Marketing para escritórios de advocacia, conheça um pouco mais sobre
Criar leads qualificados e base de clientes potenciais para o seu escritório exige muito trabalho – e uma estratégia de marketing adequada.
Ao dar a um escritório de advocacia alguma exposição às ideias de marketing, é possível ir um pouco mais longe na concorrência, aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca e aumentar muito a credibilidade da empresa com clientes em potencial.
Diversos Cursos Online com Certificado têm a experiência de escritórios de advocacia e desenvolvem estratégias digitais impactantes.
Neste artigo queremos lhe passar algumas dicas interessantes com o objetivo de impulsionar a presença digital dentro do escritório e gerar cada vez mais leads.
1. Invista em sua marca pessoal
Uma das maiores falhas dos escritórios de advocacia é não investir nas marcas pessoais dos sócios corporativos.
Hoje, um visitante chega a uma página de serviço geralmente de um mecanismo de busca, como, por exemplo, o Google, e imediatamente procura descobrir quem são os advogados por trás da empresa.
Os parceiros devem, na verdade, ser a própria marca e evangelista da empresa, disponíveis em sua rede social e contatados diretamente pelo nome.
Se alguém pesquisar no Google o nome de um advogado, deve sempre ver informações relevantes.
A dica aqui é que todo advogado do escritório pode desenvolver sua presença digital seja por meio de um blog (produção de conteúdo relevante) ou por um caminho mais fácil: um perfil do linkedin. I
Segundo os Cursos Online Grátis, investir em informações de qualidade, depoimentos de clientes e entregar currículos que sejam fortes para impressionar o público destinado.
Em alguns casos, grande parte do tráfego no site da empresa buscará especificamente informações sobre advogados.
A razão é simples: os clientes contratam pessoas, não escritórios. Com o objetivo de ganhar vantagem competitiva, sempre invista em conteúdos que sejam de alta qualidade dentro do perfil de cada membro e, sempre que possível, tenha um formulário de contato direto, sempre garantindo as conversões.
2. Pense de forma local
Antes de investir em uma estratégia muito ampla, você precisa considerar a otimização para sua própria área de atuação.
Não faz sentido expandir seu negócio digital em Florianópolis se você tem um escritório em Porto Alegre.
Pense na parte local do seu SEO, registrando um escritório ou área de interesse em um diretório local (por exemplo, Yelp), elaborando conteúdo com palavras-chave relevantes para a cidade de atuação e muito mais. A maioria dos clientes pesquisará em sua cidade, portanto reforce essa segmentação!
3. Busca paga no Google (AdWords)
A OAB limita muito a forma como os advogados podem comercializar seus escritórios, mas o Google AdWords tem um campo fértil sem grandes limitações que colocarão seu escritório em destaque quando alguém procurar advogados da área para praticar o que o escritório faz.
O conceito do AdWords é simples: aparece quando as pessoas pesquisarem seus serviços. Ao entender como os clientes encontram advogados, você pode otimizar campanhas com precisão para gerar leads cada vez mais qualificados.
Algumas dicas com o objetivo de otimizar as campanhas de adwords dentro do escritórios de advocacia:
• Otimize as páginas que recebem cliques ativos (sempre evite enviar visitantes para a página inicial).
• Integre conversões de formulário para ver exatamente todas as palavras-chave que geram leads qualificados para seu escritório.
• Identifique sempre as palavras-chave que são relevantes para o conteúdo. Por exemplo: ao invés de usar uma palavra-chave como “escritório de advocacia”, use “escritório de advocacia de Porto Alegre”.
• Certifique-se de que seu site seja um site responsivo, carregue rapidamente em dispositivos móveis e tenha informações de contato claras.
4. Utilize o vídeo a seu favor
O vídeo é um dos formatos que vem em ascensão dentro da área do marketing. Esse formato o torna informativo e amigável para qualquer perfil de usuário, seja via youtube ou em redes sociais como o Facebook.
Aliás, você deve entender que o youtube é considerado o segundo maior buscador do mundo depois do próprio Google.
Para os advogados, implementar um canal no youtube e começar a produzir vídeos que sejam curtos de diversos assuntos dentro da área de atuação poderá fazer total diferença.
Esses vídeos também podem ser usados através de redes sociais, seja através de uma fanpage do escritório ou através do seu perfil, para causar um grande impacto.
5. Produza conteúdo de qualidade. Para o seu público.
Um truque de marketing frequentemente repetido (e muitas vezes esquecido) é produzir um conteúdo que seja de alta qualidade para envolver os leitores e gerar um maior engajamento online.
Isso é crucial em quase todos os campos, mas no direito pode ser uma preocupação particular, pois os advogados geralmente gostam de escrever.
Mas na hora de criar conteúdo, você deve sempre evitar aqueles artigos longos e técnicos que impedem qualquer leitor leigo de ler o primeiro parágrafo.
Indicamos que você sempre invista em conteúdo de qualidade e artigos mais “amigáveis” nas páginas do site da empresa (agências, serviços, unidades de negócios, etc.) que possam ser lidos (e interessados) por potenciais clientes.
Uma dica eficaz é iniciar um blog e construir um calendário editorial de artigos que devem ser produzidos e publicados nos próximos meses, sempre contendo conteúdos relevantes para a área de atuação da empresa.
6. Promova seu conteúdo
Sempre entre os maiores erros cometidos dentro do campo online, um se destaca: as empresas muitas vezes investem pesado na construção de um site de alta qualidade, mas simplesmente não o anunciam adequadamente. Mesmo que o redesenho do site seja um passo fundamental, é apenas o começo.
É essencial sempre criar um processo de divulgação regular que irá desde a inclusão do endereço do site na assinatura do e-mail até o cadastro em diretórios e sites profissionais.
Sem a devida divulgação, muitas vezes o site só é acessível aos advogados da empresa!