4 maneiras de melhorar o posicionamento de sua empresa na internet
Seja uma grande corporação, uma startup em início de carreira ou uma pequena empresa, o marketing digital é fundamental para um posicionamento na internet satisfatório e marcante.
Muitas empresas buscam os melhores profissionais de marketing digital para ajudar com a mensagem da marca, anúncios e taxas de conversão.
Mesmo que a organização tenha estratégias de marketing consolidadas, qualquer empreendedor ainda pode estar se perguntando o que pode fazer para melhorar as iniciativas de marketing online e o posicionamento na internet.
A verdade é que toda empresa, frente a expansão do mercado digital, principalmente após a pandemia causada pela COVID 19 em todo o mundo, precisa tomar um bom posicionamento.
Além disso, o setor de marketing digital continua crescendo ano após ano e, por isso mesmo, as diversas empresas, de escrituração de notas fiscais a lanchonetes e restaurantes, precisam garantir que as próprias marcas tenham uma presença online saudável e competitiva.
Métricas e KPIs de otimização do motor de busca
A prática de SEO (Search Engine Optimization), a otimização do motor de busca de plataformas de pesquisa, acompanha todas as etapas do marketing digital.
Para aplicar as palavras-chave em pontos adequados, existem algumas táticas que contribuem para o posicionamento, além de métricas e KPIs (Key Performance Optimization), os indicadores-chave de desempenho que a empresa pode acompanhar.
Isso deve ser feito para que, assim, a marca possa avaliar o sucesso de posicionamento na internet nas páginas de resultados.
-
Leads ou Vendas
O site empresarial deve apoiar seu empreendimento e, em alguns casos, pode ser todo o seu negócio.
Portanto, o site precisa coletar leads se for direcionado para essa finalidade, ou vender produtos, caso seja um comércio eletrônico.
De qualquer forma, sem leads ou vendas, sua empresa não pode sobreviver e, por isso, rastrear o impacto de uma campanha de SEO sobre eles é fundamental.
-
Tráfego orgânico
Como é de se esperar, um dos principais objetivos de uma campanha de SEO é direcionar mais tráfego para o site da marca, seja para uma empresa de engenharia civil ou quaisquer outros setores, a partir da pesquisa orgânica. Afinal, o tráfego de busca orgânica é gratuito.
Então, como você pode ver como está este tráfego orgânico no seu site?
Uma ferramenta eficiente é o Google Analytics, em que é possível verificar as sessões que são definidas pela própria gigante de tecnologia como um “grupo de interações que ocorrem nos sites dentro de um determinado período de tempo”.
Para medir o sucesso, convém comparar períodos de tempo diferentes, e assim avaliar o desempenho das campanhas a partir dos dados semana a semana, mês a mês e ano a ano.
-
Palavras-chave
Esse é o clássico SEO KPI, em que são observadas as classificações de palavras-chave.
Classificar bem palavras-chave importantes é uma parte crítica de qualquer campanha de SEO, pois classificações altas ajudarão a direcionar mais tráfego para o site, e de forma orgânica.
Existem muitas ferramentas na internet que ajudam a realizar pesquisas de palavras-chave e, em seguida, acompanhar o posicionamento na internet do seu site, em relação a elas, ao longo do tempo.
Uma ferramenta acessível é a Google Search Console, pois permite ver as palavras-chave que estão direcionando o tráfego para o seu site.
Como o Search Console é uma plataforma gratuita, o mais recomendável é que o seu site seja configurado a partir dele, considerando as avaliações e apontamentos feitos, caso esse procedimento ainda não tenha sido feito.
Apesar de existirem dezenas de métricas diferentes que valem a pena acompanhar para avaliar o desempenho de uma campanha de SEO, essas 3 são importantes, sendo cruciais para que o profissional de marketing digital fique atento para o sucesso do negócio online.
Como aplicar o marketing digital na empresa
Não existe SEO sem o marketing digital. E as diversas estratégias que ajudam a sua empresa a melhorar o posicionamento na internet.
O melhor do marketing digital é que as estratégias evoluem e mudam o tempo todo. Essa mudança constante permite que você aprenda e domine novas técnicas e táticas para atrair clientes com conteúdo, promovendo conversões.
Quando uma empresa conta com profissionais especializados em marketing digital, obtém uma visão interna de como tudo funciona no ambiente online, pois é possível explorar:
- Ferramentas digitais;
- Ideias de SEO;
- Marketing de Conteúdo;
- Posicionamento de marca.
Há diversas maneiras de melhorar uma campanha de marketing digital que pode atrair o público-alvo para uma empresa de projetos de arquitetura, por exemplo.
Confira as principais ações apresentadas a seguir.
-
Conheça seu público-alvo
Sem o reconhecimento adequado da marca, os clientes podem passar batido pela sua empresa. Por isso, o conhecimento do público-alvo é crucial para a atividade do negócio.
Desse modo, saber para quem você está fazendo marketing é essencial para o sucesso de uma campanha.
A melhor maneira de saber quem é seu público é construindo um perfil de cliente, ou buyer persona. Nesse ponto, a chave é ser criativo.
É necessário determinar quem está tentando alcançar, como é o cliente ideal para a empresa que fornece transformadores de tensão, qual o perfil que se encaixa naquela pessoa que realmente precisa e está ciente do que sua marca tem a oferecer e quais são as principais dores que visam solucionar com o produto.
Saber quais os tipos de pessoas que compram seu produto ou contratam seu serviço fornece uma visão mais clara do seu cliente em potencial, o que possibilita ações mais efetivas.
Mais ainda, coloca a marca em uma posição para criar confiança com o consumidor final.
-
Mantenha o foco no cliente
Pode até parecer que não focar no produto seja um pouco contra-intuitivo.
No entanto, se você estiver escrevendo um texto que somente enfatiza os aspectos positivos do seu produto ou serviço sem oferecer uma jornada abrangente pelo funil de marketing, os clientes não são cativados e podem não seguir a jornada, afinal, como acreditar na mensagem?
Para ficar mais claro, siga esse exemplo: e se começar a bombardear o cliente com anúncios de produtos de algo que você nunca precisaria ou não estaria interessado?
Você provavelmente sairia da página da web o quanto antes e não há culpa nenhuma nisso.
Dessa forma, é preciso se lembrar de escrever um bom conteúdo de blog, não apenas criar anúncios para o seu produto na página.
Tente se conectar com seu consumidor, entregando exatamente o que ele procura.
Inclusive, no caso de propagandas mais diretas, é possível desenvolver materiais mais de fundo de funil, ou ainda, campanhas mais segmentadas, que aparecerão para pessoas com potencial de compra real.
Por isso, ofereça uma oportunidade do usuário iniciar um contato naturalmente, caso a necessidade seja conserto de equipamentos hospitalares, até porque o marketing para as pessoas é exatamente isso, uma conversa.
A dica, aqui, é: seja natural, mas assegure-se de fornecer a solução essencial para os problemas dos clientes.
-
Encontre as palavras-chave de SEO
Elas voltaram. É impossível fugir desse assunto quando o tema é marketing digital e técnicas para melhor posicionamento na internet.
A prática de SEO é uma ótima maneira de enriquecer todo o conteúdo que você tem disponível e, assim, obter mais visualização nas páginas da sua empresa.
No entanto, implementar SEO é mais do que simplesmente inserir as palavras certas. Você até pode atrair moradores de condomínios quando eles procuram por empresas de segurança patrimonial e pesquisam sobre portaria e ronda noturna.
Com uma estratégia de palavras-chave de SEO impactante e coesa, você pode levar esses usuários a um novo nível.
Por esse motivo, recorrer a especialistas para ajudar em SEO é uma proposta acertada, pois os profissionais podem identificar o que precisa ser melhorado, quais palavras-chave precisam ser implementadas e quais aspectos orgânicos sua empresa precisa se concentrar.
-
Use video como nova estratégia de mercado
A publicidade em vídeo é antiga, vide as propagandas em TV desde a invenção desse aparelho doméstico, até as recentes inserções em plataformas digitais, como:
- Facebook;
- Instagram;
- Tik Tok;
- Youtube.
Essa ação é muito vantajosa. Isso porque seu cliente recebe mais informações sobre seu produto em menos tempo.
Mesmo que escrever um bom texto seja a chave para garantir que os clientes se conectem com a marca, o vídeo possui um poder de síntese que reúne o áudio e o visual, além do roteiro, de forma abrangente, sendo mais dinâmico e cativante.
Outra vantagem do vídeo em relação ao posicionamento é que as pessoas passam a compartilhar conteúdo sobre sua Armazenagem logística com amigos e familiares quando o material é bom ou divertido.
Esse fator compartilhável muda todo o cenário de divulgação, e a sua empresa pode, em casos específicos, e de maneira positiva, criar um anúncio viral, que se espalha para uma ampla audiência.
Conclusão
Para que um site tenha um posicionamento melhor, é preciso sempre fazer um balanço das estratégias de marketing digital, verificar quais estão funcionando de forma plena e ajustar aqueles que podem ser melhoradas.
De uma forma ou de outra, ajustes são necessários, pois a internet é dinâmica, novas tecnologias e equipamentos eletrônicos surgem a todo instante e até mesmo os hábitos de consumo dos clientes tendem a mudar e, com isso, as empresas precisam se adaptar.
A ideia principal, por fim, é focar nos esforços de SEO, publicidade em vídeo, desenvolver bons textos e se concentrar nos clientes, mesmo que seja necessário atender via Serviço de limpeza terceirizado em algum momento, e as necessidades que eles próprios apresentam.
Por fim, o próximo passo é colocar a empresa em uma posição apropriada, que reflete todo o trabalho realizado ao longo do tempo, tanto no ambiente online quanto no mundo real.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos