Marketplace: descubra porque vale a pena investir
O mercado está em constante transformação, todos os dias surgem novos modelos de negócios, com a tecnologia agregada esse processo se torna ainda mais dinâmico, uma das novas modalidades que mais mudou o cenário de vendas são os marketplace.
Esse modelo de negócio está em franca expansão dentro das plataformas online, nelas os empreendedores têm a opção de lançar um produto em uma loja virtual estabelecida, segura e renomada, isso proporciona o acesso a muito mais clientes.
Quando se busca informações sobre compras no ambiente online é fácil de perceber que marketplace é a palavra do momento, mas é preciso entender as plataformas e compreender se elas cumprem as demandas do seu empreendimento.
É importante apontar que estar cadastrado e vendendo por meio de um marketplace não impossibilita que a marca de fita pet de arquear comercialize este produto via seu próprio comércio virtual.
Inclusive ambas as questões se complementam e potencializam os resultados. É possível transitar entre os dois formatos de diferentes formas.
Empresas de comércio virtual que já estão consolidadas e obtendo resultados em seu próprio domínio podem utilizar o marketplace para alcançar novas oportunidades e credibilizar a marca.
Os marketplaces também são uma boa entrada no universo do comércio virtual, isso porque as plataformas já possuem um tráfego e toda a infraestrutura para vender o seu produto, restando para o empreendedor apenas fazer os envios após as compras.
O marketplace é a porta de entrada pois reduz os investimentos iniciais tanto em publicidade quanto em infraestrutura para manter um site ativo com suporte aos meios de pagamentos.
Atualmente quem consulta a lista dos meios de vendas mais rentáveis encontra alguns marketplaces à frente de todas as outras opções disponíveis.
Em especial, durante a pandemia essa foi a solução tanto para consumidores quanto para pequenos vendedores.
Com um breve registro e depois da certificação de serviços que os melhores marketplaces fazem com seus parceiros.
Uma loja já está ativa na plataforma e pronta para disponibilizar todo seu material para consumo, em alguns casos até a logística é facilitada pela plataforma.
Na grande maioria dos casos as plataformas de marketplaces atuam em cenários amplos e cobram uma pequena comissão pelo serviço de venda, entrega e seguridade da compra.
O que é um marketplace?
O marketplace se consolidou como um canal para que pequenas empresas e até grandes marcas possam anunciar produtos e vender em grandes plataformas de e-commerces já renomados no Brasil.
Dentro desses sites os produtos são apresentados para mais pessoas e o medo que muitos consumidores ainda têm de comprar pela internet é mitigado.
Já que esses grandes sites oferecem soluções que reforçam a segurança de todas as compras em casos de devoluções.
A febre dos marketplaces cresceu tanto que hoje existem marketplaces segmentados em materiais esportivos, discos, artigos musicais, tecnologia, computadores e até insumos de construção como um piso elevado em aço com concreto celular.
Uma marca que disponibiliza os produtos em um marketplace pode ter sua própria empresa valorizada, uma vez que a marca estará associada com grandes nomes do segmento e disponível em uma grande plataforma, isso confere mais credibilidade.
Os marketplaces podem ser entendidos como um meio agregador de diversos e-commerces diferentes no guarda-chuva de uma grande empresa que registra e credibiliza esses fornecedores.
Essa união de diversos produtos aumenta o acervo de produtos e o tráfego.
Contudo, um vendedor de disco abrasivo desbaste precisa estar atento aos pontos positivos e negativos de um e-commerce para desfrutar de todas as vantagens e reduzir o impacto das desvantagens incluídas na adesão dos e-commerces em marketplace.
A credibilidade que uma marca valoriza muito a partir do momento que ela aparece no marketplace, isso pode gerar um aumento até em seu e-commerce próprio.
Mesmo que as vendas no marketplaces não sejam expressivas, a marca ganha relevância.
O aumento da visibilidade gerado pela presença nos e-commerces está diretamente ligado ao aumento das vendas.
Além da lógica de quanto mais pessoas vendo seu produto, maior foram as vendas, o próprio marketplace impulsiona produtos bem avaliados e que se destacam.
Por que investir em plataformas de marketplace?
Diferentes estratégias de aumento de vendas podem englobar a adesão às plataformas de marketplace para gerar não só mais vendas como dar mais exposição para os produtos que serão vendidos.
Boa parte do marketing que envolve a venda de um produto é terceirizada quando dispõe de um marketplace que fará investimentos para promover os produtos da plataforma como equipamentos domésticos para lavagem de tapetes residenciais.
Quando um site em formato de marketplace com renome e tráfego investe em publicidade, os retornos são muito mais significativos, além de favorecer toda a base de empresas que disponibilizam seus próprios produtos na plataforma.
A lógica de uma grande empresa investir para vender produtos de uma base de empresas produtoras garante que o custo por clique seja reduzido e assim todo o investimento destinado a publicidade seja otimizado.
A presença em marketplaces pode ser feita de forma simultânea com o desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce, mas também pode ser a única fonte de vendas de uma empresa, seja ela em seu processo de maturação ou já consolidada no mercado.
Ter o seu produto para limpeza de fachada predial disponível em um marketplace ao lado de um concorrente, sendo que o seu produto é mais competitivo, o consumidor tem de forma clara e declarada qual é a melhor opção, de novo gerando credibilidade.
Além da empresa não precisar de um investimento de verba em divulgação, é a plataforma quem se responsabiliza por gerar um fluxo de acessos interessados em consumir e trazer clientes novos para dentro do marketplace.
Muitas vezes começar um negócio para vender produtos é um processo arriscado, os custos são correntes enquanto as vendas podem variar bastante. O marketplace dá um bom apoio nessa questão.
Isso porque essas plataformas retiram parte do valor de venda como taxa, isso significa que quando a empresa vende pouco, os custos se ajustam e quando vendem mais, eles acompanham de forma justa o aumento de renda.
As dicas necessárias para investir em um marketplace
O investimento em marketplace pode ser extremamente vantajoso e lucrativo para empresas em diferentes estágios de maturação e com necessidades diferentes.
Porém, para obter os resultados necessários é necessário conhecer bem a plataforma e as melhores formas de utilizá-la.
São vários os processos que vão definir se uma empresa que vende avental personalizado masculino vai obter o sucesso completo que os marketplace oferece, entre eles estão:
- Realizar um cadastro completo dos produtos;
- Minimizar os erros e contratempos que geram atrasos;
- Ser prestativo e atender bem os clientes;
- Anunciar produtos que cumprem a expectativa de compra.
É uma boa opção selecionar e pesquisar por mais marketplaces além dos grandes líderes do mercado no Brasil.
Até uma empresa de produtos focados em negócios de terceirização de serviços de copa pode encontrar espaços fechados para vender seus itens.
A função primordial do marketplace é dar visibilidade e volume de vendas para os produtos lá disponíveis, para que isso possa acontecer é preciso ter um trabalho muito minucioso e cuidadoso.
Como todo o mercado em expansão, ele também é muito competitivo, ou seja, produtos de mais amplo acesso são alvo de muitas ofertas e são vários os fatores além do preço que podem destacar a sua empresa como a melhor opção.
Visualmente, a foto do produto é muito importante, tanto fotos em formato de estúdio quanto ambientadas, em ângulos abertos e também mais detalhados, além de dispor de imagens de todos os modelos e opções disponíveis.
Além disso, a descrição deve dispor de todas as informações, junto com as devidas adaptações para acessibilidade.
Junto a essas questões é importante ter um preço compatível com a realidade do mercado e com todas as opções de pagamentos disponíveis.
Além de se atentar às condições do seu cadastro do perfil é essencial estar atento aos comentários, avaliações e notas que podem valorizar ou derrubar a imagem do perfil.
Considerações finais
Sendo assim, o marketplace é o que existe de mais eficiente no universo de varejo nos dias atuais. Trata-se de um grande nome para criar uma plataforma que unifica o catálogo de pequenos e-commerces em um único ecossistema.
Inserir um pequeno comércio nesse sistema é uma estratégia muito eficiente para alavancar as vendas e maximizar os acessos aos produtos e por consequência as vendas. Essa adesão traz muitos benefícios.
Os marketplaces podem ser tanto de amplo acesso com variados produtos até nichos mais segmentados como plataformas exclusivas para a venda de materiais para pintura de fachada residencial.
Além da divulgação o ponto mais importante é que os custos de um empreendimento baseado em marketplace varia junto com os resultados, já que a parcela que fica com os marketplaces depende do montante vendido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.