As mídias sociais e o seu negócio
Nos dias de hoje, deixar de trabalhar com as mídias sociais é deixar dinheiro na mesa. Tal constatação vem do fato de que, atualmente, elas concentram a maior quantidade de público que tem potencial de compra, tornando-as essenciais para qualquer estratégia de marketing digital.
Por que as mídias sociais são tão poderosas?
A realidade é que, quando você tem em suas mãos uma quantidade enorme de pessoas, sabe do que elas gostam e possui informações pessoais, como idade, sexo e relacionamento, você tem um ativo insuperável em termos de mercado. Trata-se de uma verdadeira mina de ouro!
Sabe-se que, mesmo sem todas as informações sobre um grupo de pessoas, ter capacidade para exercer uma grande influência sobre um público é sinônimo de poder, que pode ser facilmente transformado em dinheiro. E não importa a sua área de atuação.
As mídias sociais têm poder pelos dois motivos acima, ou seja, detém bilhões de informações sobre pessoas registradas em seus poderosos bancos de dados e possuem a capacidade de influenciar. Elas são capazes de gerar tendências, de difundir informações em velocidade muito superior aos meios tradicionais e de saber exatamente o que você gosta de fazer ou o que você deseja comprar.
Por conta desta inegável realidade, os profissionais de marketing não podem ignorar as mídias sociais, pois elas oferecem o sonho de qualquer especialista na área: o público certo para o produto ideal! Há como ser melhor do que isso?
A utilização das mídias sociais como canal de marketing e relacionamento com o cliente viabiliza o alcance de uma quantidade enorme de pessoas em um segmento específico de mercado. Um público pode ser alcançado com filtros de alcance geográfico, de poder aquisitivo, de profissão e até mesmo de preferências pessoais.
Falar com as pessoas certas, potenciais clientes do seu negócio, é algo com muito valor, já que multiplica as chances de conversão e vendas para todos os tipos de negócios.
Oportunidade: Facebook Ads
Na minha opinião, não existe na atualidade uma oportunidade maior de construir uma lista de potenciais clientes do que através de anúncios no Facebook junto com as visualizações do instagram. Falo isso especialmente considerando a relação de custo benefício, ou seja, o maior número de prospects pelo menor preço.
Esta mera opinião é sustentada por dois motivos que empresários e empreendedores conhecem muito bem:
- Segmentação: quando você faz um anuncio no Facebook Ads, você pode selecionar vários itens como interesse, estado, cidade, estado civil, idade, pais, preferências, hobbies, profissão… Como revelamos anteriormente, isso torna possível a criação de uma lista muito bem segmentada que pode ser bem explorada se houver uma comunicação eficiente, que aumente a conversão.
- Preço: o preço do anúncio tem que estar ligado à segmentação. Se o anuncio permite que você selecione bem quem deverá ser atingido, o preço em si pode ser caro, já que você estará selecionando o grupo de pessoas com um potencial enorme para o seu negócio.
Nesse sentido, eu posso dizer que para a maioria das empresas este cálculo tem se mostrado extremamente interessante por conta dos preços que giram ao redor de centavos por cada captura.
O conteúdo e o relacionamento
Nas mídias sociais, as pessoas se relacionam. Isto parece bem óbvio, mas melhor do que isso é saber, e ter como medir, o impacto dos comportamentos de muitas pessoas em termos de marketing e de mercado.
Quando curtimos, compartilhamos ou comentamos, o nosso engajamento afeta outras pessoas: os “amigos” e os “amigos dos amigos”. A partir disso, através de uma mesma ação, um grupo muito grande de pessoas pode ser alcançado e terminar interagindo com a marca. Isso é o que chamamos de posicionamento eficiente! Um criador de conteúdo ou influencer digital, é um exemplo do uso desta técnica.
Usar as mídias sócias através de conteúdo relevante é um dos melhores e mais eficientes meios de conseguir engajamento e atrair cada vez mais pessoas. Assim, se você souber trabalhar deste modo, a sua audiência crescerá sem que seja necessário pagar para isso. O ROI (retorno do investimento) sobe exponencialmente!
A Melhor das mídias sociais
A mais conhecida e a mais utilizada em nossos dias é, sem sombra de dúvidas, o Facebook. Preciso apenas lhe advertir que, talvez, ele não seja, necessariamente, a melhor opção para o seu público ou nicho.
Existem negócios que, por conta das suas especificidades, melhor se enquadram às outras mídias sociais como o Linkdin, o Twitter ou o Google+. Lembre-se que tudo depende do público-alvo a ser atingido pelo seu negócio e o melhor conselho é, como sempre, fazer os testes e medir os resultados. Espero que você consiga encontrar a melhor fórmula e o melhor canal de marketing digital para a sua empresa!