Cinco dicas de como contar com uma empresa de locação de equipamentos para a área da construção civil

Cinco dicas de como contar com uma empresa de locação de equipamentos para a área da construção civil

O serviço de uma empresa de locação de equipamentos para o setor da construção civil é uma das modalidades que conta com maior número de clientes. Seu público-alvo são empresas que executam esse tipo de serviço. Isso ocorre por conta das vantagens obtidas.

Entre elas está a economia nos custos do projeto como um todo e maior nível de produtividade na execução das tarefas diárias. E claro, a garantia de que os equipamentos apresentam boas condições de segurança.

Mas atenção ao efetuar o aluguel de equipamentos para a área da construção civil. É importante levar em consideração algumas características que dizem respeito à prática e histórico da atuação da empresa selecionada. Isso é fundamental para saber se o serviço é de qualidade e que os itens locados vão atender às expectativas. Veja a seguir cinco dicas de como realizar o aluguel de equipamentos para a área da construção civil.

1. Realize comparações com outras empresas da mesma área

Essa é uma dica que vale para a aquisição de qualquer produto ou serviço. Assim, não abra mão de fazer uma pesquisa aprofundada sobre o custo-benefício que cada empresa oferece. Isto diante do valor cobrado e a qualidade dos materiais que estão à disposição dos clientes. Nesse sentido, observe os gastos e os demais serviços. Entre eles eventuais benefícios concedidos aos clientes que efetuam o aluguel de equipamentos com frequência.

2. Observe se os equipamentos apresentam boas condições de uso

Antes de confirmar o aluguel de equipamentos, é importante observar de perto a qualidade dos itens que podem ser alugados. Dessa forma, faça visitas às empresas e observe se os materiais estão em boas condições de uso e manutenção. Esse tipo de análise é bem mais relevante que a simples busca por meio do site, por exemplo.                         

3. Mensure o grau de economia a ser obtido em uma empresa de locação de equipamentos

Ao realizar o empréstimo de um equipamento com um valor mais elevado, é importante ter em mente que a capacidade produtiva mais elevada desse dispositivo pode trazer economia para o gestor do projeto. Afinal, o desempenho do maquinário mais caro só pode ser igualado a partir da instalação de mais unidades mais baratas. Porém, menos produtivas


Mensure a eficiência das máquinas que serão alugadas e o desempenho coletivo e individual dos trabalhadores. Saiba o quanto a locação de equipamentos pode contribuir para reduzir os custos do projeto como um todo.                                                                                                                 

4. Mantenha a qualificação de seus funcionários

A execução de treinamentos com base nas Normas Regulamentadoras que regem a segurança do trabalho é importante. Assim, os trabalhadores terão ciência das máquinas que podem ser utilizadas. E também eventuais riscos na utilização desses equipamentos. 

Nesse sentido, antes de efetuar o aluguel de equipamentos busque uma equipe qualificada e providencie os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para cada atividade.                                             

5. Faça um registro dos equipamentos alugados

Apesar de servir como uma dica que pode ser aplicada posteriormente, ela traz vários benefícios em todo o processo. Dessa forma, desde o primeiro momento de locação até o prazo final de devolução desses produtos, faça um acompanhamento constante das condições de uso, segurança e desempenho dos equipamentos alugados. Isso ajuda a prevenir eventuais problemas e assegura que o produto esteja no mesmo estado com o qual foi entregue.  

Formalização do serviço de uma empresa de locação de equipamentos para o setor da construção civil

Ao optar por realizar o aluguel de equipamentos, o cliente passa por uma série de etapas que visam formalizar a adesão a esse serviço. Veja a seguir o passo a passo para a contratação de um empréstimo de equipamentos para o setor da construção civil:

  • Registro do cadastro
  • Seleção do equipamento
  • Assinatura do contrato de locação
  • Retorno do equipamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *