3 estratégias de marketing para pequenas empresas
A internet trouxe muitas mudanças para o mundo e, consequentemente, para o mercado, uma delas é a facilidade de se criar uma pequena empresa. Com um investimento inicial menor do que o necessário para abrir um negócio offline, é possível montar um e-commerce e começar a vender online produtos como peças para empilhadeira.
No entanto, apesar da praticidade na hora de abrir o próprio negócio, a concorrência na internet também é grande. São milhares (senão milhões) de lojas virtuais vendendo os mais diversos produtos e serviços. Com tantas opções disponíveis, fica cada vez mais difícil conquistar e fidelizar clientes.
Para ter sucesso com uma loja virtual, além de oferecer produtos/serviços de qualidade como um umidificador industrial, é preciso usar estratégias de marketing digital bem planejadas. Isso fará com que sua marca seja vista pelo público certo, conquiste novos clientes e fidelize os que já tem.
A seguir listamos algumas estratégias de marketing digital para pequenas empresas:
1. Crie conteúdos relevantes
Conteúdo relevante é aquele que atende às necessidades do seu público-alvo. Para desenvolver temas interessantes, é preciso entender as necessidades dos consumidores e atendê-los da melhor forma possível.
Uma das maneiras de fazer isso é usando as palavras-chave certas. Se você tem um e-commerce que vende transformador de solda seria ideal a utilização de palavras relacionadas, também é importante que os seus conteúdos sejam otimizados para os motores de busca (SEO).
Isso significa escrever conteúdos de qualidade, com um bom nível de densidade de palavras-chave, e incluir outros elementos, como títulos e metadados, que ajudem os motores de busca a classificar melhor o seu site.
Por fim, lembre-se de que os conteúdos precisam ser atualizados periodicamente. Afinal, as necessidades do seu público mudam constantemente, então é importante manter os seus conteúdos em dia para garantir que eles continuem sendo relevantes.
2. Invista em SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca. É um conjunto de técnicas que visam a melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados (SERP) dos motores de busca, como o Google.
Investir em SEO pode trazer diversos benefícios para um negócio, como aumento do tráfego orgânico, melhora da visibilidade da marca e geração de leads qualificados. Além disso, o SEO também contribui para aumentar as taxas de conversão e o ROI (Retorno sobre Investimento).
Portanto, investir em SEO é essencial para quem quer ter sucesso na internet. Se você ainda não está convencido, listamos abaixo 5 motivos pelos quais você deve investir em SEO:
1. Aumento do Tráfego Orgânico
Quando um site está bem posicionado nas SERPs, ele recebe mais visitas dos usuários que estão realmente interessados no seu conteúdo. Dessa forma, o tráfego gerado pelo SEO tende a ser mais qualificado e converte melhor do que outras fontes, como as redes sociais.
2. Melhora da Visibilidade da Marca
Com um bom posicionamento nos resultados de busca, sua marca passa a ter mais visibilidade e reconhecimento na internet. Isso torna sua empresa mais confiável para os potenciais clientes e aumenta as chances de fechar negócios.
3. Geração de Leads Qualificados
Um site bem posicionado nas SERPs atrai leitores que estão realmente interessados no seu produto ou serviço. Com isso, é possível gerar leads qualificados para alimentar sua base de dados e nutrir seus potenciais clientes até que estejam prontos para comprar.
4. Aumento das Taxas de Conversão
As pessoas chegam até o seu site por meio dos resultados orgânicos do Google, eles já estão mais propensos a converter em compradores, pois pesquisaram por um produto/serviço específico que atende às suas necessidades. Isso significa que o SEO pode gerar um impacto direto nas taxas de conversão da sua loja virtual ou site institucional.
5. ROI (Retorno sobre Investimento SEO)
Apesar de ser uma estratégia a longo prazo, os resultados do SEO podem ser medidos e monitorados sistematicamente, permitindo calcular o retorno sobre investimento do seu negócio. Além disso, os custos envolvidos são menores em relação à publicidade tradicional.
3. Conheça seu público alvo
Você não pode escolher um produto ou uma marca que atraia todo mundo e sim produtos e marcas que pessoas e empresas precisam, certo?
Você não pode escolher um produto ou uma marca que agrada a todos, mas pode oferecer produtos e serviços que as pessoas precisam, certo? Então, para ter sucesso em qualquer empreendimento, desde loja de carros ou até lojas que vendem produtos distintos como balança industrial, é necessário conhecer o público-alvo.
O primeiro passo é fazer uma análise demográfica, que resumidamente é o estudo das características sociais de um grupo de indivíduos. Algumas das características que podem ser analisadas são: idade, sexo, raça/etnia, renda e localização geográfica.
Uma análise demográfica é importante porque ajuda a identificar quem é o seu público-alvo e quais são as suas necessidades. Por exemplo: se você quer vender roupas masculinas para jovens de 18 a 24 anos, a sua análise demográfica irá te mostrar qual o perfil do seu cliente ideal e quais são as suas principais carências.
Além disso, é importante definir os objetivos do persona e quais são os seus principais problemas. Por exemplo: Joana, 22 anos, estudante de moda e quer montar o próprio negócio; mas não tem muito dinheiro para investir em roupas de grife.
Dessa forma, será possível traçar a melhor estratégia para conquistar seus clientes. Gostou do conteúdo? Então não esqueça de compartilhar essas informações nas redes sociais. Até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.