5 dicas para me tornar um especialista
Seja você um gestor de uma empresa de balcão refrigerado inox ou um escritor de livros e até mesmo analista da área administrativa. Certamente já passou anos desenvolvendo o conhecimento que o levaram ao sucesso profissional e realizando seus grandes sonhos de crescimento.
Mas, sair disso e se transformar em um especialista em sua área, é algo completamente diferente. E foi pensando nisso que criamos este texto com dicas pertinentes sobre o assunto. Vem com a gente e saiba mais.
O que é um especialista?
Um profissional especialista é aquele que consegue realizar o sonho mais esperado, que é terminar a faculdade e até fazer uma pós-graduação, mestrado ou doutorado. A partir desse momento você pode dominar a si mesmo como um especialista.
Vale ressaltar que você não precisa ter ensino superior completo no currículo para se tornar um especialista, afinal se você trabalha com manutenção de máquina seladora de embalagens, por exemplo, de certa forma você é um profissional capacitado nesse setor.
Uma das principais etapas de se tornar um especialista é definir um setor que você pretende estudar ou trabalhar. Assim, com esse objetivo em mente, é necessário se aprofundar em um tópico específico de uma profissão, ou seja, especializar-se em uma determinada função.
Com a alta demanda por profissionais qualificados é muito importante oferecer algo que se destaque da concorrência e ser um especialista facilitará esse processo. Além disso, tornar-se uma autoridade traz inúmeros benefícios, como: alto cargo, salários diferenciados, relevância, reconhecimento, entre outros fatores.
É uma escolha promissora, você não acha? Para entender melhor como ser um especialista, veja algumas dicas abaixo.
Afinal, como me tornar um especialista?
Você deve estar se perguntando como posso me tornar um especialista. Mas não precisa se preocupar, pois separamos 5 dicas essenciais para você se tornar uma referência na sua área. Confira agora:
1. Torne-se um educador
Ver o status de educador é tão imprescindível quanto uma empresa de montagem industrial para uma indústria, pois assim, você trabalha para se comunicar com seus clientes regularmente. Isso irá gerar experiência e um alto grau de maturidade.
Porém, não siga este caminho sem antes fazer um curso onde as técnicas e as práticas referentes aos cuidados com os alunos possam vir à tona. Caso contrário, poderá colocar sua carreira a perder.
2. Tenha foco assertivo
Em vez de tentar agradar a todos, concentre seus esforços em uma pequena quantidade de temas possíveis. Essa abordagem ajudará a entender melhor o nicho em questão, ou seja, não adianta querer trabalhar com 50 formas de manutenção de compressores, foque naquela que tem mais facilidade no dia a dia.
Um exemplo de micro especialização no campo do design, por exemplo, pode incluir profissionais que só atendem escritórios corporativos ou outros que optam por imobiliárias locais.
3. Escreva artigos para sites de notícias e publicações profissionais
Faça um esforço conjunto para escrever artigos relativos à sua área. Em seguida, envie-os para sites especializados. Se conseguir fazer isso, terá conteúdo para gerar autoridade em seu campo.
Não basta escrever assuntos explorados, mas sim comprometer-se com a criação regular, pois isso ajuda a construir sua marca pessoal mais rapidamente. São poucas as pessoas que investem nisso, mas você pode ganhar pontos importantes.
4. Escreva uma pauta usando o formato de solução de problemas
Outra dica para se tornar um Especialista em seu setor é pegar o seus artigos mais lidos e se aprofundar ainda mais neles. Lembre-se de que a pauta em questão não precisa ser longa. Na verdade, para os leitores de hoje, o mais curto, geralmente, é o melhor.
No entanto, isso oferecerá o benefício do espaço, pois o autor poderá não só explorar essa problemática como também oferecer uma solução que julga ideal. O que lhe dará status de autoridade instantânea.
5. Fale em público
Falar em público pode ser assustador para muitas pessoas. No entanto, dar palestras ou participar de seminários é uma ótima maneira de se apresentar como um especialista em qualquer campo.
Não tenha medo de entrar em contato com organizadores de eventos. Se tiver a oportunidade de falar ao lado de alguém que já é bem conhecido, você terá um público de bom tamanho e oferecerá uma perspectiva diferente sobre qualquer assunto.
Aprimore suas habilidades de fala, estude a projeção de voz e observe outros palestrantes. Esteja pronto para envolver aqueles que estiverem assistindo e se afaste do modo mecânico e cansativo de tantos profissionais por aí.
Dica bônus: defina um segmento específico
Por último, mas não menos importante, escolha uma única área, afinal, para ser especialista não é necessário ter conhecimentos avançados de diferentes profissões. Portanto, defina o mais adequado para você e comece a se preparar para ser reconhecido no mercado.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais