3 Coisas que você precisa saber antes de contratar um produtor musical
Quando se pensa em contratar um produtor musical para o seu projeto é preciso analisar vários fatores, pois o processo de produção exige que seja executado de forma detalhada e profissional, a fim de obter o melhor resultado possível.
O processo de escrever, gravar e lançar uma música é emocionante e extremamente gratificante, mas certamente também tem seus múltiplos desafios. Uma área particular de complexidade para os artistas é a produção de áudio – um termo bastante amplo usado para descrever o processo de gravação, mixagem e masterização de músicas para lançamento.
Para muitos artistas, é muito provável que eles precisem de ajuda nesse processo. Essa assistência geralmente é fornecida por um ‘produtor musical’.
Quem é produtor musical?
Produtor musical é um termo designado para quem realiza a produção de um projeto musical, desde ajudar com a composição, melodia, efeitos sonoros, etc. O termo, tradicionalmente, tem sido usado para descrever uma pessoa que ajuda artistas a organizar e gravar músicas.
Mais recentemente, o termo foi aplicado a pessoas que fazem batidas ou são responsáveis por tomar decisões musicais. Usamos o termo aqui no sentido mais tradicional, pois isso se alinha mais com a forma como esse profissional atua no mercado.
Coisas que você precisa saber antes de contratar um produtor musical?
Existem muitos produtores e empresas de produção de áudio por aí que podem ajudar a produzir sua música. Como todos os provedores de serviços, eles variam em qualidade, estilo e, claro, preço.
Para ajudá-lo a navegar pelas opções disponíveis, compilamos a seguinte lista de perguntas para você ter em mente ao decidir quem contratar como produtor musical:
1. O que meu projeto de áudio realmente precisa?
Como músicos, colocamos muito de nossa energia em nossa música. Para muitos de nós, nossa inclinação natural é buscar os maiores e melhores serviços de produção que o dinheiro pode comprar. Mas isso não é apenas extremamente caro – muitas vezes também é desnecessário, principalmente quando pensamos no que realmente queremos alcançar com nossa música.
Você realmente precisa de uma Fender Stratocaster ’62 original para gravar essa parte da guitarra? Ou uma mesa de mixagem de 64 canais? Para muitos artistas amadores, a resposta provavelmente será ‘não’. Na realidade, a criatividade tende a superar equipamentos caros.
Dito isso, haverá momentos em que seu produtor musical não oferecerá o suficiente . Nossa observação é que, na hora de gravar, muitos artistas precisam de alguém que não tenha apenas habilidade técnica para produzir bem, mas também musicalidade para fazê-lo.
O que isto significa? Um bom produtor de áudio precisa ter um profundo conhecimento (e paixão) por música que vá além de simplesmente saber como usar o Pro Tools. Se o seu produtor musical não entende as estruturas da música, tom, timbre, assinaturas de tempo ou não consegue apreciar o sentimento que você está tentando capturar, então é provável que eles não façam muito mais por você do que tornar sua música equilibrada.
Isso certamente não significa que seu produtor de áudio tem que ser um músico – existem muitos produtores de sucesso que não são – mas significa que eles precisam ter um certo “entusiasmo” pela música e criatividade.
2. O que realmente estou recebendo pelo preço pago?
Também é útil descobrir o que você realmente está pagando ao contratar um produtor. Obviamente, você estará pagando pelo tempo e esforço do produtor musical em fornecer os serviços que você pediu – como mixagem ou masterização. Mas muitas vezes haverá muitos custos ocultos nesse preço.
Você está planejando usar um estúdio chique, com todos os melhores e mais recentes equipamentos? Isso é ótimo, mas significa que você não apenas pagará pelo tempo e esforço do produtor, mas também pelos custos indiretos associados à manutenção desse estúdio.
Da mesma forma, você pode optar por um produtor conhecido ou que tenha alcançado algum grau de sucesso comercial. É provável que você obtenha um resultado de boa qualidade, mas pode estar pagando um preço inflacionado devido à reputação do produtor.
Portanto, sempre compare os orçamentos com diferentes produtores ou estúdios de áudio. Você ficará surpreso com o quanto as cotações variam de um lugar para outro!
3. Meu produtor musical entende o que estou tentando alcançar?
Gostamos de pensar no produtor musical como um parceiro no processo de gravação. O papel envolve mais do que produzir um arquivo de áudio que soe bem no Spotify. Um grande componente da produção é trazer o melhor do artista, para maximizar sua experiência de gravação e transmitir as ideias e emoções por trás de sua música.
Então, se o seu produtor não entende o que você está tentando alcançar com sua música, é provável que o relacionamento não seja um sucesso. Às vezes, um produtor não se encaixa bem por razões estilísticas – por exemplo, há muitos produtores que podem produzir metal ou punk melhor do que nós! Outras vezes, os produtores podem simplesmente entender mal ou não entender seu estilo como artista. Isso pode resultar de uma falta de musicalidade por parte do produtor (como discutido acima).
Então, reserve um tempo para descobrir que tipo de música seu produtor pode produzir. Muitos produtores terão prazer em fornecer uma amostra das músicas em que trabalharam, para que você possa ter uma ideia da ‘vibe’ geral de seu trabalho. E se não o fizerem, provavelmente é uma bandeira vermelha para você considerar!
Vale a pena contratar um estúdio de áudio?
Contratar um estúdio de áudio sempre é uma ótima opção para quem deseja obter um resultado profissional em sua gravação musical, no entanto, é preciso pesquisar bem sobre a reputação da empresa e verificar os trabalhos anteriores da mesma.
Como mencionado em tópicos anteriores, nem sempre de imediato é preciso contratar uma produtora musical famosa, pois dependendo do seu projeto estará pagando um valor mais caro para algo simples.
O ideal é que tenha um planejamento sobre o que seu projeto precisa, e ir verificando as opções de produtoras disponíveis no mercado para saber se alguma pode estar alinhada ao que deseja.