e a produção de bons conteúdos já basta para que ele funcione, sendo assim, ele é ideal para pequenas empresas justamente por contar com baixos investimentos e grandes retornos.
Promove a sua marca de maneira eficiente
A segunda vantagem que podemos destacar é em relação a como a sua marca é promovida através desse conceito, com ele, você aparece para o público como uma fonte informativa, sem aquelas tradicionais enxurradas de anúncios e publicidades que podem acabar atrapalhando a experiência do usuário.
Então sua marca aparece como aquela que mostra visibilidade e transmite credibilidade, como se estivesse mostrando diversos conceitos em um manequim para loja, sem precisar oferecer produtos o tempo inteiro e nem ficar realizando ofertas.
Isso faz com que as visitas no site cresçam cerca de 225%, um número extremamente expressivo que mostra que uma abordagem menos direta pode ser a solução para atrair mais pessoas.
Coloca a sua empresa no patamar das grandes marcas
Com o marketing convencional é praticamente impossível para as pequenas empresas conseguirem competir com as grandes marcas disponíveis dentro do seu segmento, afinal, se tratando de recursos, é normal que um negócio de grande porte pague mais para alcançar uma publicidade maior.
Em contrapartida, isso não acontece com o marketing de conteúdo, ao produzir um bom texto, um bom e-mail ou uma boa postagem nas redes sociais, seu alcance orgânico tende a ser o mesmo que uma grande empresa, principalmente nas plataformas de busca.
Ao procurar algum termo como compressor de ar pistão, o usuário pode se deparar tanto com a sua página quanto com uma grande marca, o que faz com que mesmo uma pequena empresa consiga bate de frente com os gigantes do mercado.
Aumento extremo da sua visibilidade
Em termos de visibilidade, o marketing de conteúdo pode dar algo às pequenas empresas que dificilmente elas conseguiriam utilizando outras ferramentas, isso porque, assim como vimos acima, usando esse conceito é possível se manter sempre no topo das pesquisas, desde que, claro, tudo seja bem feito.
Com isso, até mesmo uma empresa recém-aberta tem a oportunidade de se destacar e ter um up dentro da sua visibilidade, dessa forma, quanto mais conteúdos e com mais qualidade eles forem criados, mais aumenta a sua visibilidade.
Te mantém relevante e com alto reconhecimento
Por fim, o marketing de conteúdo não só aumenta a visibilidade, mas faz com que as pequenas empresas consigam alcançar o topo ampliando o seu reconhecimento, a marca se torna muito mais consolidada dentro do seu mercado, podendo até mesmo se tornar uma referência dentro do seu nicho.
Além de chegar até o topo, essa estratégia também auxilia na sua manutenção, quanto mais você publicar conteúdos e de forma constante, mais vai se mantendo altamente relevante dentro do seu segmento.
Procure por temas abundantes, se os usuários querem saber mais sobre como funciona uma mangueira de incêndio, produza conteúdos sobre isso, quanto mais qualificada e constante for a sua produção, mais a sua pequena empresa consegue se manter no topo.
O que achou do texto de hoje? Curtiu saber os benefícios do marketing de conteúdo? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!