5 estratégias para otimizar o SEO do seu blog
Para otimizar o SEO há uma série de fatores que podem ajudar para que o blog tenha um melhor desempenho. E quanto mais visitantes tem no site, melhor para as empresas, pois com isso pode-se perceber que as estratégias de SEO tem dado certo e cumprem a meta.
Se um negócio trabalha com a venda de saco transparente para cesta basica em uma loja online, vai precisar investir muito em SEO para que a empresa consiga ficar no primeiro resultado de pesquisa dos mecanismos de busca, como o do Google, por exemplo.
E o SEO é uma das estratégias centrais do Marketing Digital. A maioria das empresas tem usado essa estrateǵia em suas campanhas. Por exemplo, um blog que vai fazer um enorme workshop mulheres, vai ser necessário obter visitantes para participarem.
Afinal de contas, qual é a empresa que não deseja ser mostrada nas primeiras posições da procura orgânica do Google. Pois lá estão os links mais vistos e clicados por usuários, que não tem o costume de passar da primeira página para ver as respostas que procuram.
Então, uma ótima estratégia de SEO possibilita que a empresa alcance o objetivo. O site, blog ou loja virtual se torna muito mais conhecida, obtém mais autoridade no mercado, ganha muito mais visitantes e vai elevar ainda mais a probabilidade de ter conversões.
E o melhor é que um negócio pode fazer tudo isso sem investir em mídia, com fundamento em otimizações em suas próprias páginas e na conexão com os outros sites para ajustar a experiência de pesquisa e navegação dos usuários.
Então, se uma empresa que faz serviço de funilaria parachoque quer estar nos primeiros resultados do Google ou algum outro mecanismo de busca, deve investir bem para que as estrateǵias de Search Engine Optimization sejam muito bem feitas.
É extensa a importância que tem o SEO. No decorrer do artigo vão ser apresentados diversos pontos fundamentais. É importante que as empresas entendam bem este artigo, para que possam aplicar as estrateǵias que serão passadas em seus negócios.
Conceito de SEO
O SEO é o grupo de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que tem como foco melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.
A cada segundo, um volume gigantesco de buscas são feitas nos buscadores e muito especialmente no mecanismo do Google, que é o mecanismo de pesquisa mais utilizado do mundo.
Os usuários querem solucionar as dúvidas mais variadas no seu dia a dia, desde o hotel mais bem interessante para a próxima viagem até a explicação de algum tipo de teorema.
Em cada pesquisa, o Google busca organizar bem os conteúdos em um ranking que dê as melhores respostas nos primeiros resultados.
E os valores abaixo demonstram que os usuários confiam na análise do buscador. Os três primeiros links orgânicos obtêm cerca de 30% dos cliques, e só 0,78% dos usuários entram em algum dos links na segunda página de resultados.
Então, cada busca representa uma chance para a sua marca ofertar as melhores respostas para o que os usuários estão buscando. Assim, a empresa tem mais chances de ter visibilidade, obter mais tráfego orgânico e mais resultados com a presença mais forte.
Mas, para isso, a empresa deve provar ao mecanismo que tem a melhor resposta e que merece estar nas primeiras posições da SERP, Search Engine Results Page, que é a paǵina de resultados dos mecanismos de pesquisa.
E para o que serve o SEO?
Nos motores de busca, milhares de usuários realizam buscas usando palavras-chaves, que devem ter variadas intenções.
Em outras palavras, um usuário pode estar a procura de uma informação, de um produto, de dados sobre uma empresa que faz serviço de GNV em carro turbo, por exemplo.
O trabalho do algoritmo é justamente avaliar todas as páginas indexadas que estão usando essa palavra-chave e optar por quais conteúdos são valiosos para certa pesquisa. Ou seja, qual é o melhor resultado para a pergunta do usuário.
E quando se fala de blogs especificamente, esses resultados devem ser bem simples, diretos e didáticos.
Para isso, os textos necessitam mostrar algumas características como hierarquização de dados, utilizar imagens, legendas e textos alternativos, que não são nada mais do que as estratégias de SEO.
Como rankear no Google
O ranqueamento, é algo muito importante para as empresas, ainda mais no que diz respeito a ser bem rankeado no mecanismo de busca chamado Google. E por isso, alguns passos foram desenvolvidos para isso, são eles:
Focar na indexação da página no Google
O processo de indexação é parte das rotinas do mecanismo de busca para atualizar as listas de resultados e é feito por robôs de rastreamento que são chamados de Googlebots.
Eles rodam protocolos padronizados para procurar novos conteúdos e sites, o que faz com que a indexação por meios naturais dure um bom tempo, mais do que é necessário para uma empresa começar as estratégias de marketing digital.
Por isso, investir em estratégias que chamem a atenção dos Googlebots e aceleram a indexação é fundamental. É isso que um negócio que vende sacada de vidro fumê deve fazer.
Otimizar o SEO do conteúdo do site
Com a indexação feita, é o momento de otimizar o conteúdo e as páginas para obter mais destaque nas procuras, e essa é a área chamada Search Engine Optimization, que tem como objetivo principal desvendar o algoritmo do Google.
Esse algoritmo é o que diz a ordem dos resultados, ou seja, é um tipo de estratégia do Google que, de modo evidente, não é divulgada, mas alguns dos pilares vão sendo revelados aos poucos por meio de testes dos especialistas na estratégia de SEO.
Definir as palavras-chave mais valiosas
Falar de SEO sem ressaltar as palavras-chave é quase impossível, assim como criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz. Elas necessitam ser escolhidas levando em conta o que os leads estão em busca e a concorrência dela no mecanismo de busca.
Ao criar uma estratégia de marketing digital, por exemplo, é possível determinar quais delas serão patrocinadas para serem mostradas nos anúncios do Google e quais vão ser foco da conquista da posição orgânica, ou seja, sem fazer investimentos.
Avaliar a performance da estratégia
Com a estratégia bem feita, é necessário monitorar as métricas que sejam valiosas para verificar o ranqueamento do Google. Nesse ponto, se torna fundamental falar de indicadores de vaidade.
A métrica de seguidores nas redes sociais, por exemplo, é um índice que para conversão pode ser inútil, pois nem sempre vai representar um volume de leads que estejam alinhados com o produto ou serviço do negócio.
Assim, uma empresa que trabalha com a venda de sombreador para carros deve estar focada em outras métricas que vão de fato auxiliar o seu crescimento.
Otimizar conteúdos em alta
Analisar regularmente os resultados dos conteúdos e considerar desenvolver outros modelos que consigam chamar mais leads ou até mesmo avançá-los no funil de marketing, como os e-books por exemplo.
Apesar de não terem ligação direta com o ranqueamento, são importantes para que as vantagens desse esforço estratégico proporcionem resultados para a empresa.
Agora que as empresas já entenderam como rankear, devem saber que tão essencial como obter uma boa posição é fazer uma estratégia de funil de marketing que guie esse tráfego para a nutrição e posteriormente para a conversão em vendas e a fidelização.
5 estratégias para otimizar o SEO
Com as táticas de SEO, é muito mais possível que um site consiga crescer posições rumo às primeiras páginas de sites de buscas. Por isso uma empresa que trabalha com a venda de placa de energia solar 400w deve investir bem nas estratégias.
A seguir, as 5 estrateǵias de SEO que podem ser adotadas para fazer o algoritmo do mecanismo de busca exibir mais o site da empresa para uma quantidade maior de pessoas:
- Buscar boas palavras-chave;
- Usar links internos;
- Fazer otimização mobile;
- Ter uma boa estrutura de URLs;
- Não utilizar conteúdo duplicado.
Essas são as estrateǵias que podem ser indicadas para que as empresas possam otimizar melhor o SEO de seus blogs e aumentar a sua posição dentro dos buscadores.
Considerações finais
Por fim, estar nos primeiros resultados de um mecanismo de busca, cresce a visibilidade da empresa de modo impressionante e, como consequência disso, impulsiona as possibilidades de conversão de clientes e de vendas.
Por isso, se uma empresa que ministra curso de direção preventiva estiver querendo ter mais visitas no site, deve fazer bons investimentos em suas estratégias de SEO.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.