3 dicas para eficazes para converter leads em clientes

3 dicas para eficazes para converter leads em clientes

Garantir uma boa atuação no mundo digital pode não ser uma tarefa tão simples para as empresas. Por essa razão, é importante entender quais são as dinâmicas essenciais que podem contribuir para atrair e converter um lead dentro de uma plataforma.

lead

Fazer-se presente na vida do cliente tem sido um imperativo cada vez mais importante dentro das perspectivas estratégicas das mais diferentes empresas em diversos setores de atuação.

Esse é um ponto que é sustentado desde o princípio do marketing e, até hoje, os desenvolvimentos dessa premissa acabam sendo um fator preponderante de atuação.

Entender, nesse caso, qual é a origem dessa necessidade pode dar algumas pistas para que haja uma compreensão do mundo contemporâneo dentro de todas as complexidades das ferramentas digitais.

Quando uma grande empresa de fast food, por exemplo, busca abrir uma nova loja em alguma praça de alimentação de um shopping movimentado, certamente, há uma noção de marketing bastante acentuada aí.

Isso porque não há como fugir da produção de sentimentos de atração e necessidade dentro de um mercado específico.

Nesse caso, quando um cliente está andando em uma praça de alimentação, ele, possivelmente, está com fome e pode estar procurando por algum lanche que lhe agrada naquele momento.

Esse é o momento perfeito para aquela empresa se destacar e garantir uma atração dentro de uma dinâmica de produção de desejo.

Essa, inclusive, é a grande razão que sustenta algumas publicidades de delivery dentro de inserções que correspondem ao período em que o trabalhador já voltou para casa e está pensando em preparar a janta.

Apresentar-se na hora certa pode ser a garantia de que o impacto será ainda maior do que uma comunicação que não tenha essa noção.

Além disso, quando uma empresa que vende fachada em lona com ilhós está buscando se consolidar para o seu público, certamente, ela procurará abrir uma loja dentro de um espaço movimentado.

Sendo assim, ela irá considerar grandes vias e outros pontos com um fluxo de transeuntes e motoristas que sejam bastante amplos.

Assim, há uma orientação cada vez mais elaborada para o destaque daquela empresa no dia a dia das pessoas.

Esse, também, foi um ponto bastante significativo para a produção de frequência média em mídias de ampla cobertura, como é o caso da televisão.

Tal como a contratação de um serviço de banner gráfica rápida pode passar por algumas orientações digitais, o que garantia essa dinâmica nessa época era a televisão.

Esse é um elemento importante que, via de regra, precisa ser considerado quando se fala em destaque de marca dentro de uma lógica midiática.

Não há como fugir desses imperativos quando se fala em relação aprofundada com um público de uma empresa, por exemplo.

Se a ideia é vender mais escadas de mármore preto, é preciso, antes de qualquer coisa, que o público reconheça aquela empresa dentro de suas possibilidades.

Assim, sua atração pode ser um elemento essencial para garantir uma realização de negócios.

Marketing digital: um novo patamar

O marketing digital, nesse caso, surge como um elemento de atuação essencial dentro de uma lógica de impacto empresarial dentro de um público.

Isso porque ele se baseia nas potencialidades do marketing tradicional, mas sob uma perspectiva de precisão que é peculiar ao mundo digital.

É importante dizer, no entanto, que ele não é apenas uma transposição de ferramentas offlines para o mundo online.

Na verdade, ele é um elemento novo dentro das estratégias digitais que pode ajudar a trazer algumas dinâmicas novas.

Se, porventura, uma empresa de limpeza estiver buscando sustentar uma estratégia dentro dessa lógica, ela poderá seguir alguns caminhos importantes.

Diferente da perspectiva analógica que as mídias possuem um número limitado de possibilidades, o ambiente digital traz uma infinidade de questões.

O importante, nesse caso, é entender que há uma nova dinâmica de consumo que tem ganhado cada vez mais adeptos.

Há uma facilidade bastante grande para se pesquisar a respeito de algum produto ou serviço, o que orienta uma nova postura por parte do consumidor.

Sendo assim, ele passa a ter mais autonomia de escolha e as empresas precisam orientar algumas estratégias para que ele consiga ser atraído.

Assim, uma simples pesquisa por telhados com calhas embutidas pode representar uma série de estratégias de atração.

Inbound marketing: uma estratégia de atração

Diante dessas possibilidades, algumas perspectivas passaram a fazer parte do mundo empresarial de forma cada vez mais ampla.

Esse é o caso do inbound marketing como metodologia de atração dentro de uma lógica de mercado.

Nesse caso, ele funciona como uma avaliação que o mercado fez a respeito dessa nova cultura para criar algumas possibilidades de interação com essa nova dinâmica.

Ou seja, uma empresa polimento e revitalização de pintura precisará pensar em artifícios que farão com que uma pesquisa consiga atrair um lead.

Esse elemento é importante, uma vez que o inbound tem como perspectiva central criar uma apresentação de solução em um momento de questionamento.

Por essa razão, suas realizações são cada vez mais salutares dentro do mundo corporativo de uma forma geral.

O que é um lead?

Diante de tudo isso, um elemento passa a fazer parte de forma bastante ampla da lista de objetivos do mundo empresarial: o lead.

Esse é um ponto central dentro desse ambiente, uma vez que é nele que reside toda a capacidade de conversão em clientes.

Na verdade, essa categoria tem como base um possível contratante que entrou em uma plataforma, mas ainda não teve nenhuma ação de compra.

Em termos analógicos, é como se um cliente entrasse em uma loja, mas ainda não comprou nada.

Esse é o momento em que o vendedor entra em cena para oferecer-lhe uma placa com logomarca, por exemplo.

No mundo digital, essa abordagem não é possível, mas é preciso que haja alguns elementos que consigam converter esse possível cliente.

Por que converter um cliente?

É fato que a atração de um lead para uma plataforma possui alguns custos e, por isso mesmo, a sua não conversão pode representar um gasto a mais.

Por essa razão, é preciso ter em mente algumas realizações importantes que podem nortear os porquês de uma conversão de leads.

Apontar, nesse caso, para alguns dos benefícios dessa conversão pode ser um fator essencial. São eles:

  • Aumento de vendas;
  • Fidelização;
  • Relacionamento;
  • Consolidação de marca.

Esses são elementos fundamentais que precisam ser considerados quando se fala em conversão de lead.

Dicas para converter leads

Existe uma série de possibilidades dentro do mundo digital que atuam dentro de uma lógica de conversão de leads.

Assim, se um cliente pesquisou por um guarda corpo de vidro para piscina e entrou em um site, é preciso que alguns pontos sejam levados em consideração, São eles:

Segmentar leads

Segmentar leads pode estar condicionado por alguns elementos que vão orientar a atração deles.

Sendo assim, é preciso entender a respeito de como ele chegou dentro daquela plataforma e de quais conteúdos que o atingiu.

Essa é uma forma, inclusive, de qualificar uma comunicação cada vez mais apurada dentro dessa lógica.

Funil de vendas

O funil de vendas é um elemento central para qualquer realização de conversão de leads, uma vez que ele visa considerar algumas etapas de seu processo de conversão.

Sendo assim, ele irá compartilhar essa experiência de modo que haja uma comunicação específica para cada etapa que esse cliente se encontra.

Um ponto importante, nesse caso, é a compreensão da jornada do cliente dentro dessa lógica de atuação, também.

Afinal de contas, é ela que vai dar sustentação para uma compreensão mais ampla a esse respeito.

Fundamentar métricas

Esse é um ponto essencial para qualquer estratégia de marketing dentro do ambiente digital.

Isso porque uma das peculiaridades desse meio é que ele tem uma capacidade muito grande de produzir alguns dados que podem nortear novas estratégias.

Entender como mensurar esses aspectos pode ser um elemento central dentro dessa perspectiva.

Considerações finais

O aprofundamento das dinâmicas digitais trouxe alguns imperativos essenciais para a atuação das empresas de uma forma geral. 

Um deles é, sem dúvida alguma, a necessidade de se converter um lead em cliente e isso tem dado alguns insumos estratégicos para as empresas.

É certo que o inbound marketing possui alguns aspectos essenciais dentro de uma lógica de atração de leads.

No entanto, é preciso que haja uma dinâmica de conversão para que essa atração não seja perdida.

Diante disso, uma série de possibilidades podem ser adotadas e que precisam, portanto, serem consideradas.

Atuar de forma responsável dentro do mercado digital é, sobretudo, considerar os leads dentro de todas as suas complexidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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