Saiba o que é live marketing e o por que adotar essa técnica na sua empresa
O live marketing é um conjunto de ações de marcas e agências para promover a interação direta com o público e as organizações. Ele é conhecido também como “marketing de experiência” ou “marketing ao vivo”.
Em um um conceito geral ele significa estar sempre em contato com o público em tempo real. Dentro dele encontramos o marketing de eventos, o marketing promocional, o marketing social, integração com o mundo digital dentre outras possibilidades.
O live marketing é a forma nas quais as marcas buscam conexão ativa com o consumidor, e não o considera apenas como um receptor passivo da comunicação.
Sua utilização nas empresas proporciona um diferencial nos negócios porque serve tanto para atrair novos clientes como para fortalecer a imagem da instituição se trabalhado corretamente a longo prazo.
Ele poderia captar novos clientes para cursos de manutenção de celular, por exemplo, pois qual seria a diferença que ele faria no fechamento de negócios para esse tipo de serviço, seria possível potencializar as vendas?
Quais as vantagens de usar o live marketing?
As vantagens envolvem diversos pontos quando uma empresa decide optar pela implementação de novas estratégias ou desenvolver ações diferentes, tais como:
- Permite o uso de várias técnicas por ser flexível;
- Tem mais repercussão pelo alcance global em uma ação local;
- Tem espaço para a criação;
- Promove vínculo com o público.
Muitos eventos de harmonização facial realizados online aproveitam os benefícios do contato com o público em tempo real para proporcionar a obtenção de novas oportunidades de negócios para a venda do serviço.
Nessa transmissão de informações ao público em tempo real a empresa acaba transmitindo uma imagem mais transparente, criando confiança no público.
Erros e imprevistos podem ocorrer nesse momento, mas isso acaba colaborando com a percepção do consumidor, pois ele tem a certeza de que o que está sendo transmitido é algo verdadeiro, que realmente representa a empresa.
O contato direto estabelecido entre a marca e o público é algo bem particular, mas é importante que a empresa ao desenvolver as técnicas do live marketing reflita a verdadeira identidade da instituição.
Isso permite o uso das estratégias de forma criativa para apresentar um evento online sobre avaliação neuropsicológica com o intuito de mostrar os produtos ou as formas que envolvem essa avaliação.
Esses eventos são inconfundíveis, se organizados nos mínimos detalhes para que possam refletir completamente a identidade da marca.
O vínculo com o cliente, parceiro, acionista e colaborador é sempre mais forte quando o contato é direto, pois proporciona uma experiência pessoal com a empresa, superando a relação de consumo.
E esse vínculo é muito importante para que seja mantida a fidelidade e o engajamento dos stakeholders, que são todos os grupos de pessoas ou organizações que possam ter interesse pelas ações de uma empresa.
Os stakeholders podem ser internos, como os próprios colaboradores ou externos, como investidores, fornecedores, clientes e comunidade.
Por meio dos stakeholders externos as possibilidades de interesse pelas ações de uma empresa de plano de manutenção preventiva ar condicionado aumentariam consideravelmente que investidores apostassem financeiramente nessa instituição.
Como aplicar o Live Marketing?
É possível, realizar ações promocionais, como liquidações, brindes, degustação, amostras grátis. Além disso, dá para participar de eventos, como shows, feiras e congressos. Por fim, existem as ações de merchandising, como stands e degustação em pontos de venda.
Como fazer uma Live Marketing?
Para a realização de uma live marketing a empresa precisa seguir alguns passos fundamentais.
Das quais destacamos algumas, como encontrar o público e entender qual o comportamento e preferências desses consumidores.
Saber quais são as preferência dos consumidores que procuram por café da manhã corporativo, e qual é o tipo de comportamento adotado por eles.
Além de apresentar a marca aos potenciais clientes, que deve precisa acontecer ao vivo em tempo real como diz o nome da estratégia.
Assim como, atrair o público, ativar o interesse pelo que está sendo mostrado, experimentar junto aos clientes as experiências vividas por eles, e fidelizar esse cliente interessado.
A empresa que adota a aplicação do live marketing tem como responsabilidade apresentar a marca de bateria estacionária para som para que o público-alvo seja atraído e sinta interesse na compra do produto.
Antes de qualquer instituição utilizar essas experiências ao vivo do live marketing ela precisa definir quais serão os objetivos dessas ações, tais como:
- Vender mais?
- Gerar leads para?
- Gerar engajamento nas redes sociais?
- Tornar conhecido um produto novo ou serviço?
- Aumentar o reconhecimento ou a lembrança de marca?
A partir desses passos, não só a estratégia será mais definida para trazer os resultados esperados, como será mais fácil estabelecer os KPI.
Os KPI são os indicadores chave de desempenho das ações, com o objetivo de avaliar o nível de sucesso da marca ou produto.
Live marketing não significa pensar na experiência mais complexa ou no uso de aparatos diversos, mas entregar a experiência mais apropriada para o objetivo da marca de mousepad brinde.
Se dentre os objetivos identificados pela empresa gerar leads for um deles, então a empresa deve analisar se o número de cadastros gerados com a ação ou com os contatos obtidos fará com que os leads sejam qualificados.
Quer aumentar o reconhecimento da marca? Aumente as menções na mídia, como as redes sociais; identifique como estão sendo as buscas online e também os números de seguidores nas redes.
Realizar pesquisas é uma forma de analisar qual é o sentimento do consumidor com relação à marca, produtos ou serviços.
Se pretende vender mais, identifique o número de vendas diretas no período de ativação da live, o ticket médio e se novos clientes foram conquistados e o preenchimento de cadastros para o programa de fidelidade.
É importante lembrar que essas métricas de live marketing só devem ser consideradas no longo prazo. Ao olhar apenas para um resultado imediato, o ROI será naturalmente menor.
ROI vem da abreviação em inglês do termo Return Over Investment, e pode ser traduzido como “Retorno Sobre Investimento”, ou seja, é um indicador gerencial usado para saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado.
Um cliente será conquistado pela experiência com a marca gerando retorno por um longo tempo, que pode ser demorado, e não apenas quando a campanha for ativada.
Portanto, é preciso, para isso, entender toda a jornada do consumidor e saber qual foi o ponto inicial que o aproximou de uma determinada marca.
Como vender mais na empresa ao adotar o live marketing?
Lucro financeiro é o que toda empresa quer e precisa e isso só ocorre com o aumento das vendas. Para atingir esse objetivo é necessário que a instituição faça um bom planejamento da live.
Tenha a certeza do tipo do público a ser atingido e qual o produto que vai ser oferecido. Identifique quais as razões que levariam os consumidores a comprarem esse produto.
Tenha o cenário claro para criar o roteiro e depois escolher equipamentos de áudio e som de alta qualidade. Vai gerar mais vendas.
Outro fator importante é descobrir quais são as dúvidas dos clientes. Durante a live solicite que os usuários interajam com postagens sobre suas dúvidas e perguntas, para que elas sejam respondidas ao vivo.
Essa é uma forma mais profunda de aproximar o consumidor da marca com a empresa, pois dá a oportunidade dele conhecer mais adequadamente o que está sendo exposto. Alavanca possíveis vendas.
Antecipar benefícios para manter os usuários interessados é uma forma de manter a audiência até mesmo em uma cardiológica clínica.
O intuito é que a live seja acompanhada do início ao fim. Dar dicas relevantes ao final é uma opção para aumentar as vendas, pois prende a atenção.
Sorteie brindes, anuncie um produto novo, dê dicas e táticas relevantes para lidar com o produto exposto.
Para que as lives aumentem as vendas a audiência precisa conhecer o que está sendo vendido. Apresente características e benefícios do produto ou serviço, agregando valores do porquê é interessante comprar o que está sendo oferecido.
Tente fazer com que o público se encante com as informações que a live está mostrando para que ele chegue a conclusão do quanto vale a pena comprar.
Apresente casos de sucesso para que o consumidor passe a desejar um determinado produto. As pessoas gostam de saber sobre outras que adquiriram a mesma coisa e ficaram felizes com a aquisição.
Essas histórias de sucesso no meio das lives têm muitas chances de serem convertidas em vendas.
Considerações finais
Sendo assim, adotar as estratégias oferecidas pelo live marketing na empresa beneficia consideravelmente o aumento das vendas, desde que essa prática seja adotada corretamente.
O retorno positivo se dará a longo prazo, com a construção adequada da imagem da empresa, a criação da confiança do público para com a marca ou produto e com o trabalho incessante de uma conexão saudável com os consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.